quinta-feira, maio 12, 2011

Leitura expressamente proibida a não finalistas, pessoas com dores nas costas, homens a fazer dieta e mulheres ninfomanicas ou taradas!


Sábado de manhã poderia ser mais um sábado! Um sábado igual a todos os outros, cujas manhas terminam a ler o expresso no café de sempre! Para a maioria dos ouvintes, será apenas um dia comum, que não fica não deixa história nem fica na memória da gente! Mas para algumas centenas de jovens e milhares de familiares, este sábado é um dos raros dias cuja memória se estende por toda uma vida, aqueles instantes eternos que passamos a vida a perseguir!
Quando a cidade ainda estiver sonolenta a despertar do sono torpe de uma sexta-feira, os finalistas do IPBeja comemoram a Benção das Pastas que, de certo modo, simboliza a conclusão da sua licenciatura! E vou lá estar a sorrir com eles! Mentiria se dissesse que perdi a conta de quantas vezes fui padrinho de curso, porque recordo todas e cada uma, porque é sempre um convite que me envaidece e me deixa feliz, o pedaço de partilha!
É um privilégio trabalhar com jovens adultos e adultos menos jovens há treze anos! Especialmente os mais novos; conhece-los miúdos, carregados de borbulhas, dúvidas e medos, senti-los a crescer, vê-los a rir, perceber que choram e sofrem, perceber que fazem tantas asneiras – as mesmas que eu fiz, quando tinha a idade deles – que lutam, se esforçam e sonham para construir um melhor amanhã, - nestes tempos confusos de tantas e complexas tempestades, tantas vezes o orgulho dos seus pais que abdicaram de si por eles! E depois, reencontrá-los, homens e mulheres feitos, que nos cumprimentam com um abraço, um sorriso e uma palavra de ternura! Que se fornique a decência, mas é verdade que sonho ter 70 anos e já caquéctico e baboso, arrastar-me nos corredores da escola, procurando partilhar o muito pouco que sei!
Quando sábado subir ao palco para entregar as pastas, vou abraçar um bando maravilhoso de miúdos, muitos deles que sofreram com lágrimas quando descobriram que estavam condenados a estudar numa estranha cidade chamada Beja e hoje, são mais bejenses que tantos energúmenos que viveram sempre aqui, jovens que vão para onde forem leva um pouco de Beja com eles e uma imensa saudade e o desejo de regressaram tantas vezes como possível, que partem em lágrimas com tristeza imensa de deixar aquilo que nos feliz e vamos recordar para sempre! Sábado vou abraçar quem está, recordar em silêncio quem partiu, - porque as lembranças são eternas - , e dizer obrigado, as meus finalistas, aos outros finalistas, aos que já foram ou um dia serão, agradecendo-lhe a imensa honra de há tantos anos me ensinaram tanto!  E repetir o que digo há anos: sejam quais forem os caminhos da vossa vida, façam-me o especial de favor de ser obscenamente felizes!


ADENDA: Eu sei que devido a um problema no blogger os comentários desapareceram! Mas não os esqueci! Obrigado!

8 comentários:

  1. Anónimo01:36

    Apesar de professor, é sobretudo um amigo dos seus alunos.
    Obrigada mais uma vez pelas palavrinhas ao longo deste percurso.
    Marta Rosado

    ResponderEliminar
  2. Anónimo04:16

    Passei por cá e permita-me que subscreva com admiração o seu texto com o qual me identifico na integra linhas e entrelinhas e vivência de dezoito anos, Cá por Chaves com estudantes de licenciatura( e posteriormente de pós-licenciatura)...

    Também sinto isso Assim...
    Cumprimento-o
    Isabel Seixas

    ResponderEliminar
  3. Anónimo04:56

    Além de um dos melhores professores do IPBeja (sendo dos muito poucos que era capaz de ter uma aula, das 8h da manha de sexta feira, cheia lol)alem de um grande exemplo, é também um grande amigo.

    Um daqueles professores que consegue distanciar-se do papel de professor e encarar na perfeição o papel de amigo.

    Um daqueles que tem sempre uma palavra sábia e/ou divertida a dizer.

    Neste sábado lá irão os seus alunos de Gestão dar-lhe esse grande abraço que prometeu.

    Abraço
    Luis Caixinha

    P.S. - Até me arrepiei ao ler o texto (de bonito e comovente que é), e tou a ser sincero

    ResponderEliminar
  4. Inibida de comentar, porque expressamente proibida de ler.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:14

    Estou arrepiado! Obrigado Professor!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:25

    eu faço minhas, as palavras do meu amigo caixinha.

    um grande abraço
    Lúcia Dimas

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:05

    Obrigado Professor!
    ARA

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:45

    Caro H, em perfeito desrespeito, porque já pude ler, mas não podia neste caso concreto, realço no entanto que o seu sonho me interpelou como um,entre outros que terá, propósito de vida muito positivo! Certezas destas devem dar-lhe um passo muito firme... Admiro, e para mim é um Professor, no verdadeiro e mais puro sentido da palavra!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!