segunda-feira, janeiro 26, 2009

100 razões para amar Beja - 17

Eles não têm lá grande aspecto. Mas se quisermos ser honesto e lhe perguntarmos a eles o que acham do meu aspecto quando me visto todo pipi de gravatinha e lenço no bolso exterior do casaco, quase garanto que também iriam dizer que eu não tenho lá grande aspecto!
Mas e contrariamente ao que as pessoas insistem em pensar, nós somos bem mais do que aquilo que parecemos. Eles são jovens e irreverentes – e a irreverência é provavelmente a melhor das juvenis qualidades – vestem-se com roupas que achamos esquisitas e insistem em não ficar sentados a deixar o tempo e a cidade passar por eles. Não os conheço: apenas o seu trabalho. Começaram por demonstrar preocupações sociais em dois bairros muito problemáticos da urbe, criando um amplíssimo conjunto de ateliês onde jovens de todas as idades pudessem matar os tempos de tédio. Mas nas veias corre-lhes o empreendorismo e tiveram a audácia de arriscaram fazer um festival ambiental que baptizaram de Rasta Fest, oferecendo à cidade uma feira e um ambiente diferente, uma porta para novas gentes e públicos. E de certeza que na gaveta tem novos projectos e muitas ideias. E a coragem de rasgarem o papel e passarem aos actos.
Escolhi para homenagear hoje a Associação Juvenil Arruaça, não apenas pelo seu excelente trabalho, mas pelo seu significado. Porque perceber que jovens se interessam pela sua cidade, que enfrentam o marasmo comodista, que têm a capacidade de sonhar e agir é a prova provada de que Beja tem passado e pode ter futuro. Que apesar das mil carências, ainda temos muitas virtudes e que o sonho é efectivamente aquilo que comanda a vida. Esta é uma razão para amar Beja, porquanto existindo jovens com capacidade e energia em fazer uma cidade melhor, temos motivos para dormir com esperança. Porque como eles no ensinam “e deposto os arrufos, inflamadas as bocas, imparáveis as mãos, será descortinado o sentido de simplesmente arruaçar!"

4 comentários:

  1. Anónimo00:16

    Inesperado ler isto aqui, mas mto bom! Parabens!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:54

    Muito bem pensado! PArabens!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:37

    são só 100 as razões? :)
    parabens! É bom acordar e ler algo assim =)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:06

    Sabe bem a quem muito esforço dedica para que o marasmo nao volte a ser realidade!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!