domingo, dezembro 31, 2006

Retrospectiva 2006 – O gajo que se esconde atrás do H

Ponderei bastante antes de deixar este post; para quem é um assumido e tímido misantropo o acto de desnudar-se é sempre doloroso e não se faz sem reflexão. Quando este espaço era imaculado, de perfeito ou quase perfeito anonimato, os textos intimistas brotavam sem pudor; quando este espaço começa a perder a imaculada pureza original, dissertar sobre mim é um acto aflitivo.
Mas depois de uma retrospectiva sobre a região e o País, não deixar registo do meu 2006 parece-me incompleto; até porque exige a integridade intelectual obriga a assumir que, as nossas vivências influenciam a nossa visão dos outros, a nossa visão da sociedade e do mundo.
Feitos os preliminares, introduzo-me na retrospectiva!
Ao aceder um cigarro (vicio estúpido que ousei afastar), fazendo um esforço mental para recordar 2006 a expressão mais decente para o caracterizar parece-me annus horribilis, por ventura, o pior da minha patética existência. Recordo alguns momentos maus (sem duvida um dia de Setembro que apenas tem paralelo com um longínquo domingo de Novembro em 89); o melhor momento do ano? Recordo um mergulho na praia, sozinho, numa tarde de Verão, onde me perdi no mar salgado, me ofereci às ondas que me devolveram à infância.
Mas terá mesmo sido mesmo um annus horribilis? Acho que só os dias, as semanas, os meses, os anos podem responder por mim…
Procurando optimismo na análise, poderia concluir que foi um ano marcante, intenso, inesquecível (no bom e no mau).
Há anos em que a vida passa por nós, que nos encontram e ultrapassam ser deixar rasto, marcas, memórias, em que nos limitamos a sobreviver e nos esquecemos de viver; mas, de quando em quando, temos momentos em que ousamos viver, em que agarramos a vida nas nossas mãos.
Há uma frase que me acompanham há anos: se no último ano choraste e riste, se sofreste, se tiveste momentos felizes, se tiveste ilusões e desilusões, se te ousaste entregar, se conseguiste receber, se amaste, se magoaste e foste magoado, se tiveste sorrisos e lágrimas no rosto, então, é sinal que viveste! E este ano vivi!
A verdade é que profissionalmente tive um fantástico, com alguns momentos extraordinários, memórias felizes que os anos nunca vão apagar, que tive o especialíssimo privilégio de trabalhar com um grupo excepcional de jovens adultos; a nível pessoal … se 2006 foi uma lástima, tenho a certeza certa que em 2007 vou redescobrir o sol, o sol que sempre esteve ali, mas que nevoeiros e nuvens nem sempre nos permitem contemplar.
Sei, mas sei mesmo, daquelas coisas que realmente sabemos, que o ano que hoje se esfuma fez de mim um ser humano mais completo, mais integro, mais honesto, mais verdadeiro: e, só por isso, vale a pena agradecer aos deuses do calendário ter existido este ano.
Hoje, pelas 00h, vou acender um cigarro; olhar as estrelas, fechar com um sorriso as portas de 2006 e esforçar-me para, pela primeira vez em muito, ter um ano … estupidamente feliz
!

9 comentários:

  1. Anónimo16:22

    Feliz 2007!
    Tenho a certeza absoluta que vai ser um excelente ano!

    M

    ResponderEliminar
  2. Um FANTÁSTICO 2007.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:13

    A vida é mesmo assim, mas tal como tu mesmo dizes ... é viver! Com os nossos direitos, obrigações e, às vezes (porque somos adultos) vontades. Nunca te esqueças, quando estás mais melancólico, ou pessimista, do teu pensamento a fumar o cigarro no fim da noite, na véspera de Natal!... Ah, e tens muitos sois na tua vida, não é só um! É pena às vezes gostares mais de ver a lua! Beijinhos de quem também gosta muito de ti, como tu és!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:57

    Subscrevo quase tudo o que foi escrito.

    Já que estamos numa de assinar com não mais do que uma inicial...

    J

    ResponderEliminar
  5. Anónimo02:42

    por varias vezes tinha passado por este post e, confesso k por mera preguiça nunca o li, m hj aki deitada na minha cama decidi descobrir mais um bocadinho d si. E confesso q achei um "depoimento" fantástic, sentido, profundo, cheio de sentimento. A medida k ia lendo palavra a palavra mais tinha a certeza k 2007 será um óptimo ano p si...e sabe pk?...pk sem sombra p duvidas você merece td.
    No que toca a parte profissional, tenho a certeza k esses jovens adultos iram fazer de td p k assim seja.
    Ao resto só tenho a dizer acredite...pk s acreditar k vai ser capaz d ser feliz selo-a sem sombra para dúvidas.

    k

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:34

    com todo o respeito o gajo que se esconde atras do h é um gajo muito porreiro

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:13

    Q profundo!

    ResponderEliminar
  8. Foi escrito num determinado contexto, num determinado tempo...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20:12

    Acredito q sim,H!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!