segunda-feira, agosto 24, 2009

Ainda o cartaz...

Na sequência deste cartaz, um representante da CDU em declarações à Rádio Pax veio desmarcar-se do cartaz, alegando que não pretenderam ofender ninguém e que "esta dinâmica local não pode nem deve ser extrapolada para a realidade concelhia”!!! (frase que confesso não entender).
É um primeiro passo positivo! Mas claramente insuficiente! Dizem que estou a ser ingénuo quando afirmo que Francisco Santos não sabia do cartaz: mas prefiro ser ingénuo a fazer juízos de valor pejorativos! Mas agora já sabe: e vamos ver se faz o correcto (pedir desculpa e retirar o cartaz) ou decide não fazer nada, subscrevendo o cartaz e esta forma de fazer política!

39 comentários:

  1. João Pedro14:37

    Realmente não se compreende como é que ainda se fazem e DIZEM coisas destas. Estes senhores só tinham que assumir que erraram e pronto! Não é agora virem dizer autênticas barbaridades esfarrapadas para a rádio a tentar desculpar e indesculpável dizendo uma coisa que eu julgava que era dificil alguem dizer. Mas mais grave é que esse senhor que dizem que é o Coordenador da CDU na Cabeça Gorda e que disse que não se pode ver estes cartazes em termos de concelho de Beja, é ele próprio se não me engano (pelo que li há tempos) o n.º 4 da Lista da CDU à Câmara Municipal de Beja!!! Isto é impensável! Um candidato à Câmara de Beja é que foi o responsável por uns cartazes na Cabeça Gorda (talvez a maior freguesia rural do Concelho de Beja) que não lembram a ninguém e ainda por cima é ele quem profere a frase que isto na Cabeça Gorda não tem nada a ver com Beja.
    Olhem que esta!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:44

    Hoje de manhã ouvi essa notícia no rádio do carro e até pensei ter percebido mal a notícia ao inicio. Depois quando vi na Internet a fotografia é que fiquei banzada! Mas ainda há este tipo de campanhas de maldizer? Assim é que fiquei mesmo parva com as declarações daquele senhor a dizer que são coisas de aldeia quando pelos vistos é ele o responsável por elas! eheheh Isto é mesmo uma ganda salsada!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:35

    só para informar que os que se sentem mal com esses cartazes (vá-se lá saber porquê) já rasgaram os dois exemplares que estavam colados.
    é estranho que dos outros (diferentes) 20 nenhum tenha sido danificado!

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - se alguém do PCP retirou ou destruiu os cartazes, aplaudo e confirma o que sempre disse! Que não foi uma iniciativa oficial da CDU mas uma garotice muito infeliz!
    Se foram apoiantes da BejaCapital, foi uma estupidez, feito sem conhecimento de quem organiza e planeia a campanha!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:47

    Mas alguem acredita que os cartazes foram destruidos por membros\apoiates da CDU da Cabeça Gorda??? Obviamente que quem destruiu os cartazes foram pessoas estupidas que só vieram foi dar maior visibilidade a este tipo de politica!!!! Ja agora sublino que a fotografia que esta no site da radio pax é uma vergonha, pois só colocaram o que lhes interessava, esqueceram se de colocar a frase que está por baixo e que diz que se prometeu fazer o relvado sintetico e está feito... Ai caro H, o senhor é bem mais inteligente que esses senhores da radio oficial do PS (pax)

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - Apesar de divergências que tenho e são publicas e assumidas, tenho consideração pessoal e profissional por várias pessoas da CDU, pelo que acredito que podem ter mandado retirar o cartaz, como seria óbvio! Aliás, a própria resposta do Coordenador da CDU Cabeça Gorda revela de forma inequívoca a sensação de embaraço!

    Caso tenha sido alguém ligado à BejaCapital, subscrevo a sua adjectivação!

    PS - Sobre a Pax, desafio a si ou a qualquer outra pessoa do partido a um debate público sobre o papel da imprensa nestas eleições; dê a cara, escolha o sitio, a hora e o local!
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:04

    h os cartazes forma destruidos por membros do beja capital (os do PS de cá) e até foram vistos... obviamente têm as suas razões porque quem deu importancia diferente a isto foste tu, a pax e o barnabé... na cabeça gorda as pessoas não só apoiaram como sabem porque é que foram postos estes cartazes e talvez a lista nem tivesse sido totalmente preenchida não fossem as mãozinhas dos empregos a familiares, as consultas no HB e as garrafinhas de vinho...
    todas as pessoas sabem disto!...
    são iguais, uns e outros.
    o Professor araujo é que devia concorrer para eu não ter que votar em branco aqui na minha aldeia.

