domingo, maio 22, 2011

O primeiro dia do resto da vida...

Hoje pode ser o primeiro dia do resto da vida de Beja! Porque é o primeiro dia do Aeroporto! Porque é hoje que começam os voos a sérios! Apenas um por semana? Sim! Claro que é pouco! Mas este é um projeto para décadas e que não se esgota na aviação comercial de passageiros!
Com a adaptação do Aeroporto foi-nos oferecida uma cana de pesca! Agora é a vez do alentejanos provarem que sabem pescar! Sem desculpas, sem tretas, sem merdas!

63 comentários:

  1. Anónimo00:13

    Se sabem!!!! E "dá-se a volta ao medo e dá-se a volta o mundo"...

    21 +1 :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:13

    Lá está este com as ilusões da puberdade.

    Beja não tem nem nunca terá, nem nada justifica que o tenha, um aeroporto comercial.

    Vai ser um voo por semana, depois um de duas em duas semanas, um por mês, um de vez em quando, um quando Deus quiser até que voo nenhum.

    Cá estaremos para ver...

    ResponderEliminar
  3. MARIA FLORES14:28

    A beleza do Alentejo , a nossa gastronomia , a qualidade dos vinhos e a nossa hospitalidade irão tornar Beja um destino de excelência

    ResponderEliminar
  4. HÁ ANÓNIMOS Q DÃO MM NERVOS. É POR CAUSA DE GAJOS DESTES Q A COISA CUSTA TANTO A IR PRA FRENTE. VELHOS DO RESTELO . . .

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:40

    S: eu não sou o anónimo da 1.13 e concordo inteiramente consigo, no entanto, por haver pessoas assim (pq haverá sempre) faz com que nós nos esmeremos na construção positiva !! E, depois, alguém vai ter que engolir os agoiros..

    cumps.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:08

    Diga isso ao ponta de lança das agências de ratting , o Carlos Moedas , e ele lhe dirá que o aeroporto não serve para nada

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:17

    actualmente, como já todos sabemos, o melhor político é ser apolítico, porque só assim se consegue servir os interesses dos cidadãos e das regiões, com imparcialidade e a curto, a médio e a longo prazo,numa estratégia que vai muito para além das pseudodivergências dos coloridos dos (des)governos.

    A1

    ResponderEliminar
  8. @anónimo 1.13 - Há quem acredite que Portugal é lisboa e Porto e o resto é paisagem! Eu acredito que Portugal é muito mais que isso! E tento lutar por isso!

    ResponderEliminar
  9. MARIA FLORES22:23

    Anónimo das 16 h 08 m.
    Porque será que existem em Beja pessoas com um instinto aoutofágico.?
    O Carlos Moedas tal como o actual M. da Agricultura ( António Serrano ) são dois exemplos para toda a juventude Alentejana.Filhos de pessoas humildes souberam impor a sua capacidade intelectual , o seu trabalho o seu esforço , tornando-se um exemplo para todos.
    Se ao longo das ultimas décadas tivessemos tido muitos Moedas , muitos Ant. Serrano , muitoas Graça Carvalho talvez não estivessemos na miséria em que nos encontramos

    ResponderEliminar
  10. Maria flores - subscrevo-a todinha!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:33

    Maria Flores:
    Concordando consigo, deixo a pergunta: Será que Beja merece ? ou será que só tem tido realmente aquilo que merece ? Carlos Moedas, António Serrano e Graça Carvalho, não pertencerão a outra "galáxia"?? Não nos podemos esquecer que Beja trata mal os seus e enfeuda-se a estranhos !

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:37

    Meu caro H ... concordo com tudo o que disse, mas olhe que temos que mudar algumas mentalidades. Para já uma coisa eu sei, que os voos não cheguem ao domingo a Beja, porque o pessoal vai passar uma fomeca!!!!! É que os dignos empresários da restauração de Beja querem beber uns copos ao sábado à noite e a ressaca não os deixa abrir os restaurantes ao domingo. Até os restaurantes mais recentes da cidade já entraram na mesma onda de fechar ao domingo. Assim, pergunto eu, como é que querem motivar as pessoas para comer e deixar algum $$$ na cidade ao domingo? Ficará assim tão caro abrir ao domingo? Ou será que nos temos que contentar com 1 ou 2 restaurantes que abrem a esse dia? E depois ainda há aqui alguém que vem falar em boa gastronomia? ... bem, sempre é verdade que o MAC está aberto a esse dia. Vamos propor que eles sirvam um MCMenu Alentejano com hambúrguer de migas, batatas com aroma a açorda e um gelado McFlurry de trouxas de ovos.

