terça-feira, julho 05, 2011

Dizem-me com que acordas que eu digo-te com quem te deitas!


Nunca escondi que não sou fascinado por Passos Coelho: mas desejo que ele seja o melhor Primeiro Ministro de sempre porque, mais do que nunca, Portugal precisa! Mas precisa mesmo: bem sei que é mais fácil escrever lugares comuns, culpar os fascistas e os grandes interesses, exigir tudo de toda a gente, mas... para ser demagógico, já temos partidos políticos!
Obviamente que quando percebi que iriam retirar 50% do subsidio de Natal do remanescente do ordenado mínimo, tive um momento de imensa sexualidade e chamei todos os nomes do mundo a toda a gente! Como havia feito quando me cortaram no vencimento, há uns anos congelaram a carreira e como irei gritar no futuro quando repetirem gracinhas semelhantes!
Mas depois as hormonas acalmam e entendo: num País com um desemprego que nos esmaga, quem tem o privilégio de manter o emprego, deve entender que os sacrifícios são imprescindíveis! E reconheço que são medidas difíceis e que precisam de alguma coragem! Aliás, há um ano e meio atrás escrevi neste blogue que o corte de parte do subsidio de natal era indispensável! 
Mas coragem não é bater nos fracos e conformados! Porque bater apenas nos fracos não é coragem, mas cobardia! Da mesma forma que este e o anterior Governo quebraram um vinculo de confiança com os funcionários públicos e lhes cortaram os vencimentos para defesa dos superiores interesses do estado, importa que pela mesma razão, haja a mesma coragem, para impor a outros, os mesmos sacrifícios! Se este Natal o IRS é o saco das prendas do Pai Natal, não há nenhuma razão para que em sede de IRC não haja um imposto similar; se os trabalhadores por conta de outrem são sacrificados, urge usar os mesmos argumentos para renegociar os contratos do Estado, mormente as parcerias publico privadas e as grandes obras públicas que por aí ainda andam!Porque a diferença entre a coragem e a cobardia não é tão ténue como se parece...

36 comentários:

  1. Anónimo01:46

    "urge usar os mesmos argumentos para renegociar os contratos do Estado, mormente as parcerias publico privadas e as grandes obras públicas..."


    Como o aeroporto de Beja, que só em manutenção vai custar 350 mil euros este ano?

    ResponderEliminar
  2. Pena é que sejam sempre os mesmos a pagar a crise, e quando é preciso dinheiro toca a ir ao bolso dos contribuintes.

    E que tal se cortassem noutras coisas? Sim, pq a extinção do cargo de Governador Civil é apenas uma pontinha do véu do enorme despesismo do Estado. É preciso coragem para fazer muito mais .........................

    ResponderEliminar
  3. @anónimo - Sabe quanto custam os outros aeroportos? Sabe quanto custam as auto-estradas? Sabe quanto custam manter as juntas de freguesias urbanas? Ou as escolas com meia dúzia de alunos?!

    Admito que seja contra o Aeroporto! Muita gente é! Muita gente apenas consegue perceber Lisboa e Porto, falta-lhes uma lógica nacional! Como não conseguem ver mais além que a semana seguinte! São coisas da vida! Dizia-se o mesmo com Alqueva, com o IPB e.. o tempo deu razão a quem não se assustou com frases feitas e reflexões ponderadas em cima do joelho!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:54

    E porque não cortar os cargos dos comissários,dos secretários adjuntos não sei do que..., dos presidentes das empresas público-privadas, entre outro cargos que os anteriores governos implementaram, ou seja, cortar nos tachos, nas viagens, nos jantares, na frota de luxo que todos os presidentes e ministros do nosso governo possuem, nas pequenas luxurias que custam milhares de euros ao país.

    deveriam começar por esses pequenos pontos, pois ainda não sei se se aperceberam ou sou a única a pensar assim, mas ao cortar 50% nos subsídios de natal dos trabalhadores, os contribuintes irão fazer retenção do consumo, isto é, não comprarão os habituais bens e serviços da época natalícia, logo, ao não adquirir isso, não pagarão o IVA, logo, diminuirá o rendimento das empresas, pelo que irão pagar menos IRC.

    Há vários anos que as refeições de algumas famílias que recebem um pouco mais que o salário mínimo, tem vindo a ser constantemente reduzida.

    Ter um prato de sopa na hora da refeição é quase uma bênção (e não estou a referir os desempregados, estou a referir um família em que os dois cônjuges exercem trabalho por conta de outrem).

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:00

    Será que o Hugo não consegue entender que um projecto, mesmo que no início tenha que dar prejuízo, tem que ter um valor mínimo de utilização para que seja sustentável e viável?

    E o aeroporto de Beja está muito, muito aquém desse mínimo aceitável.

    Em qualquer empreendimento pode haver prejuízos iniciais, mas dentro de certos limites.

    Um caso que estudei com alguum detalhe foi o Eurodisney. Nos primeiros anos, deu um enorme prejuízo, mas um prejuízo previsto e dentro dos limites, e agora dá lucros fabulosos. Mas se o prejuízo tivesse ultrapassado os limites, o projecto seria vendido ou abandonado.

