terça-feira, maio 27, 2008

Preço da Gasolina... (com adenda)

Portugal é um País que gosta de dramatismos! O fado sempre foi mais que apenas a música nacional! E adoramos passar da euforia à depressão (a explicação para o nome deste blogue ser Viagra&Prozac). E amamos arranjar culpados: sempre outro qualquer, que nunca nós!
Escrevo isto na sequência da crise dos combustíveis, cuja gravidade não vou escamotear! Mas... cada um de nós não terá culpas próprias?
Pessoalmente desde há anos que meto gasolina sempre no mesmo sítio, por ser amigo pessoal do dono! Faz parte de uma velha máxima: para dar dinheiro a ganhar a um cabrão qualquer, dou a um cabrão amigo (perceberam como no meio da prosa, chamo nomes a um querido amigo?)!
Mas, vem isto na sequência de uma imagem que vi ao fim da tarde: enquanto a bomba da Galp-Cameirinha tinha bicha, ou fila, a bomba do Intermarché (cerca de 10 cêntimos mais barata) estava quase vazia! Meus caros... com cidadãos assim, não vale a pena dizer mal de Sócrates, da Galp, da guerra do Iraque, dos chineses que cada vez comem mais e vêm televisão, da especulação, do suprime e do Papa!

Adenda: Seguindo informação telefónica, a diferença de preço é 7 cêntimos)
Fora de Contexto: Música Nova: Pontes entre nós, by Abrunhosa!

26 comentários:

  1. Podes crer H!

    Há gente mesmo sem condições. Então 10 centimos menos e preferem pagar mais... e na Galp? Só lhes falat irem para a BP...


    Gostei da imagem com que ilustras este texto. Porreira! (Expressão à Sócrates).
    Também tenho juntado umas imagens interessantes sobre os combustíveis.

    Ver aqui:
    http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/05/loucura-dos-preos-dos-combustveis.html

    http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/05/evolucao-historica-do-roubo.html

    Nunca mais apareceste ou disseste alguma coisa, H...

    ResponderEliminar
  2. Como diz um velho ditado alemão: Vornehm geht die Welt zugrunde - O mundo se afunda com estilo...

    O problema, ou melhor, o truque da Galp é que tens que pagar a conta mais tarde!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:38

    isto so revela como o povo portugues é. falam mal e sms e emails com boicotes e dps vai la tudo!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:26

    O problema é que o barato pode sair caro! Tenho um amigo que andou vários meses a Gasoleo barato do Inter e a brincadeira custou 600€. O carro teve que ir a Lisboa, que aqui em Beja, a marca não dava com o mal. O mecâncico de lá, assim que desmontou os injectores disse logo "Isto anda aqui gasoleo de merda não?!". Ele limitou-se a encolher os ombros.
    Eu estou do lado do boicote às grandes marcas, meia volta vou à Vidigueira e aproveito para abastecer na TOTAL. Gasoleo de "linha branca" só na velha Kangoo. Gasta-o mais depressa, mas é por uma boa causa.

    ResponderEliminar
  5. hpalma:
    Desculpa contrariar-te, mas, por vezes, o camião de abastecimento às duas bombas, lado ao lado, é o mesmo, basta conversar com o próprio condutor...

    ResponderEliminar
  6. @hpalma - eu percebo tanto de gasóleo como de lubrificação vaginal, mas... sempre tive ciência que a qualidade era sensivelmente a mesma!

    ResponderEliminar
  7. se é melhor ou pior não sei, sei que o calhambeque anda na mesma. houve uma altura que me convenceram que a gasolina do inter desaparecia mais rapidamente do depósito... que tinha uma mistela qualquer. ainda não comprovei. mas no outro dia reparei nesse fenómeno de ver o inter vazio e a galp com fila até à porta. pensei que dava uma boa foto para postar lá no palácio, mas não há máquina. pode ser que com o dinheiro que poupo no inter chegue lá... eh eh ;)
    mas caramba, é mesmo uma palhaçada!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:02

    olá, obrigada por nos colocar na lista dos blogs de Beja.

