quinta-feira, maio 05, 2011

Uma espécie de feira com montes de animais, alguns deles com 4 patas


Por estes dias, entre bocejos sobre o pacote do FMI ou, para ser rigoroso,  do trio a que toda a gente chama troika essa palavra genuinamente portuguesa made in Russia, porquanto dizer-se tríade seria provincianismo e redigir troica com “c”é coisa de gente que tem a mania, os bejenses vão passar horas a dizer mal da Ovibeja! E do Castro e Brito, esse malandro que insiste em trazer gente, publicidade e dinheiro para Beja, aborrecendo a cidade com pessoas, barulho e movimento!
O “argumentário” da crítica é por demais conhecido, mas sempre giro de recordar: é o facto de a feira estar sempre igual, as bandas que são sempre más, excepto quando são boas, sendo que, neste caso, as pessoas não vão ver a feira mas as bandas, o facto de a feira ser demasiado curta, quando antes era demasiado comprimida, porque os bejenses são como as mulheres e nunca se satisfazem com o tamanho, o esbanjamento de dinheiro privado e, a mais popular de todas, os preços dos bilhetes, porque, cá pelo burgo, todos os preços são bons, menos os da Ovibeja!
É fácil criticar a Ovibeja! Porque criticar é a arte mais simples do mundo! E se a crítica é feita na penumbra do anonimato, então, ainda se torna mais simples, a deliciosa verticalidade dos corcundas que escondidos na sombra atiram pedras a quem passa, orgulhosos da sua cobarde coragem! Aliás, no conforto do meu sofá branco, eu se fosse treinador do Real Madrid tinha ganho o jogo em Barcelona, porque, obviamente, mesmo sem perceber nada de futebol, sou melhor que o Mourinho!
Obviamente que ver tantos bejenses a atacar a Ovibeja é abjecto, nojento,  ordinário, mas, importa olhar para isto com candura, perceber que este prazer autofágico faz parte de nós, que em cada bejense se esconde um misantropo masoquista, que este prazer pela maledicência faz parte daquilo que somos, este estranho fado de ser tuga e, consequentemente, sendo tuga melhor que todos os outros! Por mim, repito o que antes já fiz e termino estas mal desenhadas linhas com um obrigado ao Castro e Brito e a todos aqueles que com ele ergueram esta feira: porque com todos os seus defeitos, a Ovibeja é o melhor que Beja tem para oferecer…

Adenda: Convido os leitores a lerem a crónica do Paulo Barriga que irá sair amanhã com o DA! 

18 comentários:

  1. Luís Figueira07:02

    Muito bem...

    Vejam o nosso video Rent a Camel no Youtube (23 min):

    http://www.youtube.com/watch?v=C9ZOb1oAOAI

    Um tributo ao Alentejo, à nossa cidade (que nem sempre nos trata bem!!!), e a todos aqueles com quem temos tido o prazer de colaborar.

    Porque há amigos e amigos este resolveu brindar-nos com uma surpresa. Pegou nalgumas coisas espalhadas pela net, juntou mais algumas fotos, foram escolhidas algumas músicas e saiu isto. Através de uma viagem musical desde o Alentejo até Àfrica, passando por muitos dos locais onde marcámos presença, tendo como elemento comum o Dromedário, assim vamos fazendo uma viagem junto ao mediterrâneo, de cá e de lá...

    Será um bom aperitivo para nos visitar de 4 a 8 de Maio na 28ª Ovibeja, onde irá estar"... todo o Alentejo deste Mundo" ou será "Todo o Mundo neste Alentejo..."

    ResponderEliminar
  2. Dica10:17

    O maior evento anual de Beja e do Baixo Alentejo é inequivocamente a OVIBEJA !!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:16

    Ainda bem que a CMB não propos uma medalha para a Ovibeja, que os comunistas recusavam!