    Admito que o Hugo possa não saber muito de Economia e gestão. Mas pelo menos podia evitar dizer tanto disparate acerca do aeroporto de Beja que é já um verdadeiro fiasco.

    Vamos esperar mais um ano e verá que o governo, se não for suicida e tiver um módico de responsabilidade, acaba de vez com esta aberração.

    E não, não se trata de ser por Lisboa ou Porto ou seja lá o que for. Trata-se de realismo. Vc é que não é capaz de ver as coisas a não ser na perspectiva do bejense deslumbrado.

    É muito bonito falar de descentralização, de redes disto e daquilo mas há mais que tudo e sobretudo no momento que atravessamos, ser realista e por os pés na terra.

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - Infelizmente você é daqueles que não consegue bater um tema, se partir para a calúnia, escondido no anonimato, esse manto onde se escondem os cobardes!
    Pessoalmente, falta-me a paciência para falar sobre floresta com alguém que apenas olha para os ramos!

    ResponderEliminar
  7. @anónimo - Há mto que escrevo sobre a necessidade de cortar nas empresas públicas, nos lugares de gestão e regalias excessivas de TODOS, directores e trabalhadores!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:11

    Hugo, não percas tempo com o idiota do aeroporto: são otários que não sabem o que dizem, que leram uma vez um artigo de jornal e acham que são especialistas! Frustrados!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:14

    Bom, passando por cima dos insultos. Se não quer anónimos, não os permita. Se os permite, não os insulte.

    Diga-me lá, na sua opinião, quantos anos é que o Aeroporto se deve aguentar assim, com apenas um voo ou pouco mais: 1 ano, 2, 10, 15?

    Tudo em nome de um futuro radioso que tarda a acontecer?

    Passa a vida a dizer que é falta de visão de futuro, que não se pode esperar resultados para já, etc. Então diga lá qto tempo o país e os contribuintes têm que sustentar esta aberração perdulária.

    Dê uma estimativa, diga-nos para si qual o prazo razoável que justifica o encerramento do aeroporto caso se mantenha este volume de utilização. Indefinidamente até que um dia a coisa pegue?

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - não fui eu que ofendi ninguém! você é que foi incapaz de argumentar, sem ceder ao insulto fácil! Se for educado e pedir desculpa, respondo-lhe!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:22

    Peço desculpa. Pronto.

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - Há uma década que leio sobre o Aeroporto, há 5 anos que falo sobre ele!
    E claro que as coisas mudaram! Se não tivessem existido os atrasos Barroso/Sócrates hoje a base da Ryanair era aqui! Sabia?!!
    Ou o eixo do transporte aéreo Europa-América! sabia?!
    Mais: sabia que Porto e Faro ainda hoje dão prejuízo operacional?! Quer fecha-los? Acha-os uma aberração perdulária?!

    Mas respondo: sou daqueles que sempre falei em cluster aeronautico e nunca em aeroporto: a valência maior deste investimento nunca serão os passageiros, será o resto: mercadorias e indústria!
    Quando se pode avaliar o Aeroporto? 10 anos! Antes é uma estupidez!

    Termino: consegue-me explicar a fixação com que ataca este projeto, quando, basta olhar à volta e perceber que, mesmo que fosse um disparate - que não é - seria de dimensões irrisórias?! Já se perguntou quanto custa ter um estádio vazio=?!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo14:41

    Dá-me uma série de exemplos daquilo que o aeroporto podia ser, poderia ter sido, era desejável que fosse.

    Mas a realidade é outra e é o que é.

    Quanto ao prejuízo do Porto e Faro, tenho muitas dúvidas. Mas mesmo que assim seja, esses dois prejuízos tornam legítimo que se constitua mais um, mesmo de dimensões irrisórias (diz vc)?

    Portanto, para si, mesmo que que se mantenha mais 10 anos de um voo por semana, está tudo bem.

    Até há estádios vazios, porque não um aeroporto vazio?

    O país na ruína, mas o que é isso ao pé de uma cidadezeca de interior, sem qualquer importância, ter ali uns avioezinhos?

    Estamos conversados

    ResponderEliminar
  14. @anónimo - não leu, não percebeu, destilou veneno e fica todo contente consigo próprio: é um tuga, num seu esplendor!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:07

    o que isto está a precisar é de uma nova musiquice (está já está no top há 2 semanas !?)

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:09

    Percebi muito bem:

    vc acha que prejuízos maiores justificam um prejuízo mais pequeno, porque sim, porque lhe convém, porque é na sua cidade, porque é no seu quintal.

    O país que se lixe se eu tiver um aeroportozinho para poder dizer que vivo numa cidade moderna e desenvolvida

    Isso sim é que é um tuga em todo o seu esplendor.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo15:17

    de anónimo para anónimo: já tentou pensar o inverso ? realmente compreender os argumentos da posição contrária à sua ?

