domingo, fevereiro 28, 2010

Hoje somos todos sportinguistas... (Com Adenda)


* O Benfica terá feito hoje o melhor jogo em meses. Não pelo resultado, mas pela forma como jogou, como dominou todo o jogo. O primeiro remate do Leixões à baliza foi aos 83m. E perderam-se golos incríveis e erros de arbitragem! E já são 93 golos!
Ainda falta muitíssimo e o mês de Março pode decidir tudo! Mas mais do que nunca há razões para acreditar...


Adenda: Hoje o Sporting a jogar, até parecia o Benfica. Foram lindosssssssssss

sábado, fevereiro 27, 2010

Mau tempo - Alerta Amarelo em todo o País

Vi agora num especial notícias que a Protecção Civil aconselha a não sair de casa. Como está o tempo na sua zona? Está assim tão mau ou estamos a exagerar?!

Coisas de sexta à noite...

Todos nós temos taras e manias. Tipo Marco Paulo. As mais divertidas são obviamente as inconfessáveis, aquelas que nos fazem corar de vergonha e/ou alegria. Bem sei que as minhas perversas leitoras gostavam que plantasse aqui as outras, mas devido ao vento forte, vou cingir-me a taras quase públicas. Como uma excepcional açorda de sável degustada com a cortesia do Frango à Guia que estava absolutamente soberba. De comer a chorar! E depois uma sessão de Brothers and Sisters, de longe a melhor série a passar na TV portuguesa!

Hoje é dia...

Quando pensei o post.. nem imaginam qual a foto que ia colocar! Mas.. faltaram-me os tins tins!!!

Frango com whisky

Ingredientes:
- 1 garrafa de whisky (do bom, claro!)
- 1 frango de aproximadamente 2 kg
- sal, pimenta e ervas de cheiro a gosto
- 150 ml de azeite virgem
- nozes moídas q.b.

Modo de preparar:
- pegue no frango *
- beba um copo de whisky *
- envolva o frango com sal, pimenta e as ervas
- barre com azeite *
- beba outro copo de whisky *
- pré-aqueça o forno aproximadamente 10 minutos *
- sirva-se de uma boa dose (caprichada) de whisky enquanto aguarda. *
- use as nozes moídas como aperitivo
- coloque o frango numa assadeira grande. *
- sirva-se de mais duas doses de whisky. *

- Axuste o terbostato na marca 3 , e debois de uns vinte binutos, ponha a assassinar. - digu: assar a ave. *
- Beba outra dose de whisky *
- Debois de beia hora, formar a abaertura e gontrolar a assadura do bicho.
- Tentar zentar na gadeira. *
- Sirva-se de uoooooooootra dose generosa de whisky. *
- Cozer(?), costurar(?), cozinhar, sei lá, voda-se o vrango.

- Deixáááár o filho da buta do pato no vorno por umas 4 horas.
- Tentar retirar o vrango do vorno. Num vai guemar a mão, dasss! *
- Mandar mais uma boa dose de whisky p'ra dentro . De si, é claro. *
- Tentar novamente tirar o sacana do gansu do vorno, porque na primeira
teenndadiiiva dããão deeeeuuuuuu.

- Begar o vrango que gaiu no jão e enjugar o marréko com o bano de jão e
cologá-lo numa pandeja ou qualquer outra borra, bois avinal você nem
gosssssssssta muito desse adimal mesmo.

- 'Tá Bronto.

(por mail)



sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Verdadeiro Serviço Público

Foi-me solicitado o pedido infra, para o qual não se requer os doutos requisitos supra! Basicamente a coisa é assim: precisa-se com urgência de uma enfermeira, in casu, para realizar um estágio profissional com perspectivas de contrato posterior, para fazer as coisas que as enfermeiras fazem quando estão a trabalhar, sendo que o trabalho é em Beja. Paga-se salário e essas coisas todas!
Eu sei que desconfia, mas tem a minha palavra que a proposta é séria - não tem de se despir nem nada parecido -. Para mais informações informe-se ou mande-me mail para ireflexoes@gmail.com.

Piadinhas de Inverno...

O tempo está de chuva porque o Sócrates quis acabar com o Sol.

Ajoelhem-se e rezem...

Sinceramente não tenho opinião formada sobre isso! Se o dinheiro ganho era para obras sociais e fazia desconto a feias, acho que devemos considerar caridade! E, piadas fáceis à parte, pelo menos não imitou muitos colegas e afastou-se das crianças!

