terça-feira, maio 01, 2007

OviTony ou BejaCarreira


As fotos foram tiradas aqui com o telemóvel do gajo!!! Coisa Linda!!!
Eu estive lá! E confesso que o "fenómeno" me deixou esmagado. Conheço a Ovibeja desde há muito; na minha doce adolescência fui lá feliz muitas vezes (mesmo mais que uma vez por noite!)

Neste mais de duas décadas passaram por a feira centenas de artistas: mas, como ontem, nunca vi a feira.
Sem hipocrisias, não aprecio o estilo e sou daqueles que honestamente não conheço as músicas. Mas rendo-me às evidências: o gajo é bom! É preciso talento, esforço, dedicação e capacidade para mover milhares de pessoas. Pessoas que não apreciam ou gostam do artista, pessoas que o veneram.
Comentava comigo o meu querido Florival Baioa que só tem memória de um histerismo assim com António Calvário; sou demasiado novo para concordar ou refutar, mas a verdade é que não tenho memória de algo semelhante em Portugal.
Em bem sei que hoje é de "bom tom" ser elitista e afirmar que o povo é parolo. Mas o que ontem vi foram pessoas felizes, que choraram e riram, que fizeram prova plena que a felicidade está muitas vezes nos pequenos prazeres! Se a Ovibeja de quando em quando peca por ser uma feira de vaidades, ontem foi uma noites de gente feliz com lágrimas!
E termino! Sem uma palavra de ironia!
Obrigado, Tony Carreira!

PS - Sim, o marcador diz cultura, porque aquilo, também é cultura!

21 comentários:

  1. Anónimo16:32

    Apanhaste com alguns fumos no ar não?!

    ResponderEliminar
  2. O povo é parolo, é verdade, mas "não tem culpa"; não tem o gosto educado, não tem formação, é massacrado de manhã à noite com a ditadura da novela, do telelixo, da cultura pimba (que pouco ou nada tem de popular),estereotipada em fórmulas básicas e de sucesso impressivo garantido.
    Esse "artista" e a histeria que convoca, e onde também alinham pessoas como V. Exa, é uma boa demonstração da "sul-americanização" do país e do nosso afundamento no mau-gosto e na pirosice.
    Como o país mudou para pior!...
    Na passada 2ª-feira gravei da RTP 2, o último concerto de José Afonso no Coliseu. O povo e a elite cultural misturada numa celebração envolvente do nosso maior génio musical, juntamente com António Variações (ao que se deve somar também a voz de Amália, a guitarra de Carlos Paredes, as letras de Ary dos Santos e o contemporâneo Rodrigo Leão).
    O efeito de contraste com a mediocridade de Tony Carreira, que embrulha letras da revista "Maria" com uma orquestração elementar, mas competente, é de nos provocar pesadelos!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:22

    Extremo, já existe solução para o teu problema, chama-se VIAGRA!
    Opá vai dar uma valente foda e depois volta!

    ResponderEliminar
  4. @anónimo,
    Já há muito que existe uma solução para o teu problema, chama-se: LOBOTOMIA

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:01

    Mas, este 'Extremo' está sempre na base do contra!Fogo que 'fêtio'!Ainda não li aqui nada, em que dissesse bem de alguma coisa...Se o 'moço' anda assim tão contrariado com o povo, os politicos, a economia,a cultura e tudo o mais, porque é que não se 'translada' de país...Sei lá, para Cuba,China ou...o Pólo Norte!!Chiça...

    ResponderEliminar
  6. um beijo também para ti, anónimo!

    ResponderEliminar
  7. @hpalma - cheiros no ar, só mesmo a grelo doido;
    @extremo - de onde retirou a ideia que eu contribui para alimentar a histeria?

    ResponderEliminar
  8. Dessa confusão me safei, fugi pelos lados da Rua Julião Quintinha....

    ResponderEliminar
  9. AIAIAI!!!!
    TONY CARREIRA!!!

    BEM QUE SEJAM FELIZES A OUVI-LO.