    ResponderEliminar
  13. meu caro anónimo - volte a ler a minha ultima frase...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo23:19

    eu acho que o A das 22.37, ainda que com um travo amargo, tb está a pugnar por Beja.
    Sem dúvida que é preciso fazer um esforço concertado, para que não se avance apenas numa vertente sem descurar as demais, contudo, pessoalmente,(e concordará comigo) é mais construtivo apontar caminhos e propostas de soluções, do que repisar o que todos sabemos que está menos bem.

    B2

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23:23

    H: para quando uma nova musiquice ???? Pleeeeease !!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo01:16

    Já vejo vir pelos ares jumbos e concordes apinhados, oh maravilha das eras futuras: Beja e o seu aeroporto. Os restaurantes cheios, as piscinas repletas, as planícies plenas de turistas. O Hugo a recitar odes ao progresso, a cidade engalanada de penas de pavão. O museu municipal e o pax julia, a biblioteca e a galeria, oh tempos, oh costumes, por aqui passa o devir da Humanidade.

    Caí no chão e acordei.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo01:26

    Esse é o teu problema! Caiste demasiadas vezes no chão com os cornos e ficaste parvo assim!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo01:33

    E tu foi de comeres fardos de palha.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo08:32

    Antes palha que cornos rsrsrsrs

    ResponderEliminar
  20. Anónimo10:13

    Você lá sabe. Se tem uma preferência é porque já experimentou ambas.

    ResponderEliminar
  21. @anónimo - Por acaso não entendo porque tanta gente gastou tanto tempo a defender o aeroporto! Porque se fizeram tantos estudos! Porque há gente interessada em investir!
    Bastava terem conversado consigo e ficavam todos esclarecidos! Que burra esta gente que não ouve os sábios!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo11:49

    E se vc conseguisse olhar para as coisas desapaixonadamente e sem ser por olhos bejenses, seria da mesma opinião.

    E estudos há para todos os gostos e todas as conveniências. Ou já não se lembra da OTA que depois passou a Alcochete, que depois passou a coisa nenhuma? Para esses também havia estudos indiscutíveis de viabilidade e de necessidade.

    Investidores? Onde? Quais? Em que condições?

    Qualquer pessoa com um neurónio a funcionar percebe que havendo um aeroporto em Lisboa e outro em Faro, o sul do país está mais que coberto por aeroportos. Mas se vc acha que cada cidade deve ter um aeroporto internacional, pois então faça-se um em Beja, outro em Évora, outro em Castelo Branco, etc etc.

    Nem Fátima que tem um fluxo enormíssimo de turistas tem um aeroporto, qto mais Beja. Tenha juízo!

    Mas como já alguém disse, o tempo demonstrará a verdade dos factos e a realidade das coisas. Não vale a pena discutir com ilusões e com iludidos. É o mesmo que debater a existência de Deus.

    ResponderEliminar
  23. A Ryanair por exemplo, só não instalou em Beja a sua base, porque os sucessivos governos deixaram atrasar mais de uma década o Aeroporto! Mas.. o que percebem eles disto!

    Sobre o resto... há anos que defendo dois/três pequenos aeroportos de segunda linha para apoiar os 3 do continente! Muito mais razoável que gastar loucuras numa Ota/alcochete e numa lógica de desenvolvimento integrado no País! E tendo por base aeroportos mistos que têm custos de exploração reduzidissimos!
    Mas.. discutir com pessoas que apenas conseguem ver a um dois anos é muito complicado!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo12:03

    Se demolissem o aeroporto e plantassem em toda aquela área olival e vinha, davam mais dinheiro e benefício à região do que qualquer aeroporto algum dia dará.