Sodomizados, já!

Isto é a pêga da vergonha! Mas felizmente que ainda existem guardiões do templo para denunciar o descaramento! Já não bastava o Presidente ir a Londres - ainda por cima em trabalho num sinistro projecto com nome de código EVUE - como, soube mesmo agora, um dos Vereadores tem a mania de defecar nas casas de banho da Câmara, em horário de serviço, utilizando papel higiénico camarário, para fins privados!
Corram já com essa gente e que urgentemente regressem os puros, impolutos e competentes!

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Quando é verdade, é verdade!

Tinha receio do horário deste semestre: mas enganei-me! Gostei muito de estar enganado!

Porque ser idiota não é intrinseco da portugalidade

Desafio o leitor a comentar a foto, antes de ver o que se trata! Digo-lhe apenas que faz parte de uma campanha de prevenção: pergunto! O que pensa a olhar para esta foto? Qual a imagem que se pretende passar? Aceita o desafio?

Adenda: não tem nada a ver com coisa nenhuma, mas há musica nova. Jorge Palma, Tudo por um Beijo, banda sonora do novo filme português. Confesso que ainda não vi! Podem chamar-me puritano, mas faz-me alguma confusão pagar para ver um filme em que a Soraia Chaves não se despe!

Animatu - III (agora sim a minha opinião!)

Faz parte da essência de ser português, característica da portugalidade o absurdo saudosismo por coisas que nunca valorizámos, sentir uma tremenda falta de coisas e pessoas a quem nunca demos a devida importância!

O intróito ilustra uma animada discussão que animou o final de semana, tendo por cerne a não realização do Animatu no presente ano, motivado pelo facto de Organização ter, legitimamente, decidido ser insusceptível realizar o festival com os actuais apoios! As vozes do costume berraram que a culpa era do actual executivo camarário, não obstante a autarquia ter oferecido o mesmo apoio que no ano transacto e estar a trabalhar com a Organização para o regresso do evento no próximo ano.

Quando fui convidado a ponderar quais os eventos mais importantes para a cidade, não considerei o Animatu! Por ventura por defeito e ignorância minha e não obstante o profundo respeito do empreendedorismo de quem o organiza entendi, bem ou mal, que não era crucial: embora, sempre que a cidade perde um evento, fica mais pobre.

Tenho dois critérios fundamentais para aquilatar a importância de um festival ou evento: por um lado, se tem a capacidade para dinamizar o nome da cidade ou os seus produtos ou, por outro lado, se é susceptível de carrilar para a cidade um significativo número de pessoas, de forma a espevitar a economia regional!

Na minha opinião, que obviamente admite contraditório, o Animatu, com as actuais características, não responde afirmativamente a nenhuma das questões! Não por demérito ou falta de entrega de quem tem a ousadia de o organizar, mas muito provavelmente porque os apoios granjeados não permitiram ao certame ter a projecção que admito possa merecer!

Informalmente fui informado que o actual executivo acarinha o projecto e quer lutar pela sua continuidade: uma opção respeitável, como me parece respeitável o contrário!

Pessoalmente iria propor que o festival fosse bianual, porquanto seria mais simples reunir apoios de dois em dois anos, permitindo uma mais cuidada organização e uma maior interacção com a cidade, mormente com o IPBeja e o excepcional trabalho na Banda Desenhada, oferecendo uma projecção maior à Animatu. Posso estar enganado, mas defendi e defendo que é preferível menos eventos e de maior qualidade, do que inventar uma infindável quantidade de iniciativas que sucedem e passam ao lado dos bejenses!

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Animatu - II

Claro que no post que ontem escrevi sobre o tema - em resposta a inquietações de quem pedia a minha opinião - podia ter deixado link para este outro post, escrito há dois anos, quando Francisco Santos era ainda Presidente! Se repararem o texto é exactamente o mesmo, embora neste caso, fui obrigado a juntar um * porque o empenho da organização merecia esta ressalva!
Claro que eu podia ter dito logo isto e não ter gozado com os do costume. Podia. Mas não era a mesma coisa!*

* quero escrever um texto sobre o Festival, com a minha opinião, respondendo a alguns contributos lúcidos para a discussão!

Coisas que até podiam ter interesse mas infelizmente não têm..

