segunda-feira, janeiro 01, 2007

Porque razão fiquei por casa?


De quando em quando fazem-me a pergunta; porque razão decidi fazer-me homem na minha cidade natal?
Sejamos honestos: Beja não é uma cidade bonita, não temos peculiar beleza histórica, não temos grandes atractivos arquitectónicos, somos tremendamente pobre em cultura, existem enormes constrangimentos económicos, temos uma profunda carência de restaurantes, cinemas, e as nossas gentes, não são especialmente hospitaleiras, não raramente intriguistas, mesquinhas, metendo-se e palpitando sobre tudo e todos.
Beja é uma cidade de poucos e maus empregos, uma cidade que castra sonhos e ambições, uma cidade imobilista, sem projectos nem futuro.

Pensava nisto enquanto passeava pela planície (ok.. passeava de carro, mas conduzia pela planície não tem beleza poética) e entrei na cidade pela entrada de Serpa; eram o fim da tarde, o sol procurava locais mais quentes, desaparecendo no outro lado da cidade. Parei o carro, olhei a cidade altiva e não pude deixar de pensar: caralho, digam o que disserem, eu acho a cidade linda, gosto de me perder nas ruas que tem estórias e mil histórias, de percorrer caminhos que sei de cor, de ver sempre as mesmas caras que estão sempre diferentes, de ter tempo e calma para viver.
Não sei racionalizar porque razão decidi ficar por Beja; mas… sinto que este é o meu local…

3 comentários:

  1. Anónimo18:53

    compreendo perfeitamente estas linhas. na verdade, muitas vezes me perguntam porque raio eu gosto de viver em Beja e como é que o consigo fazer. respondo sempre que sei perfeitamente o que é e como é viver, por exemplo, em lisboa e que, verdadeiramente sinto que cá vivo e não, como se faz lá, sobrevivo.

    beja terá imensos defeitos e será eventualmente, demasiado parca em virtudes. porém é a minha terra! Não só não a renego como tenho inegável orgulho em ser alentejano..

    JH

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:50

    Custa a perceber o que nos mantém cá, não é?

    J

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:31

    Admito k qd ca cheguei n gostava disto...m aprendi a gostar da cidade, em mt por causa das excelentes pessoas k ca vivem...e agora quem me faz sair daqui?...pelo menos por enquanto lol

    k

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!