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - a minha posição sobre rasgar foi assumida, bem como a minha opinião sobre o cartaz!
    Sabe que estamos em profundo desacordo, mas neste blogue sempre se respeitou a diferença de opinião e vai continuar a respeitar!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17:43

    Ainda não sabemos se vai haver ou não happy-end. Agora baralhou-se e deu-se de novo. Os que faziam de maus estão quase a ser os bons- foram eles que fizeram as obras todas e o povo gosta muito deles e eles gostam muito do povo.
    Quem teve a culpa de todo este imbróglio foi o senhor h, a rádio Pax e o Barnabé. Fantástico! Com estes argumentistas é sucesso garantido.
    E agora digam lá se os aldeões, mesmo os que vêem todos os dias a Beja, são parvos.

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - Não sei que tipo de responsabilidade de quer atribuir, mas jogar barro à parede nem sempre cola, por mais que tentem!
    Os factos são claros: a CDU faz cartaz muito infeliz ( e estou a ser generoso na adjectivação), o Coordenador CDU lamenta e afasta-se!
    Agora, segundo um anónimo, alguém retirou o cartaz: se é verdade o que dizem, façam queixa às autoridades! Se é mais um boato dos que têm acontecido.. as pessoas vão formar a sua opinião!
    No meu caso, mantenho a posição de princípio: gosto de política, não suporto indecências!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:57

    e prometer empregos, arranjar umas quantas consultas e dar umas garrafinhas de vinho não é indecencia?...
    Para o que fala dos que vão a beja todos os dias apenas relembro que é bem diferente de vir à cabeça gorda uma vez por mês durante 4 anos e aos fins de semana em tempo de eleições.

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - Não percebe que o vergonhoso do cartaz é isso mesmo?!! Porque é insultuoso e pleno de insinuações?!
    Se existiram comportamentos censuráveis, digam quem, quando e como!
    Por é isso que as pessoas decentes fazem! E tem um exemplo: quando a candidatura Beja Capital se sentiu lesada, fez queixa para as entidades competentes! De forma clara e assumida!
    Mais: se a CDU se revê no cartaz, porque não o defendeu?!!!

    PS - a de prometer empregos, dá para rir!!!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:11

    Caro h:`é evidente que não pretendo atribuir-lhe qualquer tipo de culpaa si,à Pax e ao Barnabé, pelo contrário louvo-lhe a coragem para denunciar este tipo de disparates e aberrações. O post pretende apenas realçar a volta ao texto que os verdadeiros protagonistas, agora, lhe querem dar.

    ResponderEliminar
  14. Carlos T.18:19

    Desculpem-me a ignorância, mas o pessoal aficcionado da CDU continua a insistir nesta mesma táctica em todo o lado e em todas as situações!?
    Fazem as asneiras, culpam os outros, vitimizam-se e depois ainda vêm dizer que eles é que têm raZÃO atacando tudo e todos!!!
    Sinceramente, tenham vergonha!!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo18:45

    Tanto alarido por causa de um cartaz na aldeia da Cabeça Gorda revela o quê? Nervosismo com a antecipação da estrondosa derrota de JPV, baixa política ou gente parva e desocupada que não tem mais com que se preocupar?

    ResponderEliminar
  16. Jorge19:45

    Como diz o Sr. Carlos, o que é estranho e perfeitamente desbaratado é não serem esses senhores, sejam eles quem fore, capazes de admitir que não agiram bem. Mas mais dsparatado é ainda virem acusar outros e pôr o mal nos outros, e os outros e os outros e os outros e mais os outros!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo19:49

    Meu Kerido H
    Ainda ás voltas com o cartaz?
    Ainda não percebeu que enquanto gasta tempo e energias a discutir um cartaz, ficam outros assuntos mais importantes para conversar.
    Em bom alentejanês (não sei se existe a palavra):
    Cague-se nisso!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo19:54

    "esta dinâmica local não pode nem deve ser extrapolada para a realidade concelhia”

    Porque no concelho a realidade é por exempo:
    Diário da República, 2.ª série — N.º 161 — 20 de Agosto de 2009
    em http://dre.pt/pdf2sdip/2009/08/161000000/3406134064.pdf

    Mais uns empregos pro pessoal. Só falta o vinho para comemorar, ou então não.

