sábado, setembro 29, 2007

Salazar a vomitar a Pátria, por Paula Rego


Paula Rego, "Salazar a Vomitar a Pátria", 1960

O facto de recentemente ter sido inaugurada no Museu Nacional Rainha Sofia em Madrid de uma exposição de Paula Rego era só por si justificação bastante para ser a nossa escolha para este sábado.

A obra que elegemos, faz-nos regressar ao inicio da sua carreira, poucos anos depois de ter trocado o o peso do regime salazarista, a ideologia do medo e da censura, um mundo opressivo e uma atmosfera puritana e claustrofóbica, para percorrer os corredores livres e cosmopolitas da Slade School of Art, em Londres, utilizando a pintura como uma arma de denúncia politica.

Um interessante pormenor relacionado com a artista é a profunda dificuldade em remeta-la aos rígidos e claustrofóbicos contornos de uma determinada corrente artística, fruto da suas memórias pessoais que deambulam entre as vivências britânicas e portugueses, com um imenso cunho personalista!

Em homenagem ao divino feminino, terminados com as palavras de Agustina Bessa Luís sobre Paula Rego: "Toda a grande obra é cruel. Porque arrasta as almas"

2 comentários:

  1. Anónimo01:15

    Um lindo quadro, uma merecida homenagem!
    P

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:31

    Não percebo o quadro. Onde é que está o Salazar e onde é que está a pátria?

    Desculpem a falta de sensibilidade!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!