Esta tarde estava apressado para ir à Missa das Cinco e fui obrigado a tomar café em casa da mamã. Deram-me um café maravilha com sabor a caramelo! Vamos perceber uma coisa: se um gajo quer um caramelo, come um caramelo! Mas o que a malta quer mesmo é um café! E se a malta quer beber a porcaria de um café, qual o interesse daquilo não saber a café, mas, teoricamente, ter sabor a caramelo, que até me parecia caril?!
São estas coisas importantes que me indignam! Aliás, sendo honesto, a minha embirração maior é com os preservativos com sabor! O que é que passa pela cabeça de um gajo que inventa preservativos a saber a morango?!! Entendam uma coisa: se uma gaja quer ter na boca uma coisa grande com sabor a morango, compra pastilhas!!!

Pordata

António Barreto é uma daquelas pessoas que nos faz orgulho em ser português. Esta base de dados inaugurada hoje é um excepcional reportório para entender a portugalidade!
Consulte e abuse: parece excepcional!

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Coisas assim tipo que nem sei muito bem

Ontem comprei um novo Moleskine: porque há momentos em que é importante começar a escrever do início...

A entrevista do Primeiro

Goste-se ou não, Sócrates é muito forte em entrevistas! E ontem passou a dura prova de ser entrevistado por Miguel Sousa Tavares. Não aprecio o estilo de repetir o argumento ad nauseum mas reconheço que é eficaz!
Na política - como por vezes na vida - a sorte é crucial e o PM ontem pareceu ressuscitar da letargia onde se tinha enfiado há uns meses. Os portugueses têm memória de peixe e dão pouco valor à ética - só isso explica as vitórias de Isaltinos e Felgueiras - como não valorizam utilizações públicas para campanhas partidárias - alguém aqui em Beja ainda se lembra dos cartazes da CDU feitos na CMBeja? -.
Há uma semana atrás parecia evidente que Sócrates não chegaria ao Verão; mas a tolice de Mário Crespo em ir para a AR com aquela t-shirt ridícula - eu gosto muito de MC e tenho pena que não tenha tido um amigo que o tivesse ordenado para ter juízo - e a tragédia da Madeira, que fazem esquecer o resto e permitem que o PM surja como estadista, deram-lhe um fôlego que parecia não ter.
Mas isso não resolve os graves problemas do País. Pelo que seria uma excelente ideia o PM aproveitar esta nova oportunidade para fazer uma coisa diferente, daquela que fez nos ultimos três anos. Bem sei que é uma ideia ousada, mas, que tal, para variar um pouco, o PM começar mesmo a governar? O País agradece...

Animatu - I


Segundo li este fim de semana, a Organização do Animatu decidiu não realizar a edição de 2010. Nos blogues CDU critica-se a actual CMBeja por este facto. Desconheço qual o papel da edilidade na suspensão do festival, porquanto, inexistindo orçamento, não é possível saber se a iniciativa iria ser ou não apoiada e em que condições.
Com os dados disponíveis, pergunto, porque perguntar não ofende: Honestamente, para fazer um festival é mesmo necessário que haja dinheiros municipais? Será que nada se pode fazer neste País sem implorar ao Estado que pague a festa?
Da mesma forma que crítico a Câmara quando merece, não me dói a alma defende-la! Este motivo para o cancelamento, tem cheiro a desculpa esfarrapada!*

* sendo que não se deve inferir destas palavras, uma crítica a quem teve a ousadia e a coragem de criar o festival, dando muito de si, em termos financeiros e pessoais: para estes o meu respeito!

Conselho de Opinião

O Conselho de Opinião de hoje vai debater as obras no Liceu que nunca mais acabam e cuja direcção diz desconhecer! Apesar de ser minha convicção de que a reforma do parque escolar ter sido a única medida de combate à crise que fez sentido, o processo suscita-me questões que me apetece dissecar. Mas curiosamente o programa é na mesma hora do Benfica e o mano velho convidou-me a ir ver. Uma decisão quase difícil...

domingo, fevereiro 21, 2010

Coisas sem interesse quase nenhum...

Abrir a caixa de correio do blogue e ter cem comentário do melga do Descarte a encher-me o Viagra de Spam, deixa-me em estado Prozac! Assim uma espécie de prisão de ventre mas ao contrário!

Porto - Braga

Segundo o Google o Senhor da foto (sim, tem...) é adepto do Braga e quem sou eu para desmentir o Senhor Google! Mas não era sobre o Senhor da foto (sim, é mesmo um gajo!) que quero conversar consigo! É mesmo sobre o jogo desta noite! E apesar das aparências, ainda não é hoje que vou torcer pelo FCPorto! Respeito muito o Braga, mas benfiquistamente quero que hoje ganhe!