    Isto para já não falar nas questões ambientais.

    Mas não, parece que é preferível ter ali aquele mamarracho que acabará inevitavelmente por cair de podre.

    Eu sei, Hugo, vc gostava muito de ter um aeroporto na cidade para passear por essas europas, por essas américas, para se sentir um pouco menos provinciano, um pouco menos desenvolvido, um pouco menos bejense... O problema é que é precisamente nessa mentalidade que reside o seu provincianismo.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo12:04

    Um erro: eu queria dizer subdesenvolvido. Faço a correcção.

    ResponderEliminar
  26. @anónimo - até podemos "terraplanar" Beja inteira e plantar aqui vinha e azeite! E vai o País todo para Lisboa e Porto, onde as pessoas se sentem mais modernas, mais eloquentes, mais inteligentes!
    Eu... vivi por Lisboa e escolhi ficar em Beja! E tenho resisto a regressar, porque acredito que o País é muito mais do que isso!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo12:12

    E eu também. Sou de Lisboa, vivi lá 27 anos, vim para cá e cá me deixei ficar. Mas isso não me impede de perceber que um aeroporto em Beja não serve rigorosamente a ninguém nem para nada. Não passa de um elefante branco.

    Quanto a terraplanar Beja inteira... bem, também não exageremos, mas lá que há por aqui muita coisa que merecia ser terraplanada, lá isso...

    ResponderEliminar
  28. @anónimo - voce tem noção de quanto se gastou???!!
    Ninguem fez um aeroporto em Beja! Adaptou-se um excepcional aeroporto que os alemães fizeram! Elefante branco era deixar aquilo como estava para os militares brincarem aos aviões!!!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo12:24

    para os militares brincarem aos aviões!!!

    Desculpe Prof a palavra brincar e um tanto ofensiva pois tal como eu sabe que a suberania nacional, e "mantida" pelas FFAA ( e nao só) é uma mal necessario, brincar nao foi a palavra mais feliz. Quanto ao aeroporto acho que foi uma decisao acertada e talvez tardia, temos como exemplo o aeroporto das Lages (nos Açores) que ha anos funciona nos moldes de partilha com os militares, e estes conseguem "brincar" na mesma aos avioes, comprindo assim a missao que lhe esta confiada.

    J.Paulino

    ResponderEliminar
  30. J.Paulino - Abraço! :D

    ResponderEliminar
  31. Vi agora o título da notícia do Publico! Mete nojo! Mas não surpreende!

    ResponderEliminar
  32. Anónimo17:21

    49 passageiros, mas só 4 turistas? Ui que fartura! Devem ter chegado para encher a tasca do Ti Zé.

    Ora bem, 4 turistas vezes 22 voos dá... Beja não vai ter espaço para tantos.

    ResponderEliminar
  33. @Idiota das 17:21:
    Quando se nasce atrasado mental não se pode esperar muito..até tenho uma certa vergonha alheia da sua ignorancia e total idiotice mas acredite que é preferivel neste primeiro voo só serem 4 turistas e o resto JORNALISTAS e OPERADORES TURISTICOS que vão dar a conhecer BEJA e NÃO SÓ no mercado británico.
    Mas vá, saber utilizar a internet já é um grande passo para sí, não desista seu troll :)

    ResponderEliminar
  34. Anónimo18:37

    Na televisao só vi os turistas e jornalistas ingleses a dizerem que queriam visitar Évora lolol

    ResponderEliminar
  35. Pedro19:14

    Discordo: "Agora é a vez do alentejanos provarem que sabem pescar!". O aeroporto, enquanto for gerido pela ANA e pelo Governo, não irá evoluir. Basta ver à quanto tempo o aeroporto está pronto e anda-se as voltas com a certificação da pista, com a segurança, etc.
    Este deve ser, como se faz em Espanha, gerido pela respectiva "Comunidade".
    O que as pessoas de cá podem fazer, é divulgar a região pela Europa, e dessa forma suscitar interesse de turistas e empresas a virem. Caso contrário ninguém quer saber disto..