    ResponderEliminar
  4. Zéi15:45

    Para algumas pessoas não há dúvida que a Ovibeja é uma vaca sagrada.
    Sem tirar o mérito a quem a projectou, idealizou e puxou por ela( que diga-se de passagem foi enorme, mas olhe que o Eng. castro Brito não recebe os únicos louros da questão), há que também tirar ilações do declínio acentuado que a mesma tem vindo a sofrer, e depois é como o outro, o maior cego...
    De louvar este ano a entrada, que elucida o visitante a conhecer a importância da floresta.
    Não queria acabar sem um VIVA A OVIBEJA.

    ResponderEliminar
  5. Zei - Só uma nota! Não vou rebater, mas, no ultimo paragrafo, faço a referência a todos aqueles que trabalharam com o Eng. Castro e Brito!

    ResponderEliminar
  6. O que tenho a denotar, e não a criticar, é que este ano existe muito mais espaço para caminhar entre stands. O que apenas significa que há menos expositores, e os que há, não são tantos da região. Ressalvo, não estou a criticar, estou a constatar um facto. E não é algo que me deixe feliz.

    Ah, e numa nota pessoal, fica também marcada pela "sobrevivência" da presença da Cooperativa de Beja e Brinches (por motivos afectivos, aldeia de belo pão e "exportadora" de gente trabalhadora para todo o Mundo), e pela finta de Sócrates, de entre outros, aos stands do IPBeja e da Ana Aeroportos. Apenas demonstra que tem assessores perspicazes...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:43

    Isso tudo para reconhecer que a Ovibeja está cada vez mais uma merda cada vez mais vazia de praticamente tudo visitantes incluidos? Quase que valia a pena pensar nisto e não enterrar a cabeçinha na areia e bater palminhas a qualquer cagadela que se faça apenas e só porque se fez "alguma coisa" em Beja!

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - percebe agora o texto?!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:05

    Caro H.
    Tens que mudar este texto, porque todos os anos dizes a mesma coisa ... porque não pensar num texto mais positivo, onde se fale da verdadeira Ovibeja, uma feira de sucesso a todos os níveis?
    Porque não falar desta Ovibeja como:

    - Sendo a maior de todas (em área e em expositores).
    - Sendo a mais barata de todas ao nível das entradas (sim, porque estamos em tempos de crise).
    - Sendo a mais limpa de todas (acabaram as mijadelas na rede).
    - Sendo aquela em que os bares deixaram de vender bebida a menores.
    - Sendo a que vai ter menos "comas" alcoólicos de sempre.
    - Sendo a que apresenta o cartaz melhor cartaz musical de sempre.

    .. e por aí ...

    Sim, porque na boca dos que tarolos e daqueles que se engordam às custas dos outros, esta será sempre a melhor Ovibeja de sempre!!!!!

    PS: O que eu sei é que o Eng. Castro e Brito não gosta de criticas ficando até visivelmente incomodado com que as faz na praça pública, mas também é verdade que esse senhor nunca mais sai do "poleiro", deixando a cadeira a outros.

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - só hoje vou ver a feira, pelo que, só poderei opinar, no programa desta tarde!
    E não me parece que o que seja repetitivo sejam as minhas palavras, mas a recorrente ladainha de estragar tudo o que por cá se faz! é contra isso que combato...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:34

    Caro H ...
    O grande problema não está aqui em discutir a importância da Ovibeja, porque importante penso que todos nós sabemos que ela é!!
    Sendo que a Ovibeja não é uma feira perfeita (porque não há feiras perfeitas), o importante era aqui reflectir sobre o que a Ovibeja tem de menos positivo, porque quer queira quer não queira há muita coisa na Ovibeja que está errada há muito tempo ... agora o que todos nós sabemos é que existem grandes interesses em manter/alimentar determinados "vícios" na feira, porque existe todo um circuito de pessoas a mamar na teta!! E quando se tenta falar nisso, lá vem a conversa do costume. É que as pessoas lidam muito mal com a crítica e quando se toca na Santa e imaculada Ovibeja, pior ainda. E mais lhe digo: se ainda não visitou a feira, pois eu já visitei e digo que o valor absurdo que se cobra à entrada não justifica o que encontramos lá dentro. A falta de expositores "de peso" foi camuflada com uma maior área atribuída a cada expositor que lá está (há stands com áreas a perder de vista); o pavilhão das lãs foi transformado numa autêntica feira de Agosto e o espaço exterior está disfarçado com automóveis e pouco mais ...
    Salva-se a Ovicopos, onde há um acentuado crescimento das bebedeiras e comas (vá lá, a Ovibeja cresce em alguma coisa que se veja e orgulhe a cidade).