    ResponderEliminar
  19. Meu querido Vidigueira..
    eu até nem disse nada!
    E sabe bem que se há coisa que faço é promover diálogos: apenas não gosto quando baixam o nível!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo20:28

    Fico triste de ver um homem tão inteligente a perder tempo com merdas de aldeia!

    ResponderEliminar
  21. ultimo anónimo - são coisas da silly season! Em Lisboa divertem-se com as escutas do PM ou PR, nós na província andamos entretidos com um cartaz na terra cujo o nome os homens mais invejam!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo21:29

    Não conheço o Sr.Carlos T, mas ali está um bom observador. Está tudo certo o que escreveu.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo21:43

    A Cabeça Gorda sempre foi uma excelente terra, com uma mística muito especial. Já o era muito antes destes "meninos" que por lá andam agora terem nascido ou lá terem ido parar. Era uma terra que sempre fez inveja pela positiva a tantas outras do concelho e do distrito e NUNCA precisou de nenhum Partido a dizer-lhe o que havia de fazer ou onde haveria de votar.
    Sim é bom vivier na Cabeça Gorda... sempre foi, não é de agora. A diferença é que agora em cada esquina existe um cartaz como este, ou bandeiras e lonas de manifestações pregadas em cada poste ou atadas nos ferros do Mercado da Aldeia num sinal de desrespeito grande pelos valores que sempre tivemos. Respeitem a nossa liberdade, não nos queiram obrigar a votar onde não queremos!

    ResponderEliminar
  24. Bem, também porque o meu nome já foi arrastado num comentário deste ou de pretérito post sobre "o cartaz", é só uma nota brevíssima porque está quase a começar a minha telenovela preferida.

    O que me espanta nisto tudo é a tremenda e inacreditável falta de "tacto" político.

    Vejamos: Os cartazes da CDU espalhados pelos mais estratégicos locais da Cabeça Gorda são muito feios, mas muito eficazes, e, sobretudo, justos. Sim, justos. Efectivamente, a equipa da CDU da Cabeça Gorda cumpriu a esmagadora maioria das promessas eleitorais (ao contrário do executivo da CMBeja, que incumpriu quase tudo a que se propôs!). E isso deve ser assinalado e promovido. Justíssimo.

    Só que... (há sempre um senão...) no meio daqueles cartazes todos justamente prestadores de contas ao eleitorado e exortativos do bom trabalho efectuado (que efectivamente foi!), surgiu uma frase "atrasada mental". Completamente tola, ambígua, insinuante, embriagada, mesquinha, enfim... "rasca".
    "Sujar" de forma vaga e alegórica com efeito de largo espectro sobre os adversários políticos, é uma mácula que envergonha.
    Por isso, aquela frase devia ter saído daquele cartaz pela mão dos seus autores, e acompanhada de um pedido de desculpas expresso.
    Mas (passei há pouco pelo cartaz), pelo estado em que o cartaz está, semi-rasgado, é de acreditar que foi obra de um opositor político. E assim sendo, esteve muito mal, esteve pessimamente, porque a política indecente não se combate com vandalismo político.

    E é só.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo22:10

    Mas a CDU da Cabeça Gorda anda a fazer campanha por Pulido Valente? É que outra acção destas em mais uma qualquer freguesia rural e o Xico Santos perde mesmo a eleição! Quanto a empregos oferecidos o melhor dos últimos 4 anos foi o de vereador a meio tempo e o contemplado foi José Monge. Palminhas!!! E imaginem quem ofereceu? Certo!!!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo09:53

    Abaixo a política de baixo nível e as tentativas de desculpação através do ataque a tudo o que mexe. Deviam ter retirado de imediato os ditos cartazes e pedido desculpa que era a unica coisa que deviam ter feito e que lhes ficava muitissimo bem... porque quem ouviu as declarações do senhor da CDU na rádio até fica com a cabeça a andar à roda de tanta hipocrisia.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo13:52

