quinta-feira, dezembro 21, 2006

Momentos misantropos

Indagar sobre a felicidade é parte da minha essência, reflexões feitas em escuros silêncios e percursos sem rumo, nem sentido.
Durante tempos mergulhei na convicção de que a felicidade não existia ou era privilégio de poucos, demasiado afortunados ou estúpidos para indagar sobre o âmago da vida; repetia as banalidades absurdas, lugares-comuns inventados por sorumbáticos casmurros de que a felicidade era ilusória, a aritmética soma de alguns momentos de risos e sorrisos, prazeres imediatos, deterioráveis, trechos de pequenos prazeres.

Tretas! Chorrilho de disparates. Teorias tontas manipuladas para suportar vidas sem razão e nem sentido, justificar medos e receios, cobardias. Momentos ou a soma de momentos, define satisfação, valor bem diferente de felicidade.
A felicidade existe e corre por aí, por muitos e variados trilhos, em rosto de pessoas contentes, que encontram nas ínfimas coisas o mais amplo contentamento. Refuta-la é abnegar-se perante o infortúnio, deixar-se perder em vielas escusas, temendo as avenidas que nos levam ao nosso destino.Por mim, cansei-me de becos e ruelas: se a vida me quis esconder o sol, obrigando-me a percorrer num metro escuro jornadas em dias solarengos, não irei desistir de o procurar, porque os buracos no trajecto, ensinam-nos que à estradas lindas, como colinas, árvores e rios, onde a beleza existe, onde a felicidade está presente, em pequenos momentos, em minúsculos gestos, em diminutas palavras, mesmo ditas em silêncio. Hoje sei, como soube no passado e saberei no futuro, exactamente aquilo que quero e a forma de o alcançar

6 comentários:

  1. =) bonito. E muito feliz por si.
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:51

    O segredo para encontrar a felicidade é nunca deixar de procura-la. E se um dia quiser desistir, não o faça, ela pode ter andado sempre a seu lado e não se ter apercebido disso.

    p.s.
    Quando publicar um livro avise para ir compra lo imediatamente.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:07

    Bonito texto...bem sentimental...estou a ver k n desitiu d procurar a felicidade e acho bem pois, todos nos devemos ou merecemos ser felizes, desta ou dakela maneira...mas ser felizes smp.
    boa sorte p a sua procura

    k

    ResponderEliminar
  4. olá h,
    texto bonito de ler e reflectir (pk p ler sem reflectir já bastam os últimos best sellers portugas).
    olha já consegui colocar música no meu blog sem o tal plugin a chatear, parece k foi desta, passa lá pa ouvir o sonzito.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:46

    A felicidade é feita de pequenos nadas que nos dão imenso prazer. Assim consegue-se a felicidade plena, que é andar lado a lado sempre na mesma direcção.
    Tal como alguém me disse um dia: nunca se ter apaixonado como nas histórias de amor que se lêem nos livros. Só posso dizer que o gajo perdeu muito, não sabe nada do amor!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:37

    Vês? Vês lá ao fundo o sol à tua espera, a olhar para ti?
    Eu já vou a caminho e estou lá à tua espera também.

    Beijo

    M

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!