sexta-feira, novembro 30, 2007

Que se passa com o Beja Digital?

Quando numa manhã por semana faço estas crónicas, visto as roupas de comentador e ofereço a minha opinião sobre um qualquer tema que merece protagonismo.
Não entendo que o meu papel, seja investigar, reunir documentação, levantar o farol da verdade ou da razão. Limito-me a comentar um qualquer evento ou acontecimento, que seja notícia! Ou, como no caso de hoje, algo que teimosamente não seja noticia.
Faço parte do imenso lote de bejenses, que tem imensa curiosidade por saber mais sobre o Beja Digital, que procura quebrar este ensurdecedor silêncio, que apenas não contagiou três ou quatro vozes na blogosfera, um comentador e um politico regional.
Por imperativos profissionais, tenho imenso interesse por todos os temas relacionados com a Sociedade da Informação; sou daqueles que desde há muito acredito e defendo a pertinência deste admirável mundo novo. Mas, e apesar de razoavelmente informado, pouco ou nada sei sobre este projecto!
Sobre o BejaDigital existe um nevoeiro de dúvidas que importa serem esclarecidas, perante o cidadão comum, longe dos lugares de acesso à informação, que se questiona com incredulidade inquieta sobre as esparsas referências ao projecto!
Desde logo, penso que os munícipes gostavam de saber, quanto custou o projecto! Se já terminou, que existe mais para além do site, que justifique os cinco milhões de Euros, que alegadamente se investiram nesta ideia. Sendo correcto o valor, como foi gasto esse dinheiro!
Penso que todos estamos de acordo no diagnóstico de que em Beja ainda existe muito para fazer no que diz respeito à Internet, razão pela qual, ainda tudo isto parece mais estranho!
De uma vez por todas, seria interessante que os responsáveis do projecto nos saciassem a curiosidade; caso primem pela omissão, era importante que os jornalistas fizessem a sua função, que os partidos cumprissem as obrigações, não bastando gritar em público que o Beja Digital é um projecto como misterioso, ilegível e apagado.
Porque a raiz da democracia, o respeito pelo cidadão, passa pela transparência de processos, pelo esclarecimento sobre a utilização dos dinheiros públicos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!