sábado, dezembro 05, 2009

Folhado de salmão em cama de espinafres...

Para confeccionar este prato é crucial comprar um salmão inteiro, obrigatoriamente do Oceano Atlântico ( e este pormenor é crucial, porquanto o salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução), com peso que deve variar entre um e muitos quilos! O salmão deve ser deixado a apurar durante 24h a 36h, em cama de sal, com limão, pimenta e especiarias diversas!
Posteriormente o salmão deve ser despido, usando uma faca afiada, de poucos centimetros, retirando a pele, sempre da esquerda para a direita, de baixo para cima, deixando a cabeça incólume! Posteriormente corta-se a cabeça e coloca-se de lado!
Corte o salmão em gulosas fatias, com cerca de 3 centímetros de espessura e cerca de uns quantos de comprimento, colocar numa tábua de madeira, com sal e limão, a gosto!
O folhado deverá ser impreterivelmente feito com massa fresca que deve ser feita com doze horas de antecedência estendida e exposta a uma temperatura nunca superior a 20º e jamais inferior a 5º.
Para fazer a cama de espinafres, aconselho espinafres frescos, comprados no Mercado Municipal, na quarta ou na sétima das bancas de legumes, situadas no piso térreo, ao lado esquerda de quem entra ou direito de quem saí, caso seja pela primeira porta! Lave muito bem os espinafres, utilizando fairy e prepare-os numa panela de alumínio, mexendo paulatinamente com colher de pau!
Quando os espinafres estiverem prontos, faça a cama na massa folhada, deixando repousar trinta minutos: coloque o salmão por cima, rectifique os temperos e depois de deixar respirar, coloque a massa por cima, fechando o salmão, fazendo ligeiros cortes na diagonal e coloque no forno. Muito importante: o forno deve estar quente, com uma temperatura próxima dos 250 graus! Acompanhe com uma salada verde, com maça!
Outra possibilidade é deixar de ser parvo, ir ao Pingo Doce e comprar o folhado de salmão congelado, por no forno e servir em lingerie e dizer que foi a leitora a fazer! Perceba uma coisa: se tem de seguir os meus conselhos para fazer o jantar, acredite que o seu namorado/marido reconhece em si outras qualidades!!!

5 comentários:

  1. Anónimo00:26

    Excepcional! A sua escrita é um prodígio!

    ResponderEliminar
  2. Não me diga que só agora deu conta que já tinha sido inventada a roda?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:54

    bem que o nome do prato tinha sido referido num caso prático e fiquei com curiosidade lol...curiosidade satisfeita...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:44

    Esta receita so me lembra o caso prático !

    LOL

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!