terça-feira, maio 31, 2011

As razões do meu voto envergonhado: longo e chato!


Já o disse, já o escrevi e hoje reafirmo, Domingo ninguém pode ficar em casa! Porque abster-se – ou votar branco ou nulo, nestas eleições – é abdicar do direito de escolher, é colocar nas mãos dos outros o nosso destino, num abjecto egoísmo de indiferença! E quem se recusa a tomar uma posição, não tem direito para protestar depois! Pelo que fica dito, seja onde for, sejam quais forem os ditames da sua consciência, Domingo faça a sua escolha e vá votar!
Estou convicto que José Sócrates foi o melhor Primeiro-Ministro da democracia portuguesa! Carrego em mim a crença de que se Sócrates tivesse tido as condições únicas de Cavaco Silva, Portugal estaria hoje mais forte, mais sólido, sem necessidade de mendigar avultadas esmolas! Sócrates tem razão quando afirma que o grande problema de Portugal são as corporações: e foi excepcional quando teve coragem para enfrentar os lobbies da saúde e da educação, teve razão mas foi inábil, desastrado e mal aconselhado quando procurou reformar o cancro da justiça! O futuro vai dar razão a este PM pelo seu trabalho nas energias alternativas, na reforma na Segurança Social e na modernização na nossa parca indústria e numa visão estratégica de internacionalização!
Mas infelizmente lá para 2008 Sócrates deixou de governar e teve como única preocupação ficar no Governo! Rodeado de incompetentes, com demasiados amiguinhos do seu tempo de juventude partidária para dar emprego, perdido numa patética mania de fingir que governa apenas para agradar as sondagens, numa péssima relação com a verdade, sem rumo, sem norte, sem sentido, permitiu que Portugal caminhasse alegremente para o abismo! Repito o que uma vez já escrevi: estamos todos fartos do Sócrates, temo é que muitos estejam fartos pelas razões erradas! Porque o mau Sócrates não é o arrogante dos primeiros anos! O mau Sócrates é o que procurou dar tudo a todos quando já nada havia para dar!
Se votasse em Lisboa votava Paulo Portas! Apesar da irritante mania de falsificar gráficos! Porque apesar de tudo, dos cinco é o melhor preparado! Ou no MEP como fiz nas Europeias! Mas voto em Beja! E aqui votar MEP ou CDS-PP era desperdiçar um voto! Como me aborrece votar num candidato que ninguém sabe quem é! Pelo que, por exclusão de partes, com mais dúvidas que certezas, irei votar PSD! Sobretudo pelo Carlos Moedas!
Os políticos, tal como as mulheres e os melões, só depois de se provar é que podemos saber como são! Mas Pedro Passos Coelho oferece-me tremendas dúvidas! Assustam-me as suas companhias – basta ver quem o apoiou por Beja nas eleições internas -, parece-me impreparado, sem um rumo definido, confundido economia liberal com colocar o estado ao serviço dos interesses económicos privados, sem o arrojo para dar o necessário muro na mesa!
Mas apesar de tudo, é preciso mudar de vida! E quem nos conduziu até aqui já não tem a força, a imaginação, a coragem para inverter o rumo! E a credibilidade! Mal ou bem, Passos Coelho simboliza uma minúscula aragem de mudança!

28 comentários:

  1. O Paulo POrtas é candidato por Aveiro!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:17

    Eu também vou votar Carlos Moedas! Porque Beja Merece representantes no governo que olhem por esta cidade e região!!!!

    ResponderEliminar
  3. Freerider - Eu sei! Mas em Lx o CDS elege deputados!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:33

    Eu discordo em relação aos melões: não os sabe escolher sem provar?

    ResponderEliminar
  5. Filipe C02:56

    Ó Hugo mas que disparate, então o MEP e o CDS não elegem deputados, portanto o voto é desperdiçado, mas no PSD que também não elege o voto já não é desperdiçado? Parca lógica essa, ou menos diz que votas no Carlos porque é amigo.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo09:26

    Nas ultimas votei PS agora quero mudança por isso voto PSD

    ResponderEliminar
  7. Dica09:34

    Eu mantenho coerência de independente e votarei novamente PS, porque foi com o PS que se fez o Alqueva ( com antecipação de mais de 10 anos), o Aeroporto de Beja e se está a construir a auto-estrada IP 8 Sines para Beja, tudo isto é investimento e desenvolvimento para novos postos de trabalho.

    Prometeu e cumpriu com coragem e com o Alentejo, o que mais ninguém fez em 36 anos de democracia.

