segunda-feira, dezembro 07, 2009

Escola Segura...

Neste blogue já se criticou e elogiou a PSP! Mais que uma vez! E voltarei a fazê-lo sempre que se justificar! Ainda que há uns tempos atrás tenha incomodado algumas pessoas!
Hoje quero falar de um excepcional projecto chamado Escola Segura. Uma excelente iniciativa, daquelas que tem por detrás um ideólogo e não um idiota! Uma palavra de elogio que se estende aos agentes que diariamente exercem a sua função junto das escolas, permitindo que sejam mais seguras, que sejam um ambiente saudável onde se possa aprender! Porque a sua presença é um tranquilizante para os pais um analgésico para eventuais problemas! (notou-se que estou a escrever estas linhas com dor de cabeça?)!
Mas permitam-me apenas uma nota: se uma escola tem duas portas, se ambas são usadas para os pirralhos entrarem e saírem, seria conveniente que ambas fossem controladas! Para que não se estrague numa o que se protege na outra! Pensem nisso!

7 comentários:

  1. teresa17:16

    A escola segura merece o alpauso e o apoio de toda a comunidade educativa. Os(as)agentes são pessoas impecáveis, com um elevado nível de sensibilidade para com os jovens,sabendo ajudá-los ou repreendê-los na medida CERTA.
    Os PAIS deveriam ser os primeiros a reconhecer e valorizar o seu papel....nem sempre isso acontece.
    Parabéns ao projecto e aos agentes.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:16

    Melhor seria que esses agentes fizessem policiamento de proximidade, diurno e nocturno, quer no centro da cidade quer nas várias zonas residenciais cá do burgo.

    Será que os papás não sabem ensinar em casa as criancinhas a partir do 1.º ciclo a atravessar sózinhas uma rua, a não aceitar boleias de estranhos, blá blá blá ... será mesmo preciso um/ dois polícia díariamente á porta de cada escola?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:20

    teresa,

    "repreendê-los na medida CERTA" é dar-lhes uma palmadinha nas costas e dizer uma palavrinhas que entram por um ouvido e saem pelo outro das "doces criancinhas" maleducadas que não respeitam nada nem ninguém? Uma boa BOFETADA na hora CERTA nunca fez mal a ninguém!!

    ResponderEliminar
  4. teresa17:22

    A escola segura não faz trabalho exclusivamente à porta de cada escola...esse é apenas o que se vê . Há um grande trabalho de rectaguarda com as direcções das escolas, com professores , com os GAAFs e com diversas comissões de apoio a crianças e jovens.Ajudam a encaminhar muitos alunos que se metem onde não devem...
    Primeiro a prevenção e depois o remedeio.

    ResponderEliminar
  5. teresa17:26

    Quando digo "CERTA" também me refiro a uma repreensão física se fôr caso disso...mas sabe? estavamos a tramar o Agente....Aí era ele o irresponsável...e seria , que mais não fosse, repreendido.

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - claro que o policiamento nocturno é importante! Mas uma coisa não invalida a outra, não acha?!

    ResponderEliminar
  7. teresa18:25

    Caro Amigo, ninguém disse que o policiamento nocturno não era importante...mas o que estou ou estamos(não sei...) a comentar é o trabalho da Escola Segura. Não há Escola Segura à noite. A noite é para gente/alunos de mais idade. O policiamento nocturno parece-me ser outro departamento/competência da PSP.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!