quinta-feira, outubro 21, 2010

Ainda o Diário do Alentejo!



Nos últimos anos, por demasiadas vezes, falei e escrevi sobre o Diário do Alentejo: tenho o vício da imprensa e acho insuportável assistir passivo ao desmembrar de um dos grandes símbolos do Baixo Alentejo, ao jornal da nossa terra, das nossas gentes.
Beja ainda é uma terra onde é muito difícil o exercício da cidadania: porque existem demasiados idiotas ressabiados que procuram destruir cada contributo desinteressado, a velha teoria dos espelhos que é apanágio dos invejosos, de que por detrás de cada convicção se esconde um pensamento perverso, um interesse perigoso e egoísta. Pelo que nunca estranhei que a minha pública defesa do Diário do Alentejo fosse interpretada com um qualquer recalcamento: é a linguagem dos cobardes e só tontos perdem tempo com eles.
Acho insuportável o estado a que a cegueira comunista deixou chegar o Diário do Alentejo, onde impassível de se distinguir do Avante! Não que hoje isso tenha alguma importância estratégica ou política: tem razão o Paulo Arsénio quando esta semana lembrava que já ninguém liga ao Diário do Alentejo, sendo indiferente que eles coloquem na primeira página o Jerónimo de Sousa e na ultima aquele misterioso candidato presidencial!  Vou mais longe: deixaram o Diário do Alentejo chegar a um estado de podridão, que se durante semanas colocassem nas páginas centrais as principias dirigentes comunistas despidas, o número de leitores continuava miseravelmente baixo! (embora, sob ciompromisso de honra, eu declaro que o comprava)! Porque a dependência e a parcialidade tem um preço, que se prova nos poucos leitores e nos reduzidos ouvintes!
Nunca vou perceber como um ano depois o Diário do Alentejo se mantém na mesma:  como não invejo a missão do próximo Director. Antes de ser escolhido já foi arrastado para uma guerra política pelo vergonhoso comportamento dos autarcas vermelhos, vai receber uma redacção politizada, com qualidade mais do que discutível, um jornal falido e, acima de tudo, absolutamente desmoralizado perante os leitores!
No passado afirmei que gostava que o Paulo Barriga fosse Director do Diário do Alentejo! Já não penso assim: gosto do Paulo e não lhe desejo esse mal!

23 comentários:

  1. Anónimo00:09

    Nunca sei se falas a sério ou se estás a brincar, mas a tua escrita é deliciosa!

    ResponderEliminar
  2. " Esperança "00:29

    Tenho muito respeito e amor pelo título do jornal Diário do Alentejo !

    Entendo dizer o seu porquê e explicar as razões :

    O meu pai foi tipógrafo naquela casa durante 43 anos ou seja entre os 12 e 55 anos de idade, foi nas suas páginas que comecei a identificar as palavras e a saber ler com 4/5 anos.
    Entre os anos de 1976 e 1978, fiz parte da redacção como aprendiz de reporter / jornalista e por lá fiz de tudo um pouco com os jornalistas José Moedas, Sousa Tavares e Miguel Patrício.

    Já nestas datas bem quentes e vermelhas o poder político mandava nos contéudos e na paginação, mas o continuar desta situação no presente, com uma redacção claramente ao serviço do PCP e onde estão 15 ou 16 pessoas, é inadmissível em democracia e com os dinheiros públicos.

    Parece que existem 7 candidatos às prestações de serviços como director, o que desejo naquela armadilha é apenas boa sorte e muita coragem, porque a tarefa é enorme para a alteração de rumo informativo e independente.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:41

    O próximo director é mesmo o Paulo Barriga.
    Depois falamos e comentamos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:43

    O H acabou de escolher o próximo director do Diário do Alentejo!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo02:41

    H,tens uma pancada que não é pequena com o Diário do Alentejo, podias ter concorrido a Director do Jornal, não concorres-te, não tens categoria para isso!
    Eu agora vou ficar á espera para ver o que vai acontecer no teu partido em Beja novamente com o Mário Simões lá!(Constou-me que agora és persona nom grata lá para aquelas bandas), não queres que eu te faça um desenho, pois não!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:19