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - Nunca vi a Ovibeja como uma vaca sagrada e, mais que uma vez, critiquei a feira, olhos nos olhos, de forma publica e assumida!
    E se, depois de ver a feira, entender que o devo fazer, voltarei a fazê-lo!
    Mas não sou mal agradecido! E respeito a iniciativa privada! A Ovibeja é uma feira privada, paga com dinheiros privados!

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - e, se me permite, apenas uma insignificância: que culpe tem a organização da feira de algumas pessoas não saberem beber e fazer figuras tristes? Que culpa tem a organização dos pais dos miudos não os saberem educar e de putos de 15 anos se embebedarem com tordos?!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15:53

    Meu caro H
    Se é uma feira privada como diz, então os símbolos do QREN, da República Portuguesa e da UE (impressos em tudo o que é promoção da feira) são um engano?
    É que sendo uma feira privada, existem verbas não privadas a entrar na feira, ou estou errado?
    E mais lhe digo: não sei já o que é isso do público e do privado, porque a promiscuidade é já tanta que dá para ficar confuso ...

    ResponderEliminar
  15. Meu caro, quem organiza é uma Associação de criadores de Ovinos, uma entidade privada! Alguns anos com apoios públicos, outros não!
    Reitero, ainda não vi a feira, claro que é perfeita! Mas.. conhece algo melhor em Beja?!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:10

    Então será correcto falar de "organização privada" e não de "dinheiros privados" como diz. É claro que a ACOS é privada, mas terá acesso, através de projectos, a incentivos públicos (e daí os tais símbolos a ornamentar tudo o que é promoção da feira).
    Quanto ao abuso do álcool por parte de menores e não só, eu diria que esta é uma situação a que a Ovibeja fecha os olhos, por razões de conveniência e o H sabe disso. Existiriam algumas soluções para, pelo menos, atenuar o problema, mas claro que os donos dos bares presentes na Ovibeja não iriam gostar de tais medidas, porque como sabe, ali o objectivo é fazer dinheiro, não olhando a meios. A grande bronca vai acontecer no dia em que existirem problemas sérios dentro da feira devido ao consumo de bebida. Aí sim, as pessoas vão acordar, mas em relação às responsabilidades, mais uma vez a culpa vai morrer solteira, porque a Ovibeja vai-se descartar nos donos dos bares e estes últimos sabe-se lá em quem ...
    Meu caro H, não nos limitemos a olhar para o show-off ... olhemos também para a realidade e essa já foi melhor e não se trata aqui de estar sempre a ter uma visão destrutiva.
    Já agora fica um desafiou: porque não levar ao seu programa Pax, nesta tarde, todas estas questões? Ou acha que seria puro mau gosto uma abordagem a estes problemas? Já agora pergunte ao seu painel o que eles acham do facto de cá e fora da região a Ovibeja já ser mais conhecida pela "Ovicopos"? Fica o desafio porque sei que é pessoa para o aceitar!!!!

    ResponderEliminar
  17. @anónimo - Mais do que uma vez fiz reparos à Ovibeja, perante quem a organiza! Mas não esqueço nunca o essencial, não me perco no acessório! E mais.. o programa não é meu! Eu sou parte do painel e, cada um dos presentes, oferece a sua opinião!
    Mas sabe o que nos distingue?! Valoriza o excesso de alcool na feira, como se, apenas na ovibeja existissem bebedeiras, venda de alcool a menores e similares! É esta tendência para diabolizar a feira que me custa a perceber!
    Por fim: acha mesmo que TODOS os lideres politicos viriam a Beja, se a feira fosse conhecida por Ovicopos?! Eles vão aos festivais de verão????
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  18. Anónimo18:56

    O Hugo continua a ser das raras vozes a defender Beja! Não desista! Se conseguir!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!