sábado, novembro 24, 2007

Keith haring, "Self Portrait with Juan"

Keith Haring - 1958/1990 (1988)

Nem todas as pessoas admiram o trabalho de Keith Haring. A Pop Art, é provavelmente dos estilos mais incompreendidos da história da arte, pela suprema dificuldade de interpretar a critica irónica a uma sociedade cada vez mais consumista. O apego à verdade, obriga a reconhecer que a incompreensão de Pop Art encontra alguma justificação, no paradoxo de em dado momento se tornado naquilo que procurou criticar.
Cedemos à tentação de expor Andy Warhol, por entende que esta semana se justificava a alusão à vida de Haring.
Escolhemos o “Self Portrait with Juan", uma obra profundamente provocatória, mas que está longe de ser uma das mais conhecidas do artista; fizemo-lo, por ter sido pintada no ano em que lhe foi diagnostica SIDA, doença cujas complicações lhe roubaram a vida.
Nessa altura, no fim da década de 80 a obra de Haring ganhou um novo cariz activista, tornando-se Haring num ícone na luta contra esta enfermidade.
O quadro que hoje apresentamos é auto-biográfico, sendo umas das muitas obras homo-eróticas do artista, que desde sempre assumiu descomplexadamente as suas tendências sexuais, ousando abordar nas suas telas e graffitis uma temática, ainda audaz naquela época.
Fisicamente faleceu aos 31 anos, mas a sua imensa obra reservou-lhe um lugar no palco da eternidade, onde continua a pintar a cultura nova-iorquina, com as suas cores fortes, risco rígido e temáticas controversas!

2 comentários:

  1. estilo imcompreendido da história da arte... mas creio que bem compreendido por muitos loucos!!

    ResponderEliminar
  2. babe - é preciso um, para compreender outro...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!