sexta-feira, maio 27, 2011

Porque a vida devia ser como uma banda desenhana onde a cinderela termina nos braços do príncipe apesar do sapato ter chulé! Com Adenda!

Começa no dia 28 e prolonga-se até 12 de Junho o VII Festival de Banda Desenhada de Beja. Este Festival é uma magnifica razão para amar Beja. Passei por lá duas vezes. E nunca senti especial apelo por voltar! E sei que a maioria da cidade infelizmente partilha do mesmo sentimento que eu! O que é pena.
Tendo pesquisado e lido, constato que a iniciativa é extremamente aplaudida no meio, sendo considerado com uma (ou mesmo "a") referência naquele mercado! Que carrila para Beja centenas de pessoas e contra ventos e tempestades, vai na quinta temporada, consolidando todas as condições para crescer e tornar-se ainda mais relevante!
Temos o defeito de pensar em turismo de massas, como se todo o outro fosse irrelevante! Cometemos o pecado de valorizar muito as grandes iniciativas, esquecendo que muitas pequenas podem ter mais premência que apenas uma grande. E nem sempre acarinhamos algumas iniciativas que passam a leste dos nossos interesses. O que é um erro crasso!
O Festival de Banda Desenhada pode ser um espelho da Beja que sonhamos: uma cidade que se faz notar pela diferença, que absorve as oportunidades que a vida lhe dá, que tem a coragem de inovar e ousar construir coisas. Ainda que sejam desenhos em livros de quadradinhos...




Adenda: Não conhecia o Paulo Monteiro, o pai do Festival! Ou penso que não conhecia, porque, como sou uma besta distraída, nunca tenho a certeza! Mas foi um gosto conhece-lo! Foi nosso convidado no programa "porque há conversas e outras conversas" e foi uma delicia ver o entusiasmo, o carinho, a ternura com que o Paulo Monteiro fala neste festival, como se entrega à sua organização, como vive este evento! Recomendo ouvir o programa: uma hora a falar de sonhos, de desejos, sem queixume, é uma benção! 
Descobrir que se consegue organizar este excepcional festival, que traz milhares de pessoas a Beja, por apenas 28.000 Euros é absolutamente extraordinário!
Obrigado Paulo! Beja precisa de gente como tu! 

6 comentários:

  1. Anónimo00:19

    Não sou grande fã de BD, mas desta vez passo novamente por lá porque concordo plenamente que é preciso acarinhar as inciativas locais (mesmo as de afinidades divergentes das nossas), que dão imenso trabalho a concretizar, e que às vezes até nos podem surpreender!

    1: tb não é preciso dizer mal do sapato do príncipe;
    2: banda "desenhana" é um género erudito de BD ?

    ResponderEliminar
  2. VII festival.. mas quinta temporada ?

    ResponderEliminar
  3. PM - Este texto é como o pai natal...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:51

    Esta nova temporada do "conversas" tem sido muito esclarecedora, dinâmica e (o que mais aprecio) om um discurso construtivo, baseado nas provas dadas do que Beja já tem sido capaz de fazer, e com muita qualidade!

    Muitos Parabéns aos tertulianos e a quem por lá tem juntado a sua voz !!

    ResponderEliminar
  5. Foi um gosto ter estado quase cinco anos no "conselho de opinão"! Foi um programa novo, refrescante, que teve excelentes audiências e um enorme impacto! Aliás... notou-se pelas vezes que foi atacado! Mas esgotou-se!
    Gosto mais deste formato, gosto bastante do tom do programa!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!