    ResponderEliminar
  8. Não concordo com a primeira parte do post, já que não encontro nenhuma competência no referido suposto Eng. para governar o que quer que seja, daí o desgoverno a que chegámos.
    Eu também estou condenado a votar PSD, embora me identifique muito mais com a política do CDS, mas como voto em Beja, sinto que o meu voto só é útil caso sirva para eleger alguém, caso contrário é um voto deitado ao lixo. Ainda bem que desta vez o PSD tem por Beja um candidato cujo currículo admiro e em quem vejo competência para fazer algo pelo País.
    Para terminar... no que respeita ao PPC, não vejo grandes diferenças no que respeita à inexperiência do que era o JS quando foi eleito (a não ser que queiramos apontar a experiência Freeport). Acredito isso sim que o PSD tem é muito mais capacidade de mobilizar gente competente nos mais diversos sectores.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo09:46

    Ora porra !!!!!

    Continuo a achar que o meu voto em branco é tão legitimo , honesto até , como os demais que continuam a preferir quem está no sistema .

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:13

    Eu sei que não vou por aí! Esse caminho trilhado pelo PS e igualmente pelo PSD deu os resultados que todos vemos, ou não é verdade? E acha que mudando algures uma pessoa (candidato) as coisas eram muito diferentes? Qual moedas! ainda se fossem notas das grandes!!!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo10:28

    Votarei também PS, acho que Passos Coelho já demonstrou bem que não dá para o serviço.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:04

    Filipe C - Este ano há uma clara possibilidade do PSD eleger por Beja! Há dois anos ficou a menos de 2000 e na actual conjuntura é possível!
    Mais. Lamento que o CDS não aposte em gente boa de Beja para seu candidato! Tu, por exemplo!
    Abraço
    h (sem conseguir comentar!!!)

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:05

    PM - Não vou discutir: a sua opinião é tão respeitável como a minha! Mas.. só uma referência: JS quando foi eleito já tinha a experiência de ter sido Ministro do Ambiente, para muitos, um excelente Ministro! Aliás.. foi esse desempenho que lhe deu a maioria absoluta sólida do primeiro mandato!
    h

    ResponderEliminar
  14. Anónimo12:11

    Discordo de si mas aplaudo a frontalidade e a integridade com que assume as suas convicções! O papel de um opinio maker é assumir as suas posições!

    ResponderEliminar
  15. @anónimo - Não sou essa coisa que me chamou! Recuso! Sou apenas um tipo que gosta de dizer o que pensa e aceita pagar esse preço!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo ou h @11.05 - não acho que o papel do JS em Ministro do Ambiente tenha sido assim tão bom. Assim de repente lembro-me(e referi-o no meu post)do caso Freeport, das co-incinerações de resíduos, só para falar de questões mais mediáticas. Não me lembro de nenhum aspecto relevante, positivo da sua passagem pelo Ministério do Ambiente. Talvez tenha sido um treino para aprender a nada fazer, fingindo que se faz muito.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo17:41

    PM - Bem sei que para as pessoas de Beja, dizer que o Polis foi uma boa ideia, pode ser estranho! Mas foi! Sobre as co-incinerações, sempre defendi!
    Em relação ao Freeport, o que aconteceu?! Sabe?!
    h

    ResponderEliminar
  18. Zéi19:49

    Ora ai está o busílis da questão, o não saber o que se passou no freeport, é que me suscita mais dúvidas, já para não falar do inglês técnico por fax, das orgulhosas obras de engenharia civil assinadas( sim, uma coisa é ser controverso, como o Chris Bangle, outra é ser horripilante), do caso mal explicado TVI-PT, ou do blogger do queijo limiano... são tantas coisas que sinceramente dúvide que se arranje maus motivos para por o "engenhero" a mexer.
    O que me faz mais confusão, são pessoas como o António Vitorino, que de parvo não tem nada, anda tudo no beija-mão ao líder.
    Sobre PPC, não dúvido da seriedade dele, mas sim dos que o rodeiam.

    ResponderEliminar
  19. Ferrão01:22

    Zéi: o PS, ao contrário do PSD, mobiliza-se completamente para apoiar o seu líder, independentemente de concordar ou não com ele. As fracturas só se notam após resultados eleitorais desfavoráveis, quando o líder perdedor acaba por sair pelo seu pé e aceitar o seu destino. Se Sócrates perder, António José Seguro quererá estar na linha da frente para lhe suceder, mas não é de excluir que uma figura mais forte e mais experiente (e mais discordante ainda) como João Cravinho avance.