    Porque é que é tão difícil admitir que quem promoveu estas trapalhadas todas foi a incompetência de Pulido Valente acompanhado de perto pelo (único) Presidente Sebastião no Conselho de Administração da Ambaal? Era a solução interna, depois era um concurso que ninguém sabia se era para jornalista ou se para director, ou se para as duas ou uma coisa apenas,depois foi uma anulação que ninguém sabe bem porquê mas estava ferido de ilegalidades, depois foi um juri que foi recusado, agora outro concurso sem juri préviamente decidido e o pessoal (candidatos) que esperem, etç e tal. Não acha demais? E depois é a intenção de privatizar, depois é a desvalorização do jornal e agora anda por aí tanta gente "arsénia" e outros cheios de pena do jornal que fez história e é uma referência regional, premiado e com bons e maus trabalhadores, aliás como em todo o lado não é? Tenham juizo!!!!! A culpa não é sempre dos do costume. Eles até estão (agora) em minoria! O que tem impedido durante um ano, depois das eleições, que se resolvam as coisas?? Incompetentes e medrosos políticamente é o que são.

    ResponderEliminar
  7. @anónimo - Não sou militante do PSD! Não faço ideia se o Mário gosta de mim ou não, se sou pessoa grata menos grata ou muito grata, nem estou interessado em saber!
    Nunca entrei na sede de um partido nem penso entrar!

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - eu escrevi que o problema do DA não está resolvido por culpa dos eleitos da CDU? Mormente do Presidente Narra?!
    Quantas vezes neste blogue ele foi elogiado?! Não tenho complexos anti-comunistas: quando o PCP faz algo positivo sublinho: mas mesmo perseguido por idiotas ressabiados, nunca tive medo de dizer o que penso! E assinar! Coisa que a gente medíocre é incapaz! Porque o carácter não se aprende nas reuniões do partido!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:09

    Você acha mesmo que é perseguido? Considera-se assim tão importante?
    Confundir a opinião publicada com a opinião pública é um erro de palmatória.

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - nunca me achei importante! Sobre as perseguições... no passado disse algumas coisas e no futuro vou dizer mais!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:26

    H, mas não sabes que o PCP nunca persegue ninguem? Não sabes que o PCP não anda a caluniar pessoas, atacar o seu bom nome? Não sabes que no PCP é tudo gente séria? Que são incapazes de perseguir pessoas nos seus empregos? De procurar que sejam despedidos ou que não sejam promovidos? Quando é que tu percebes que eles são as unicas pessoas sérias e honestas no mundo!!

    ResponderEliminar
  12. Nota - Em dez comentários, as ofensas do costume e NEM UMA PESSSOA desmente o essencial do texto, ou seja, a miséria do actual DA!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:47

    Por acaso, nunca percebi porque é que o Hugo nunca contou o que lhe fizeram!

    ResponderEliminar
  14. Na vida há momentos para tudo! A pressa nunca foi boa conselheira!

    ResponderEliminar
  15. Dica14:08

    H,

    Desafio aceite !

    O semanário Diário do Alentejo é um pasquim comunista, que de independente só tem o sub-título, face aos servidores de cartão que tem na redacção.

    Os textos são claramente políticos e com objectivos previamente defenidos e a paginação é mais do mesmo, sempre com destaque para os " traques " de alguns do que se passa e pensa no Partido Comunista Português .

    É uma autêntica tristeza dos 5.000 exemplares ditos impressos não chegam já aos 3.500 comercializados, fora os que oferecem para divulgar a ideologia soviética caída com o muro de Berlim em 1989.

    É a vida ...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo14:19

    Para mim, tão gravoso como existir um DA absolutamente corrompido em termos de independência e seriedade jornalística, é have um outro semanário (CA), onde o mesmo é combatido sem pejo (claramente dominado pelo PS, com alguns laivos de PSD), é notório o objectivo deste: contrapor o DA, através de notícias e opiniões que este não expressa ou não é deixado expressar.

