terça-feira, outubro 21, 2008

Blogues e pequenas cidades pequenas...

Apesar de ser instado a fazê-lo, sempre entendi que não era devedor de explicações sobre as razões que me motivaram a parar este blogue. Desde logo, porque há razões intimamente pessoais, que não são passíveis de escrutínio público; mas, mais do que isso, porque entendo que este é um espaço pessoal, de dislates e pensamentos meus, simplesmente um blogue, que vai manter-se enquanto me der prazer. E apenas até esse dia: com ou sem pausas pelo percurso.
Abro hoje uma pequena janela de informação: uma das razões que me motivou foi o cansaço. O cansaço de actualizar o blogue, a consciência que é muito complicado manter o nível que o blogue teve - e todos conhecemos grandes blogues que com o passar dos meses se tornaram patéticos -, mas, sobretudo, o cansaço de uma cidade pequena de mentes pequenas!
Eu disse há uns meses e cada vez estou mais convicto, do quão é difícil exercer cidadania numa cidade como Beja. Sou menos burro e ingénuo do que pareço: se fosse empresário e tivesse a necessidade de negociar com a CMB não tinha este blogue; como não o teria se vivesse dependente dos humores do PS ou PSD para conseguir uma promoçãozita! Porque a Ditatura de Salazar caiu para se instaurar uma Ditadura de Partidos no Império da Cunha. E, nos meios pequenos, onde todos se conhecem a todos, é complicado o acto de respirar livremente!

Gosto de ao fim da noite actualizar o blogue: dá-me gozo discutir com pessoas inteligentes como aqui, por exemplo. Umas vezes tenho razão, outras não tenho (como aqui): são coisas da vida! Gosto do prazer do debate, sem procurar impôr as minhas convicções, respeitando, quer concordando quer divergindo.
Quando se inicia o ciclo autárquico, não ignoro que alguns vão procurar neste blogue o balde do lixo da sua mesquinhez: irão ter azar! Porque não o vou tolerar!
Neste espaço fala-se de sociedade e política, discutem-se trivialidades, tenta fazer-se humor com textos parvos, pintura de quando em quando. Mas com respeito por todos. É verdade que brinco com a Radio Voz da Planície, criticando a sua linha editorial: mas nunca entrei na calúnia ou ataque pessoal, não sendo por acaso que várias pessoas ligadas à estação são leitores frequentes. Critico a parcialidade do Diário do Alentejo: é uma posição, intelectual, não pessoal. Como são conhecidas as minhas divergências com a CMB, unicamente ideológicas, não sendo movido por "dores de corno" ou quezilias pessoais: até porque, falei uma vez com o Presidente e foi muito amável e simpático e não conheço os vereadores vermelhos. Admito uma excepção: Pinto da Costa já foi aqui muito atacado: mas quem o manda ganhar 50 campeonatos em 20 anos??!!
Termino repetindo o que escrevi há três meses: no final do dia, um blogue é apenas um blogue. E hoje acrescento: só lê quem quer...

3 comentários:

  1. É isso mesmo, um blogue não passa disso mesmo, de um blog!

    É algo que nos deixa mais frágeis porque aqueles que não gostam de nós tiram dali matéria para nos atacar. Por outro lado, também se conseguem fazer boas amizades!

    É como tudo na vida, há coisas boas e há coisas más! No entanto, "blogar" para mim já se tornou um vício que neste caso nos rouba apenas algum tempo por dia em vez de fazer mal à saúde!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:02

    Quando alguém diz o que lhe vai na alma, a mais não é obrigado. Este é um provérbio popular muito antigo, mas sempre actualizado.
    PS:quando um debate tem moderador, a função deste é mesmo ...moderar.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:23

    E não é por acaso, que este é de longe o melhor blog de Beja. Por mais nervosinho que alguns fiquem!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!