    Já o PSD, deixa transparecer a toda a hora o quanto diferentes são mesmo os seus militantes (o que, surpreendentemente, não está a acontecer neste acto eleitoral). Mesmo quando são Governo, existem vozes de discordância sempre a surgir. E quando não são, as convulsões internas atingem picos absurdos. Como andar a trocar de líder de 6 em 6 meses...

    Já agora, convido-vos a ler esta notícia.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=487981

    O povo não quer mais falsas garantias de segurança. O que nós queremos é a verdade. E, hoje, PPC disse-a... Esta diferença de postura na recta da meta talvez devolverá ao PSD a vitória, que a determinada altura parecia tremida (por culpa própria).

    ResponderEliminar
  20. Anónimo01:51

    Já sabia que este Hugo era meio idiota, mas com este post confirmei que é um autêntico cretino. O melhor PM da democracia??? Esta é de bradar aos céus. Um corrupto, um falso, um mentiroso. Ah pois, coitadinho, a culpa foi de estar mal rodeado, uma autêntica vítima. E sim, a história demonstrará quem foi JS, a maior desgraça para Portugal dos últimos 100 anos. Mas pronto, o homem lá pôs umas ventoinhas no cimo dos montes, foi um génio. Ah, é verdade e o aeroporto de Beja, o mais ecológico do país, onde nunca há ruído nem poluição (nem aviões). Realmente, Hugo, você não passa de um provinciano deslumbrado com pirotecnias.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo08:54

    É tão decadente quando surge alguém que perde de imediato o significado dos seus argumentos quando só o que sabe fazer é ofensa furtuita...é lamentável..mas, como diz o velho ditado de sabedoria popular: "as ofensas ficam com quem as diz".

    ResponderEliminar
  22. jocasipe10:25

    Mais um voto para o CM. Considero-o mais util que votar CDS, pelo menos no nosso distrito. Por favor, mandem o socrates para a Venezuela! Ele que vá chatear o Chavez, que por cá já tivemos a nossa dose de leão. Vai, socrates, e nunca mais voltes! Portugal agradece!

    ResponderEliminar
  23. @anónimo - eu sou meio idiota e você ainda perde tempo a ler-me??!! E a comentar?
    Não entendo!

    ps - com pirotecnias??? Falei uma vez de foguetes... para perceber como tinham explodido tanto dinheiro... que desapareceu!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo11:34

    @1.51 - Assim se vê, a democracia do PCP! Insultanto quem pensa diferente! patéticos!

    ResponderEliminar
  25. @anónimo - Não é exclusivo do PCP! Se tomou atenção à campanha, raras vezes se viu tanta mentira, tanta demagogia, tanta intolerância!
    Eu até podia perguntar ao anónimo quem foi, para ele, o melhor PM destes anos, mas.. o comentário é tipico de quem se recusou a debater, que prefere a calúnia e o ataque!
    São posturas na vida! Eu preferi defender o que acredito e respeitar quem pensa diferente!

    ResponderEliminar
  26. A pedido do "dono" do blog e como não se deve misturar amor com política, mas que por uma estranha razão qualquer, este fim de semana em Beja vai ser inevitável que se cruzem.
    Era para fazer o comentário no do amor mas fui canalizado para aqui.

    Ontem em Moura jantar do PSD, com uma sala cheia no "Celeiro".
    Com Carlos Moedas, Eduardo Catroga e Rui Gomes da Silva, foram expostas as ideias do PSD pelos intervenientes sem uma única alusão aos lideres dos outros partidos. Um exemplo que todos deveriam seguir...

    Não vi excursões nem charters da China, de Marrocos, do Paquistão, do Kasarquistão, do Azerbeijão, das Pias ou de Serpa, tudo em viatura própria e em troca do Jantarinho pagámos 15€.

    Éramos todos autóctones.

    ResponderEliminar
  27. Hewitt15:12

    Eu só te digo uma coisa. A Justiça tem um lobby filha da puta! Sócrates reformulou o mapa judicial que, para todos, era uma imbecilidade, mas que agora, vem com a força toda aos ombros da Troika. Eu não sei, nem conheço o Carlos Moedas. Mas uma coisa eu sei e tenho muito medo: o PSD está cheio de corporações! E a principal é da alta finança. Eu jogo pelo seguro e não vou nas cantigas da comunicação social. Eu voto Sócrates.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!