A tempo: é uma vergonha o facto do Hulk ainda não estar a jogar ou, pelo menos, saber-se qual o seu castigo! É absolutamente inadmissível e envergonha o futebol português!

Adenda antes de tempo: quando o post foi escrito, ainda o Hulk não tinha apanhado 4 meses. Se entendo ser positivo haver finalmente um decisão, à primeira vista parece-me um exagero! E quem nunca teve vontade de esmurrar um segurança que atire a primeira pedra...

sábado, fevereiro 20, 2010

Hoje sou madeirense...

Obviamente por isto!

Euromilhões - II

Acho que jogar o Euromilhões uma das mais belas características do ser humano, a prova provada que o Homem foi moldado para contornar as adversidades da vida! Bem sei que a afirmação pode parecer pueril ou audaciosa, mas estou absolutamente convicto que apostar dois euros neste jogo é uma metáfora para os mais nobres sentimentos do ser humano, a intrínseca capacidade dos Homens de nunca abdicarem dos seus sonhos, de terem a ousadia de teimar em acreditar que um dia a vida pode ser mais simples, mais fácil, com mais e melhores opções para si e para os que ama!
Colocar os números, fechar os olhos a acreditar que aquela é a chave para uma nova vida, o facto de jogar por si só, aqueles instantes em que se acredita que vai acontecer, são os momentos especiais que dão valor ao quotidiano! Confesso, que sempre que vejo alguém a entrar numa papelaria para jogar, sorriu e recordo aquele momento mágico, aquele único instante, antes do primeiro beijo entre dois enamorados! Porque também é único, mas pode repetir-se para sempre...

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Os 16 "magníficos" ...

Confesso que nada sei do processo dos 16 estagiários da CMBeja. Primeiro li que tinham sido corridos pelo actual executivo, veio um sindicato daqueles mesmoooo independentes falar em perseguições políticas, posteriormente soube-se que os estágios tinham sido suspensos pelo Instituto de Emprego (deve ter outro nome) por trapalhadas burocráticas ou coisas similares e agora parece que a coisa está ainda em stand by!
Não faço ideia quem são os 16, não faço ideia como foram escolhidos - espero que por critérios diferentes do tal concurso maravilha para desempregados que afinal era para empregados, desde que reunissem as condições do costume -, desconheço em absoluto quais as suas habilitações ou os serviços onde se integraram (excepto um que estava no GIRP, porquanto 15 pessoas não chegavam!).
Nunca tinha falado neste tema, porque não o conheço e, apesar de solidário com o drama dos jovens que esperam, não acho que seja determinante! Mas perguntaram-me o que faria se tivesse responsabilidades na matéria! E a resposta é simples: reunia com os visados, analisava se realmente fazem falta e quais os critérios de escolha e procurava desbloquear a solução! Mas aconselhava-os também a serem sérios: não faço ideia se são movidos por razões políticas, mas sem a menor dúvida que se estão a deixar usar, que estão a permitirem serem manipulados! E com toda a frontalidade: esses não fazem falta, porque já há demasiados!

Coisas com piada

O Editorial do Diário do Alentejo fala de liberdade de expressão e independência!

House - Temporada seis

Absolutamente fantástico!

Euromilhões - I

Acho que jogar no Euromilhões o ponto mais decrépito que um cidadão pode atingir! O que leva alguém a entrar numa papelaria e dar dois euros por cinco números e duas estrelas? Que desespero o move? A total incapacidade por lutar pelos seus objectivos, o reconhecimento de que a sua vida é estéril e sem sentido, que depende da sorte para poder sonhar?
Estou absolutamente convencido que o sentimento de quem vai jogar no Euromilhões é o mesmo que sente uma mulher que se vê forçada a ir para uma estrada prostituir-se pela primeira vez: a mesma sensação nauseabunda de pensar, se não der para ganhar algum dinheiro, que tenha a sorte de ser atropelada por um camião que me retire deste sofrimento!
Estes jogos representam o pior desta sociedade narcisista e hedonista, em que os princípios morais e a integridade se medem em euros, onde o único valor que parece realmente contar é o dinheiro!

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Viagra e Prozac não recomenda propriamente...