    ResponderEliminar
  18. @anónimo - Sabe, eu percebo que uma vez tenha lido um trabalho sobre a eurodisney e tenha ficado deslumbrado e agora seja especialista em assuntos gerais!
    Pessoalmente.. dou a cara há anos por aquilo que acredito.. e tenho a credibilidade que as pessoas me reconhecem ou não!
    Se sente feliz insultando-me anonimamente, não o vou contrair: gosto de pessoas felizes e tenho profundo respeito pela dor de corno!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo15:56

    Évora uma cidade moderna, tal como em Paris, Londres e Atenas, também já puxam fogo aos automóveis...estão muito à frente.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo16:19

    Como é engraçado ver o Hugo a perder o pé. Sentindo-se contrariado e sem argumentos, espirra para todos os lados acusando os outros de insultar e de não perceber.

    Não vale a pena, o tempo encarregar-se-á de mostrar a irracionalidade deste aeroporto e de pessoas como o Hugo.

    Aliás, o Hugo já deu provas mais que suficientes neste blog de conseguir defender tudo e o seu contrário.

    Com a mesma paixão que defendeu Sócrates, agora defende Passos Coelho. Da mesma forma que defendeu a Lurdinhas, agora defende Nuno Crato. Como se estas pessoas não tivessem opções, concepções do país e do ensino totalmente opostas e inconciliáveis.

    Mas eu tenho um profundo respeito pela ignorância. Pela desonestidade intelectual é que não tenho nenhum.

    ResponderEliminar
  21. @anónimo - é claro para toda a gente, quem é incapaz de argumentar e se limita a insultar!
    Sabe... há cinco anos que debato aqui e na Pax, com toda a gente, seja quem for, defendendo o que acredito, com paixão, mas sem preconceitos! Sem ofender, sem caluniar, sem mentir!
    Defendi Sócrates sempre que mereceu, como o critiquei quando errou! Ainda não defendi Passos Coelho nem o Nuno Crato, mas irei fazê-lo sempre que merecerem, sem complexos!

    Mas.. subscrevo-o: respeito a ignorância, mas a cobardia e a desonestidade intelectual - e a outra - tenho pouca paciência! Mas.. este blogue esteve e está sempre aberto a que alguns venham descarregar as frustrações e recalcamentos! É a parte prozac do blogue! Volte sempre!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo16:25

    H, este é dos idiotas! Já pediu desculpa, mas depois volta o mesmo! Não te iludas: este é dos parvos!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo16:26

    Obrigado. Voltarei.

    ResponderEliminar
  24. Volte sempre! E perceba uma coisa: é possível divergir, sem passar o tempo a ofender!
    E... não se esconda no anonimato da rede para a agressão simples! Quem tem confiança nos seus argumentos, dá a cara por eles e não precisa de ofender o outro!
    Permita-me a metáfora: não seja daqueles que acha que apenas porque grita, tem razão!
    Passe bem!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo16:53

    Excelente escolha para a nova musiquice !!!!

    Gracias !!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo20:56

    H, admiro a paciência que tem para aturar idiotas e estoicamente aguentar os insultos! Eu mandava-os para o ....

    abraço

    ResponderEliminar
  27. Anónimo21:07

    Mais uma vez se comprova: o Hugo é das poucas vozes a defender o Aeroporto! Continue assim! E não se deixe desiludir com estes idiotas ressabiados que criticam tudo!
    Beja precisa de pessoas como você!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo23:32

    Que líricos!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo00:30

    ainda de anónimo para anónimo: se há gente que eu não gosto é de gente agoirenta: pq, para além de já todos sabermos que a vida nem sempre é fácil, muitas das vezes os agoiros não se verificam e depois ? são capazes de indemnizar ?

    ResponderEliminar
  30. Hewitt11:36

    Carlos Moedas in Expresso:
    http://aeiou.expresso.pt/governodemissao-com-as-reformas-que-o-psd-vai-aplicar-agencias-ainda-vao-subir-rating-carlos-moedas=f639830

    Então que tal?

    ResponderEliminar
  31. Hewitt - Infelizmente andámos demasiado tempo a brincar com coisas demasiado importantes!

    ResponderEliminar
  32. Hewitt12:47

    Nunca percebi nem percebo qual foi, ainda, a alternativa. Qual é? Até agora querem espremer o povo para dinamizar a economia. Mas como é que é possível dinamizar a economia aumentando os sacrifícios ao povo? E não é preciso ser génio para se concluir isso..

    ResponderEliminar
  33. Hewitt - Há um caminho: estreito, complexo, mas há! mas exige força e coragem! E... temo que seja complexo de trilhar...

    ResponderEliminar
  34. Hewitt15:13

    Esse caminho, infelizmente, não será descoberto por este governo. O "murro no estômago" que PPC exprimiu hoje pode ser bem entendido como sinal de desespero ou pré-desespero de falta de alternativa.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo22:52

    A solução é construir mais 10 aeroportos junto de cidades irrelevantes.

    ResponderEliminar
  36. @anónimo - faça um cartaz e vá protestar para o Aeroporto de Beja! Exija a demolição!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!