quinta-feira, outubro 28, 2010

Crónica da garrafa de vinho...


Se eu fosse uma garrafa de vinho recusava-me a ir à Vinipax. Se eu fosse uma garrafa de vinho, preferia suicidar-me num vidrão do que entrar na Beja Gourmet! Porque a garrafa de vinho deve ter a sua honra e recusar-se a andar a passear por aí em bandos como se fosse uma doidivanas, uma Maria vai com as outras! Se eu fosse uma garrafa de vinho declarava o meu direito à indignação, agarrava-me às minhas idiossincrasias e recusava-me a participar de uma Feira onde se exalta a melhor e mais importante industria da nossa terra!
Se eu fosse uma garrafa de vinho, bebia-me e fazia um inspirado discurso sobre o direito à igualdade, construía uma tese sobre a ditadura do mérito e exigia que todas as bebidas alcoólicas tivessem o mesmo preço! Que a Vinipax fosse também Cevrejo-alcagoitas e que tivesse pelo menos duas barracas a vender sandes de torresmos!
Se eu fosse uma garrafa de vinho recusava-me a ser parte de um evento onde se evoca o melhor do Alentejo, um evento que serve de montra para a promoção económica, que ajuda a desenvolver uma das poucas industrias que temos, aquela gente horrorosa que são os produtores de vinho, que têm a lata de criar emprego e gerar riqueza no Alentejo e ainda por cima fazem um néctar delicioso e gostam de restaurantes! 
É absolutamente vergonhoso que um executivo camarário agarre uma excelente ideia dos seus antecessores, que melhore o conceito, optimizando-o, oferecendo-lhe algumas ideias pessoas, que podemos gostar mais ou menos, mas mantendo a integridade de uma feira empresarial que, pasme-se, chega mesmo a ser considerada das melhores do País algo que, como sabemos, acontece inúmeras vezes com eventos aqui em Beja!
Se eu fosse uma garrafa de vinho, temo que me tinha partido a rir com os dislates que li e ouvi por estes dias, por cabeças pensantes com cérebro de amendoim sem sal! Ou quiçá roga-se a um dos jornalistas estrangeiros para me importar porque, definitivamente, esta terra não é para vinho decente.

8 comentários:

  1. Anónimo10:26

    ainda bem que não fui lá:)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:34

    "que melhore o conceito"
    É também uma figura metafórica, não é? É que francamente não vi nenhuma melhoria até a tão falada questão da gastronomia em anos anteriores já existia, por exemplo com a participação da Malhadinha.
    Mas eu percebo não basta dizer que continuam uma boa ideia é preciso dizer que acrescentam algo, mesmo que não o façam.

    ResponderEliminar
  3. @anónimo - não reconhece que a OLIVIPAX melhorou? Que era incompreensível não usar o espaço da Ovibeja?!!
    Oiça... o mais difícil é criar um conceito e esse mérito foi vosso! Melhorar é simples! Mas.. reconhecer isso não faz de si gay!!!
    Se quiser insultar quem dizia mal da Vinipax e agora diz maravilhas, eu entendo-o, porque não gosta de hipocrisias nem de gente parva! Mas.. neste blogue a Vinipax sempre foi elogiada!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:55

    A ânsia de poder é terrivel, não se comprreende porque não caminhamos todos no mesmo sentido, no desenvolvimento da cidade, enfim as mesmas histórias com os mesmos protagonistas, gostei das tuas palavras Hugo...........
    R_Zambujo

    ResponderEliminar
  5. Dica14:47

    Tenho acompanhado a Vinipax ao longo dos anos e entendo que é uma boa feira de vinhos de nível com mais valia para Beja e Alentejo, e que este ano melhorou e que ainda existe espaço e degraus a subir na inovação / organização .

    A Olivipax inequivocamente esteve bem melhor que no passado e a Beja Gourmet foi o seu ano de estreia e o futuro será decerto o seu mais eficiente juiz.

    Para apimentar no debate de abertura do certame o autarca JPV e o director do certame na presença do secretário de estado, deram conhecimento público que admitem no próximo ano adicionar um novo pavilhão com a vertente Artes.

    Agora será aguardar e comparar !...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:31

    Não te elogies, MG. Só revela a tua pequenez-

    ResponderEliminar
  7. @anónimo - vocÊs não tÊm emenda! Um dia vão saber quem é o ou a Dica... e vão perceber o quão ridiculos estão a ser!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!