    O irónico é que a crise ainda nos vai ajudar, porque com o adiamentos do novo aeroporto de Lisboa, o actual em poucos anos vai esgotar, abrindo a porta...

    ResponderEliminar
  36. @pedro - defende que seja a CMB a gerir o Aeroporto?!

    ResponderEliminar
  37. @anónimo - os Turistas que aterram no Aeroporto do algarve ficam em Faro?!!
    Este é o Aeroporto do Alentejo que, obviamente, trará turistas para toda a região! é assim tão complicado de perceber?!

    ResponderEliminar
  38. Certificação da pista??? Há quantas décadas é que esta pista recebe aviões!!?? Uma pista que faz backup ao Space shuttle precisa de certificações! Ah já me esquecia serve para os militares andarem a BRINCAR à macaca enquanto o povo trabalha, não?? Realmente não estava à espera....

    ResponderEliminar
  39. As pistas da Base de Beja são 4, mas só duas estarão abertas ao tráfego civil. As pistas estão certificadas para o tráfego militar. Os civis têm outros parâmetros diferentes e necessitam de ser avaliados pelo INAC Instituto Nacional de Aviação Civil. A gerência pela CMB é possível,mas será que tem dinheiro para os boys irem tirar cursos que custam cerca de 70 mil euros cada.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo22:23

    Porque é que não dão uns avioezinhos de brincar à malta de Beja para ver se se calam?

    Já não há pachorra. Cabe lá na cabeça de alguém um aeroporto no meio de nenhures.

    Se alguma vez houver um aeroporto no Alentejo (o que seria um absurdo total) seria em Évora e nunca em Beja.

    ResponderEliminar
  41. @Bicho das 22:23:
    Enfie lá o dedo para ver se tem ovo! :)

    ResponderEliminar
  42. @anónimo - Beja não quer um Aeroporto! Beja tem um aeroporto!

    ResponderEliminar
  43. Anónimo23:08

    Beja tem um aeroporto? Nunca dei por isso.

    ResponderEliminar
  44. Não se preocupe! Daqui a uns tempos, vai dar por isso!

    ResponderEliminar
  45. Anónimo23:18

    Quantos anos?

    ResponderEliminar
  46. Falar num espaço aeronáutico é um projecto de uma década! Quem pensa que é anterior é tonto!

    ResponderEliminar
  47. Anónimo23:35

    Ok, então daqui a 10 anos falamos. Se formos vivos lol

    ResponderEliminar
  48. Há mais de dez que falo do Aeroporto! Porque - bem ou mal - genuinamente acredito!
    MAs.. o drama deste País é a total incapacidade de pensar o futuro! Vive-se num patético imediatismo idiota, onde se exigem resultados para a semana seguinte! O que explica o estado a que o País chegou...

    ResponderEliminar
  49. Pedro00:38

    H: Apesar de o aeroporto chamar-se Aeroporto de Beja, este deve ser pensado e trabalho em conjunto, por todas as Câmaras do Distrito. O problema é que isso é IMpossível, porque em Portugal os políticos colocam como principal interesse o Partido e o seu "lugarinho", em vez de pensarem que eles estão para servir a população; além disso, séria utilizado como arma entre as Câmaras CDU e PS.
    Criar uma administração para meter lá tachos também discordo. Já basta os que há por ai, com carros, gasóleo, telemóveis, cartões de crédito, etc.
    Portanto, apesar de discordar, acho quer deveria ser gerido pela Câmara de Beja, ouvindo sempre as opiniões e interesses dos outros concelhos.

    ResponderEliminar
  50. Pedro - quando praticamente se entretinha a discutir "miudências", muitas vezes escrevi aqui sobre o day after, nomeadamente sobre quem devia gerir o Aeroporto! A opção Ana nunca foi do meu agrado! Preferia uma entidade regional - a EDAB - com todos os seus defeitos ou, preferencialmente, uma entidade privada com apetência para fazer concorrência à Ana!
    A CMB... já tem competências bastantes...

    ResponderEliminar
  51. Anónimo11:31

    Substituam a Ana por uma Cátia Vanessa. Está mais de acordo com o espírito da coisa.