Pode não parecer mas por detrás deste coração frígido há um músculo triste e suspirante, que chora quando os anónimos são maus e outras igualmente terríveis assim do género! E sim, é com vergonha que confesso, que gosto de ver aqueles filmes parvos do tipo comédias românticas, mesmo quando um tipo chega ao fim sem conseguir esboçar uma única gargalhada ou sequer um riso de gaja grávida!
Sim, meu bom leitor e assanhada leitora: eu sou aprecio filmes tipo Notting Hill ou Love Actually, pelas doutas razões aqui expostas!
Sobre o supra citado filme - por acaso não citei, mas dá para ver o título na foto - o cartaz era realmente impressionante, o que faria pensar que algo de bom podia acontecer! Não é que o filme seja mau: é bem mais agradável do que uma prisão de ventre, mas, podia ser melhor!
Numa tarde ou noite parva de chuva não é uma das piores ideias possíveis: tenta imitar o estilo do Amor Acontece, mas sem o mesmo brilhantismo, sem o humor inglês: mas, sejamos honestos, umas mamas de silicone não deixam de ser mamas, pelo que, à falta de melhor, o filme é entretido!

Fernando Nobre à Presidência

O PS é um partido que se excita com a flagelação! Depois do sapo Alegre andar por aí, a ultima vingança do Cardeal foi ir arranjar um candidato, in casu, Fernando Nobre, que amanhã vai ser o terceiro candidato a Belém, para facilitar a vida ao candidato do centro-direita! (claro que Cavaco é candidato)!
Por ignorância minha - e repito, por ignorância minha - desconheço o pensamento político do supra citado! Mas tenho um profundíssimo respeito pelo seu CV, pela sua inigualável entrega aos outros, fazendo dele um dos mais ilustres portugueses da actualidade! Mais. Fernando Nobre vem de fora dos partidos o que, para quem há muito se enoja da partidocracia vigente, um candidato realmente independente - não falsos independentes!!! - é algo que quero saudar e aplaudir! Ainda é cedo, mas... e mesmo sendo de esquerda, tem características que valorizo muitíssimo!

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Desculpem interromper...

... mas na cama com um tal de Boga a discutir Mark não pode passar sem referência!

Isto devia ter título, mas não consigo dar título a isto...

Por razões que não estou disponível para partilhar, a senhora minha maezinha emprestou-me a Wii!* Agora imaginem a cena: aqui o euzinho, em plena sala a jogar ténis, aos pulos feito parvo a suar como um suíno. Giro giro, vai ser quando chegar o calor e eu comece a jogar todo nuinho! Agora a sério: consegues imaginar a cena?!

* as razões até são óptimas, mas quem me dá almoço é a mamã, não os leitores!

terça-feira, fevereiro 16, 2010

Delicia de Almoço...

Comi tanto tanto tanto.. que me sinto um militante do Bloco de Esquerda!

Viagra e Prozac recomenda...

... o mais recente filme de Woody Allen (em português, "tudo pode dar certo", penso eu de quê!). Sou suspeito: cada um de nós carrega os seus traumas e preconceitos, as suas taras e manias (gostaram do momento MP?) e eu sou absolutamente fascinado por Woody Allen, que, é não apenas um excepcional realizador como o melhor filósofo da segunda metade do século XX.
Na sua nova obra não apenas constrói à sua imagem uma excepcional personagem - não me recordo de um melhor misantropo, que faz de House um homem simpático e cordial - como de forma mordaz medita sobre a sociedade do início deste século! Talvez escusado o estereotipo da loira burra, combina humor com inteligência e humor inteligente!
Depois de uma década estragada, Allen regressa no seu melhor: depois de Match Point - que se fuckam os críticos, eu adorei! -, mostrou-nos Barcelona e, em boa hora, regressa à sua Nova Iorque! E não há New York como a de Woody Allen!

Vitor Constância no BCE

Prometo não ficar espantado se o Benfica despedir o Jorge Jesus e for ao Sporting contratar o Carvalhal!

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Expulsem-me..

O meu sonho é um dia ser expulso!

E o Carnaval também é...

... um gajo chegar ao emprego cheio de trabalho para fazer e ter o emprego fechado!

Adenda: Tinha falado nisto aqui. Peço desculpa, mas não tinha outra hipótese! Tentar uma semana!

Uma experiência socialista (comunista)

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira.

Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e 'justo. '

O professor então disse, "Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas."

Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam 'justas. ' Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...

Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um resultado, a segunda média das provas foi "D".

Ninguém gostou.

Depois da terceira prova, a média geral foi um "F".

As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram o ano... Para sua total surpresa.

O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes.

Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado.

"Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós.

Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."