    ResponderEliminar
  9. @isabel - Tinha sido esquecimento! Mais que uma vez tentei fazer... mas o tempo por vezes é como a areia na praia ao fim de tarde!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:51

    Não sou especialista em combustiveis, mas já visitei a refinaria de Sines algumas vezes por motivos profissionais e o que me dizem lá dentro, é que a base dos combustiveis é a mesma, uma vez que nesta refinaria saem os combustiveis para todas as marcas. A diferença está nos aditivos que o combustivel recebe e que são diferentes para cada marca. O camião cisterna que distribui, quando carrega na refinaria recebe em simultaneo o combustivel e os aditivos que são misturados no momento do abastecimento (dai o mesmo camião poder abastecer bombas de diferentes marcas. Internamente o camião cisterna tem vários compartimentos). Aqui é que surgem as diferenças uma vez que estes aditivos alteram substancialmente o produto final. Por exemplo, no Gasoleo, são adicionados aditivos Detergentes, Anti-corrosão, Anti-oxidantes, etc. Provavelmente os combustiveis de linha branca recebem aditivos mais baratos que definem a diferença de preço. Não acredito que toda a diferença nos preços seja cortada nas margens das gasolineiras!
    Para os curiosos, podem consultar no site da Total alguma informação adicional.
    http://www3.total.fr/total_point_carburant/rubrique.php3?id_rubrique=46&lang=pt
    Nesta página, o link Cadeia Logistica, comprova esta teoria da mistura dos aditivos nos camiões cisterna.

    ResponderEliminar
  11. @hpalma - Obrigado pelo esclarecimento! tenho um querido amigo, que vai adorar lê-lo!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:57

    Bem nisso que o hpalma falou alguma coisas estao correctas o combustivel vem todo da mesma refinaria
    agora essa da mistura de aditivos no deposito dos camioes é completamente falsa
    ja trabalhei como condutor de camioes de combustivel trabalhei para a TIEL

    faziamos cargas e descargas principalmente para a BP mas tb fiz descargas e cargas para intermarches e o sitio de abastecimento e o combustivel era o mesmo e posso vos garantir que dentro do deposito do camiao nao havia aditivo nenhum.o preço so é mais barato devido ao facto de os combustiveis nao serem as principais fontes de lucros dos impermercados.

    aqui ha uns tempos tb ouve uma situação na bomca do intermache de evora em que alguns carros a gasoleo pifaram e dps foram a ver e o gasoleo tinha agua la misturada, disseram logo que era da qualidade do combustivel e no final era o deposito que tinha uma fissura e sempre que chovia entrava agua la para dentro

    cumps

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:38

    Como disse em cima, não sou especialista em combustiveis e a descrição que fiz, foi-me dita por um trabalhador na linha de enchimento da Galp Gás da refinaria de Sines, uma vez que me estava a fazer confusão ver os camiões de diferentes marcas em fila à espera de encher no mesmo sitio.
    Acredito que não seja feita a mistura de aditivos do tipo, destapa o deposito do camião cisterna e despeja lá dentro um garrafão de aditivos à vista de todos, mas sim que a mistura seja feita imediatamente antes de entrar na mangueira de enchimento sendo activada por um qualquer centro de controlo. No site que indico em cima, tem lá alguma informação interessante para os mais curiosos e onde refere claramente este procedimento. Obviamente não posso confirmar qual das situações é verdadeira.
    Um fornecedor da minha empresa, no final de 2007 encheu no Intermarche e seguiu para Coimbra. Circulava na A13 em direcção a Santarém e o carro deixou de puxar. Custou a chegar a Santarem. Na Peugeot limitaram-se a esvaziar o deposito. Com novo gasoleo seguiu viagem sem problemas. Se o mal era agua ou má qualidade não sei! Apenas deixo este testemunho e cada um pode tirar as suas conclusões!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:18

    Eu também já fiz essa constatação! A gasolina do Intermarché queima mais depressa. Não sei se apenas impressão minha, mas deixa-me essa sensação!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:46

    Meus amigos o problema não está nos aditivos,nas bases,na gasolina A ou B o problema está nos impostos que se pagam ao estado ou seja quase 80%.Será dificil de perceber......:)

    ResponderEliminar
  16. Anónimo22:13

    Caro H,

    O hpalma tem toda a razão, posso adiantar que a questão reside mesmo nos aditivos e não como o sr.anónimo da TIEL relatou.

    A questão é simples, o gasóleo refinado custa o mesmo em todo o lado, a questão é que os hipermercados como o INTERMARCHE ou JUMBO que comercializam combustíveis praticam preços abaixo do mercado pelo facto de não colocarem os aditivos que são necessários não só a um melhor rendimento mas mesmo até ao bom funcionamento do automóvel.

    Qual a diferença entre gasóleo normal e o ultimate e equivalentes? Os aditivos!