    ResponderEliminar
  52. Anónimo13:23

    Retirado do 31 da Armada (http://31daarmada.blogs.sapo.pt/5072595.html)

    "Beja teve o seu primeiro voo regular. E com 4 passageiros que pagaram bilhete. O aeroporto custou 33 milhões de euros. Vamos fazer as contas. Os voos são semanais. Este teve quatro passageiros. Cada passageiro pagou…imaginemos generosamente...10 euros de taxas. Quatro vezes dez são quarenta. Vezes 52 dá 2080. 2080 euros de receitas por ano. A este ritmo o investimento inicial no aeroporto ficará pago no ano...17876. Estamos em 2011. É num instante."

    ResponderEliminar
  53. @anónimo - quem escreveu este trecho é um idiota! Desafiei-o para debater o Aeroporto de Beja comigo e faltou-lhe coragem! Porque fala do que não faz ideia! Mas... é um daqueles caso de menino típico da linha...
    Reproduzir as palavras dele ou perder tempo a responder-lhe é parvoíce!

    ResponderEliminar
  54. Anónimo15:15

    O distinto autor do texto, o Rodrigo Moita de Deus, foi, tal como o Hugo, um dos maiores defensores da ex-ministra da educação.

    Por isso, ficam empatados em idiotice, com um saldo ligeiramente mais positivo para o Rodrigo, por ser mais realista em relação ao aeroporto.

    ResponderEliminar
  55. @anónimo - Desconheço o que defendeu no passado! Se defendeu a reforma na educação.. é a prova que mesmo um relógio parado acerta duas vezes1
    Sobre o Aeroporto ele não tem opinião: vomita disparates demagógicos, para parvos aplaudirem!

    ResponderEliminar
  56. Anónimo15:45

    Reforma da educação? Que lindo eufemismo para a destruição da educação, divisão dos professores, burocracia sem sentido, desvalorização da carreira, etc., etc., tudo por motivos meramente economicistas e nunca com o objectivo de melhorar o ensino.

    Mas quando a avaliação chegou à sua quinta, ó da guarda que era injusta, que não tinha em conta isto e aquilo. Enquanto foi para os professores do secundário, era excelente.

    Mas enfim, isto já são conversas antigas e da fama de lambe botas da Maria de Lurdes não se safa. É você e mais uns quantos directores de Escolas Básicas e Secundárias da cidade. Fica para memória futura.

    ResponderEliminar
  57. @anónimo - Eu não defendi a avaliação! Defendi toda uma politica, do qual a avaliação fazia parte! E... não vou voltar a esta discussão! Está escrito e assinado o meu pensamento!
    Ps - uma coisa é discordar de mim! é normal, é saudável! Mas.. lambe botas??? Mas ganhei algo com isso? É minha chefe? É minha Ministra? Isso, com todo o respeito, são acusaçoes absurdas e gratuitas de quem já não sabe o que dizer!

    ResponderEliminar
  58. Anónimo16:14

    Tem razão, Hugo, peço desculpa pelo lambe botas que, no seu caso, é manifestamente um exagero.

    ResponderEliminar
  59. Um debate sem exageros é como fazer o coito sem umas nalgadinhas!!
    Abraço
    hL

    ResponderEliminar
  60. Anónimo16:22

    LOLLL O homem, você case-se que isso já começa a ser preocupante. Até já vai a reuniões de bullying só para ver as gajas.

    ResponderEliminar
  61. maria19:04

    Hilariante! O desespero e a falta de argumentos para justificar o injustificável que é o elefante rosa que (o dito "aeroporto") é tão grande que a coisa já é o Aeroporto do Alentejo. LOL

    palermas

    ResponderEliminar
  62. maria - a ignorância é uma benção! Invejo-a!

    ResponderEliminar
  63. É devido aos bairrismos parvos entre duas capitais de distrito que o país está como está. Sempre que um distrito está a comer uma gaja o outro em vez de procurar outra, quer comer aquela gaja. Por isso as rotundas, as piscinas, as casas da música, os pavilhões ás moscas, porque queremos tudo igual aos outros, porque sim.
    Porque temos direito, e deveres não.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!