    Mandar retirar o cartaz e pedir desculpas? NÃO ACREDITO!
    Muito provavelmente alguém rasgará os cartazes e vão dizer que foi a malta do PS! Assim não pedem desculpas, nem tiram os cartazes e ainda saem com um óscar para os Coitadinhos Principais!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo19:39

    "Os cartazes foram destruídos por membros do beja capital (Os do PS de cá) e até foram vistos..." - sublime!
    Hoje falei com um honrado habitante da Cabeça Gorda qu e garantiu que ninguém do PS tocou em qualquer cartaz - Impressionante! Aliás os cartazes estão lá no mesmo sitio, um pouco rasgados, é verdade, mas legíveis ( as consultas o hospital e o vinho). Mão que teve â mão a sua destruição não o fez porque não quis - Agatha Cristie no seu melhor

    ResponderEliminar
  29. Pois... Se há testemunhas do rasganço dos cartazes, os intérpretes do acto deviam ser denunciados. Se foi um opositor político, então é um gesto de grande insensatez. Se foi alguém da CDU, então redobra-se a baixaria, alastrando o ónus da suspeita para os adversários.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo23:36

    A VERDADE DEVE SER DITA!!

    ResponderEliminar
  31. Anónimo01:23

    Até aqui a verdade é a seguinte: os cartazes não foram destruidos, estão no local onde os puseram, estão um bocadinho rasgados, mas consegue ler-se o que está lá escrito. Portanto já alguém aqui mentiu e foi quem afirmou que os cartazes tinham sido destruidos e tinham sido vistos elementos de Beja capital (O PS de lá) a faze-lo

    ResponderEliminar
  32. Anónimo09:27

    E ao contrário do que disseram por aqui os tais "alinhados", todas as pessoas da Cabeça Gorda com quem conversei condenam esses cartazes de mau gosto.
    Quando o trabalho que se faz é bom, honesto e ALTRUÍSTA não se precisa de atacar os outros, basta ter confiança no que fez.
    Condenáveis esses cartazes e quem os idealizou e colocou!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo14:18

    Estas coisas depois vão-se ver daqui a uns meses.. Há quatro anos tinham um cartaz a falar também da oferta de canetas e isqueiros à população nestas alturas.. sabem o que aconteceu? - depois de eles ganharam a junta e terem tomado posse descobriram que essas canetas e isqueiros estavam por pagar do anterior pessoal do PS(as contas são públicas, penso eu) e mais qulquer coisa do género o que prefazia um valor razoável. Deixemos passar as eleições e depois as pessoas com calma começam a revelar essas e outras coisas.. Não votei neles há quatro anos mas ganharam o meu repeito pela forma séria com que desenvolvem trabalho onde estão metidos...

    ResponderEliminar
  34. Ultimos anónimos - Para terminar esta questão infeliz, que agora sabemos ter o apoio do Dr. Francisco Santos!
    Se existiram comportamentos inadequados, devem ser censurados: nesse caso, digam quem, onde, como, quando! Como fez a Beja Capital em relação a comportamentos pouco éticos da CMB!
    Fazer aquele cartaz é criar um espírito de insinuação, é criar suspeitas sobre as pessoas que dão a cara pela candidatura, ou seja, em bom português, uma canalhice!

    ResponderEliminar
  35. Anónimo16:20

    Se o presidente da Câmara protege e dá cobertura a estes talentosos estrategas, então, caros concidadãos, onde estaremos nós metidos?!

    ResponderEliminar
  36. @anónimo - Deu! E tenho de reconhecer que me enganei! Sempre pensei que os iria mandar retirar! Não o fez! Pessoalmente, escolho não qualificar nem comentar!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo21:41

    H não achas que as águas bravas poderiam chegar até Beja?
    Quem sabe até os navios que JP pôs a navegar no Guadiana ... ou é imaginação minha, ou o candidato Jorge Pulido propôs assim umas coisas deste género em Mértola.
    Vamos ver o que se reserva para Beja, lançamento de foguetões ou algo do género.

    ResponderEliminar
  38. @ultimo anónimo - Tenho um conhecimento mais superficial de Mertola. MAs conheço bem a realidade de Beja: e sei, como o meu caro sabe, que Pulido VAlente desafiou Francisco Santos para debater o cumprimento dos respectivos programas e que FS teve medo e fugiu do debate!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!