sábado, setembro 08, 2007

Porque é que eu não acredito que a mãe matou a Maddie

Sim, eu ainda não acredito que a Senhora McCann matou a filha, mesmo que acidentalmente! Nunca estive do lado daqueles que quiseram fazer heróis, um casal que teve um comportamento displicente e negligente com três filhos menores, como abominei ver energúmenos que passam horas a olhar para um prédio, na expectativa de poder assobiar uma mulher.
Não vou usar argumentos demagógicos, daqueles que enternecem o coração: a realidade já nos provou que há pais que matam filhos, que há pais que matam um filho e têm a frieza cruel de fazer desaparecer as provas! E o cadáver! Gostemos ou não, mas a pura verdade é que alguns filhos têm um privilégio de receber amor e carinho, como há crianças que, em sentido literal, são filhos da puta ou de cabrões! Mas também não aceito outro tipo de demagogia surda, abjecta, quando sub-repticiamente se torna pública a intimidade do casal, alegadamente swing, para procurar diabolizar os que muitos quiseram pintar com cores de anjos.
A razão que me faz acreditar na inocência dos pais McCann é o facto de acreditar na competência da Policia Judiciária! Provar-se que os pais são os homicidas é a prova provada da ineficácia da PJ!
Que fique claro: não me refiro aos agentes no terreno; desses sempre “pressenti” um sentimento bem diferente do que demonstrado por quem comandou esta investigação!
Nem me vou pronunciar sobre a forma patética e desastrada como a PJ tem lidado com os media! O que me faz acreditar nos McCann, para não desacreditar da capacidade da PJ, são as profundas incongruências. Não é preciso ser investigador policial, para saber o óbvio: num caso deste tipo, os pais são os primeiros e principais suspeitos! Se, como se “sussurra”, logo nos primeiros depoimentos, os pais McCann mentiram e esconderam factos, porque esperar 127 dias até serem constituídos arguidos? Porque a pressa a falar em rapto de natureza sexual? Porque não foi mais exaustiva a inspecção ao quarto? Como foi possível “libertar” o quarto um mês depois? Qual a razão do Murat ter sido arguido? Confirma-se ou não que os cães também ladraram neste quintal? Foi mesmo necessário enviar para Inglaterra as análises ao sangue? E, uma questão: como os pais fizeram desaparecer o corpo naquela tarde/noite, num pais que não conhecem e a PJ não consegui nestes meses encontrar nas dezenas de depoimentos um lapso temporal sem justificação, que permitisse fazer desaparecer o corpo?

Se os McCann mataram a filha, a investigação PJ foi lamentável! E isso deve preocupar-nos profundamente!
Nas últimas semanas o crime violento organizado invadiu o país! Não procurem nestas palavras qualquer simpatia pelas declarações tontas do PSD, que entende que por meia dúzia de barrigudos não terem dando umas cachaporradas nos tipos da Verde Eufémia, o País ficou inseguro! Não! A criminalidade violenta é uma inevitabilidade das sociedades modernas! A questão a fazer-se é: Portugal está preparado para lutar contra a criminalidade violenta?
Se os McCann são culpados, então as polícias portuguesas não estão preparadas! E, é por tudo isto, que eu quero acreditar que os pais de Maddie não mataram a filha!

8 comentários:

  1. Anónimo09:38

    Se há assunto que nunca vou discutir contigo é este. Termina com violência física e verbal, de certeza absoluta.
    :)

    ResponderEliminar
  2. As polícias portuguesas, ou melhor, a PJ, está preparada para investigar, e bem (é considerada, inclusivé por congéneres estrangeiras, uma das melhores), não está é preparada para a comunicação, para lidar com os abutres.
    E há-de concordar que aquele casal de McCromos são um belo par de jarras!...

    ResponderEliminar
  3. @mad - não sou violento. Sei o que pensas e já reconheci q o assumiste desde há muito. Respeito isso! Mas ... ainda há demasiadas perguntas por responder!

    ResponderEliminar
  4. @maria - A PJ era considerada uma das melhores policias da Europa! Será que depois de anos de sub-investimento, de uma nova política de recrutamento, da confusão de poderes entre a PJ e o MP, a PJ ainda é uma das melhores polícias da Europa? O post é sobre isso...

    ResponderEliminar
  5. h
    Do que conheço, razoavelmente bem, ainda vai sendo uma boa polícia (por quanto tempo mais? não sei...), muito à conta de uns "carolas" que por lá se mantêm e empenhados em fazer o seu trabalho. Mas tenho que reconhecer que os seus reparos são pertinentes embora, quanto à confusão de poderes com o MP, me pareça que às vezes (senão sempre)é mais uma "luta de galos" pelo poleiro, do que confusão de poderes.
    De resto, da forma como o poder é entendido, e exercido, neste pobre país, há alguma instituição que resista?...

    ResponderEliminar
  6. Não sei se os pais mataram acidentalmente a filha, se a PJ é incompetente se os pais sabem quem matou e por medo fazem este teatro, não sei e estou confusa.
    Há muito que não ligava a televisão, ontem cheguei a casa por volta das 20h e lá ouvi um pouco das notícias: deprimente!!
    mas há uma coisa que eu não suporto, como portuguesa e porque é coisa de "limitada" não suporto aquele bando de ingleses a passarem atestados de estupidez aos portugueses, para isso estamos cá nós...
    bom fim de semana
    Pode ser que quando volte a ligar a TV a novela já tenha acabado

    ResponderEliminar
  7. cada um de nós terá a sua opinião, teoria ou apenas intuição sobre este caso, eu sempre me preocupei mais com uma outra questão e que passa pela informação que os meus filhos têm assimilado acerca deste assunto, acabei de assistir a uma entrevista a uma sra. Ana Vasconcelos (na sic) que acabou de dar razão ao meu mal-estar enquanto mãe de explicar a informação que os media transmitem, sermos nós próprios, não incriminar quem ainda não se provou ser culpado e acima de tudo relativizar este "circo" mostrando desta forma que estarmos atentos é uma coisa, sermos "obrigados" a tirar ilações a cada noticiário que passa nem pensar. gostei de ouvir a sra. falar, podem chamar-me galinha mas concordo plenamente com ela quando diz que esta é uma prova de fogo enquanto pais e educadores de crianças ainda pequenas.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo04:52

    Pobre Maddie...os pais são os primeiros culpados pelo comportamento negligente...Fico arrepiasa sempre que pensoe m 3 crianças deixadas entregues a si mesmas...quanto á policia, deixem-na trabalhar, estou certa que farão o melhor...Quanto à imprensa seria melhor pararem um bocadinho e noticiarem o que for relamente importante..estou cheia de notícias repetitivas e de ver os pais de maddie em tudo quanto é jornal, noticiários e até imprensa cor de rosa...Basta!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!