    A política em Beja é como que um Sporting-Benfica, onde quem não é de um é porque é do outro, não concebendo a maioria das pessoas um meio termo. Pior, não existe um Porto capaz de mitigar esta peleja inglória e que pouco de evolutivo traz à cidade/concelho.

    Beja é hoje, perdoe-se-me a analogia, uma micro representação do país onde vivemos, sendo que, se o país se divide entre PS e PSD, esta última força cá cessou VERGONHOSAMENTE de existir desde as últimas autárquicas e não parece estar prestes a renascer.

    Creio, desde há já alguns anos que comunistas e socialistas deveriam ter um objectivo comum, trabalhar em prol desta cidade e dos seus habitantes mas quer antes, quer agora, o que vimos são lutas partidárias pelo poder, sendo que quando uma das forças o não ocupa, o melhor que sabe fazer é criticar (nunca construtivamente) a acção da outra, jamais propondo soluções capazes ou exequíveis!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo - esquece o essencial! Quem paga a festa! O DA é pago com o dinheiro dos nossos impostos! O CA é privado, resulta do investimento de uma pessoa! E tanto quanto sei, não é a CMBeja que lhe paga a renda da casa...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo15:01

    "O CA é privado" mas pago com o dinheiro dos nossos impostos, veja a publicidade que lé é metida e depois diga quem é que paga o quê.

    ResponderEliminar
  19. @anónimo - Se quer paralelo para o CA, tem de falar no Popular! Aliás... nem pode, porque este tem um benemérito a oferecer a renda...
    Sobre o resto, a questão é apenas uma: está satisfeito com o actual DA? É isto que deseja? Eu tenho pena!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo19:51

    Meu Kerido H
    Subscrevo grande parte daquilo que diz mas esclareça-me se puder.
    O Presidente do CA da AMBAAL não tem poder para distituir o director do DA?
    Se tem, porque ainda não o fez, um ano decorrido de ser presidente do CA?
    O Presidente do CA da AMBAAL não tem poder para nomear novo director do DA?
    Se tem, porque não o fez, um ano decorrido de ser presidente do CA?
    Não deixa de ser curioso este não assumir de uma decisão que ja teria acalmado todos os "revoltados" com a situação do DA.
    O melhor que se arranjou foi um concurso para Director.
    Não conheço nenhum caso, na imprensa nacional, que o lugar de director seja ocupado por concurso.
    Não sei se o meu amigo conhece.
    E se quem ganhar continuar com a mesma linha editorial?
    O que faz o CA da AMBAAL?
    Novo concurso?
    Responda quem souber, porque eu não sei.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Meu Kerido Vidigueira,
    defendo, há anos, que o Director do DA seja escolhido por concurso! É um mau sistema? Sim! Mas a incompetência deixou o DA chegar a um ponto que é preciso ser assim! E um concurso com 3 juris, de 3 partidos diferentes, para ficar clara a questão da imparcialidade!
    Sou claro no texto: não consigo perceber como um ano depois ainda nada mudou, pelo que não lhe sei responder a algumas das perguntas! Mas uma coisa eu sei: o DA não aguenta esta linha editorial: podiam coloca-las despidas nas páginas centrais, que ninguém fora do partido ia dar por isso!

    ResponderEliminar
  22. Pedrada no Charco ...23:10

    Comparar o Correio do Alentejo ( investimento privado com 5 pessoas ) com o Diário do Alentejo ( investimento pago com os nossos impostos com 15 pessoas ou seja o triplo é dose demais para continuar a ser verdade com a despesa inerente ).

    As linhas editoriais são da inteira responsabilidade da direcção e dos jornalistas que a compõem e como tal são as regras da democracia e do mercado que as julgam, quanto ao resto é conversa fiada.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo00:20

    MG, continuas com umas tiradas inteligentíssimas!!!!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!