terça-feira, setembro 25, 2007

As palavras que o DA quis calar

Pires dos Reis escreveu um artigo com o título "O comunismo no seu melhor", para publicação no Diário do Alentejo, o independente semanário com o qual colabora. Entendeu a Direcção do Diário do Alentejo não publicar o artigo, alegando motivos políticos.
Esteve muito bem a Direcção. Não percebo esta alegação de que estamos perante um caso de censura! A única razão pela qual o artigo não foi publicado relaciona-se com o facto de dizer algumas verdades que não são convenientes para uma determinada ideologia política! O que isto tem a ver com censura? Censura era não publicar o texto porque se entende que tem ideias diferentes daqueles que têm o poder de escolher o que se pode ou não ler, o que está longe de ser o caso! Esteve bem a Direcção do Diário do Alentejo em poupar os seus leitores à obrigação de lerem alguns factos sobre o comunismo no mundo! E isto não é censura! Pires dos Reis pode pensar e escrever o que bem entende, desde que vá de acordo às convicções do Jornal.
Ainda vou ver esses tipos que chamam censura a isto, exigir que o Marcelo Rebelo de Sousa tenha uma crónica no Avante!
Para tirar as dúvidas, fica o artigo na integra, sem consentimento expresso do autor e roubado do Praça da República!
"Mais uma vez a China tentou disfarçar as suas atitudes de desrespeito pelas pessoas e pelo direito de cidadania e de autonomia do Tibete (que ocupou em 1959), pressionando o governo português, através de diplomacia muito persuasiva, para que o Dalai Lama não fosse recebido com as honras que lhe seriam devidas.
O ministro dos negócios estrangeiros chinês referiu mesmo que «as actividades do Dalai Lama não são só religiosas. Ele representa as forças políticas que visam a independência do Tibete e a desagregação da pátria chinesa». Infelizmente, o governo português vergou perante a pressão chinesa. Não haverá vergonha?"
Pode continuar a ler aqui!

Actualização: O Director do DA, Francisco Pacheco, na sequência do que aqui deixei escrito, já declarou que não há censura no Semanário Diário do Alentejo: o texto apenas não foi publicado porque não tem interesse para a região...

2 comentários:

  1. Só falta fazer o link do sítio onde foste roubar a peça! Ainda te amando com um processo.....

    ResponderEliminar
  2. Já corrigido, com o devido pedido de desculpas e um abraço

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!