    HAPPY MONDAYS

    ResponderEliminar
  10. Ah, V. Exa limitou-se a passar por lá para tirar umas fotos...
    Não ficou deprimido?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:36

    Eu fui ao concerto do Tony! E pulei, cantei e dancei!! E quê? Sou pirosa, sou medíocre? Não faz mal, porque acima de tudo sou feliz!!
    E tu extremo, o que és tu?

    ResponderEliminar
  12. @extremo - não assisti ao Concerto, porque, estranhamente, não aprecio o estilo. Mas estive por lá, não tive medo de me aproximar para tirar as fotos e tentar perceber o ambiente!
    Sinceramente estar na feira segunda não me fez sentir intelectualmente diminuído ou ter receio de ser qualificado de "um ganda pimba!"
    Sabe ... é uma mania que tenho: não obrigar os outros a pensar como eu ou a gostar do que eu gosto!

    ResponderEliminar
  13. @ anónima,
    Não invejo a tua felicidade. E sim, talvez sejas pirosa. Eu sou um gajo que acha que quem pula, dança e canta ao som dessa aberração que é o Tony Carreira, ou é piroso ou medíocre ou apanhou uma valente camada e não sabe o que faz.

    @h,
    Devia saber que nada nem ninguém obriga quem quer que seja a pensar da mesma forma. O pensamento é inviolável, o último reduto da liberdade. O que existe são pessoas (padres, professores, políticos, publicitários, etc.) que se esforçam ou por "sugerir" a melhor forma de pensar (mostrando subtilmente que a sua é a melhor, mesmo mostrando outras) ou por "auto-decretar" que a verdade só tem um sentido.
    Eu limito-me a expressar a minha opinião e a rebater a dos outros. Não é o V. Exa faz? E cada um que ajuize por si.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo14:54

    a mim parece-me que o sr.extremo por detras dessa agressividade contra a musica popular portuguesa no fundoooo sente alguma simpatia por esta, mas como é intelectualmente vergonhoso admirar este estilo musical esconde-se por detrás do mal dizer!Meu amigo também aprecio muitooo rodrigo leão, adoro Fado, poesias cantadas...etc etc etc e não é por isso que tento humilhar as pessoas que apreciam outros estilos musicais, e para ser sincera as musicas do tony fazem-me sorrir, como outros tantos estilos musicais...creio que o importante é, as pessoas ouvirem aquilo que as faz feliz e que se sintam bem com elas proprias...o contrario de sí pois uma pessoa quando está bem com as suas opções não vem mal dizer as opçoes dos outros...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:10

    Apoiado!

    ResponderEliminar
  16. Vocês dão troco ao extremo? Eu ainda lhe dei corda, mas agora até que lhe acho piada. E assim faço-lhe esse favor, pois ele anda aqui só para se rir. (conhecem a história do gato e coiso escondido e o rabo de fora?).

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:15

    Por falar em coiso escondido e rabo de fora. Com a excitação do espectáculo do Tony e a prosa do extremo perdi o pito. Foi alí para os lados das casas de banho. Ou talvez nos restaurantes. Se calhar no pavilhão dos animais. Não sei! Se o encontrarem devolvam. Farão muitos gajos felizes, acreditem.

    ResponderEliminar
  18. @extremo - respeitar os gostos dos outros é apelidar quem gosta de Tony Carreira de piroso, medrioce ou alcoolizado?

    ResponderEliminar
  19. Anónimo23:16

    Eu admito k gostei do concerto....podem msm apelidar-me do k kizerem m gostos são gostos e esses n s discutem....foi uma noite mt bem passada e xeia d gente lol...

    p.s: ao h so digo guarde o dinheiro e fale aos pobres...p a prox veja la s fala kd passar por mim lol...bj

    k

    ResponderEliminar
  20. @ pitinha - obviamente que não a vi! até queria tirar foto ao famoso cartaz!!! eehehe

    ResponderEliminar
  21. Anónimo01:05

    h o kartaz smp n existiu....lol

    k

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!