    Infelizmente a minha bolsa já não permite que coloque gasóleo ultimate mas até à crise petrolífera tomar estas proporções foi sempre a minha opção.

    Na bomba do Cameirinha é que nunca colocarei, se é para fazer boicote que seja a quem detem monopolios, e em Beja tudo é dele, com mérito ou não, não sei.

    Agora se a conversa fôr lubrificação vaginal eu posso-te esclarecer um pouco mais que em relação aos produtos petrolíferos, hehehehehehhehehehehe.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo22:43

    lubrificação vaginal...consiste na tiragem da secura da famosa "PERSEGUIDA"!!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo22:50

    epah desculpem voltar cá...

    para o sr.anonimo das 9:46:


    Eu sou um inergumeno que para aqui ando e gabo-me de não ser socialista e mais(!) de considerar o sr. socrates (não eng.) um vígaro.

    Mas agora eu pergunto: Baixavas os impostos??? (O ISP) Achas mesmo que isso é válido??? E os compromissos que PORTUGAL tem para com a CE?!

    Por outro lado, se exlicas o aumento do preço dos combustiveis com os impostos, como é que em FRANÇA, REINO UNIDO, Etc, o gasóleo está mais caro? mais 20cents para ser preciso.

    Párem de considerar ESPANHA o resto do mundo pah! O caso de espanha é um caso atípico, foi construida estrutura com os fundos comunitários. O que é PORTUGAL fez?? e repara que não me refiro só a governos do PS, a culpa é do PS, PSD e de todos nós! Que temos sangue latino a pulsar nas veias! Onde é que os fundos comunitários foram usados pah?! Existiu até quem levasse penalizações por não os gastar!

    Com muita pena o digo, porque AMO o meu país e tenho orgulho na minha nação mas... isto tem sido uma AVALANCHE de erros infantis e roubos sucessivos à UE.

    Agora?? Chorem e sofram porque cá se fazem, cá se pagam.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo23:22

    Não se preocupem, meus Senhores, que a Mão Invísivel resolve esse problema. Ou a bem ou a mal, disso não tenham dúvida.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo23:28

    Caríssimo H,
    já pensaste levar este tema ao programa da Rádio Pax "Conselho de Opinião". Gostaria de ouvir um debate sobre este assunto e os seus efeitos nefastos a médio/longo prazo, não apenas numa perspectiva nacional, mas também regional.
    Abraço

    ResponderEliminar
  21. Anónimo00:17

    ncb

    e eu gostava de morar em beja.

    do planeta de onde venho não existe essa união, nem tão pouco se fala de 'região'.

    ResponderEliminar
  22. ncb - foi o tema do programa de hoje! Amanhá deixo aqui o link!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo08:35

    Para o Sr Inergume que respondeu ao Sr.Anónimo das 9 e 46....Sr Inergume tenho a solução.....fazemos de Beja uma nova Amesterdão,os alentejanos todos montados numa bike e aproveitamos para fazer tb um bairro vermelho não de comunas que já são demais, mas sim de GAJAS.....

    ResponderEliminar
  24. Anónimo10:45

    epah sr. anónimo das 8:35

    Estou contigo! vou-me já naturalizar alentejano!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo13:09

    voltando aos combustiveis. Com ou sem aditivos o gasoleo do intermarche é diferente.
    Com gasoleo do inter o consumo misto no meu bolide é de 5,5 (aos 100)litros pa cima, com BP normal entre 5lts e 5,5 e com ultimate entre 4,5 e 5 lts...alguma coisa tem de ser diferente que as viagens foram sempre os mesmas com os 3 depositos dos 3 tipos de gasoil

    ResponderEliminar
  26. Anónimo17:47

    Concordo com o anónimo da 1:09 PM... Alguma coisa deve ser diferente nos combustiveis. À uns tempos aproveitei uma promoção num Carrefour e enchi o deposito de gasoleo. Fiz menos 100 kms do que habitualmente faria com a mesma quantidade de combustivel... e parece que não 100 kms são quase 5 litros de combustivel que não compensaram o que deviam... o que fazendo as contas todas se calhar não faz render os 10 centimos a menos por litro que se poupam...
    digo eu, não sei!

    1 litro = 1,40 €
    5 litros = 7€

    encher o deposito = 50 litros = 70€

    50 x 10 centimos de desconto = 5€ de desconto... logo paga-se apenas 65€

    mas no final faz-se menos 100 kms...

    não sei se estão lá a chegar ;)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!