quarta-feira, outubro 13, 2010

Diário do Alentejo


Li aqui esta notícia e fiquei triste. Gostava que fosse mentira, mas tenho de reconhecer que o autor do blogue é alguém bem informado nos assuntos comunistas! Pelo que temo que seja mesmo verdade. Os autarcas de Serpa e Vidigueira, ambos do PCP, auto-excluíram-se do concurso para a escolha do novo director do Diário do Alentejo!
Não estranho a decisão do Senhor Presidente da Câmara de Serpa: todos conhecemos a sua versão de escolha independente para o DA: foi ele que nomeou o actual, seu antigo chefe do gabinete da propaganda! Mas... deixou-me triste que o Presidente da Vidigueira, por quem nutro estima e consideração e tantas vezes aqui elogiei, tenho entrado numa triste jogada desta! O Diário do Alentejo merecia mais!

14 comentários:

  1. Anónimo08:40

    Mas porque carga de água é que os eleitos sejam eles comunistas ou socialistas têm que integrar o júri de um concurso? Até porque é muito discutivel e talvez original escolher o Director de um jornal por concurso mas enfim aí em Beja é tudo muito original.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:42

    Meu Kerido H
    Mais uma vez não devia dar ouvidos a tudo o que ouve ou que lê.
    Segundo me disse o meu Presidente, excluiu-se pela simples razão de ter defendido que no juri devia haver a presença de alguém que técnicamente pudesse ajuizar as várias candidaturas.
    O juri estava a ser constituido por um representante de cada força politica, mas ali avaliam-se pessoas para um jornal que TODOS querem independentes, logo o meu presidente não reconhecia capacidade nos membros do CD da AMBAAL por si só de escolherem o melhor candidato para director, porque lhes falta a todos a componente de avaliação técnica que um lugar destes exige.
    Fez muito bem o meu presidente em deixar vago pelo menos um lugar que possa ser ocupado por um técnico da área.
    Porque à mulher de Cesar não basta ser séria, também tem de o parecer.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Meu Kerido Vidigueira,
    o seu Presidente é gente boa e acredito que tenha estado de boa fé! Mas ... foi imprudente! E auto-exclusão vai ser usada para queimar o próximo Director do DA, seja ele quem for! Aliás, basta ler as boçalidades que já circulam nos blogues do costume.
    Gosto muitíssimo de liberdade de imprensa e tenho lutado por um Diário do Alentejo independente, sério, que defenda a região! E procurei, em público e em privado, lutar por uma solução directiva séria, para que o DA deixe definitivamente de ser um cãozinho amestrado ao serviço dos donos.
    Ontem... percebi que perdi! Seja quem for o director, vai ser apelidado de boy! Fico triste!

    ResponderEliminar
  4. @primeiro anónimo- Como sugere a escolha?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:58

    Bom, mas a notícia do dia envolvendo o Diário do Alentejo não é esta, é outra. Afinal o Conselho deontológico dos Jornalistas considera que o Pulido Valente interferiu de forma irregular no normal funcionamento da redacção. Quer comentar?

    ResponderEliminar
  6. Onde está a notícia??

    ResponderEliminar
  7. Anónimo03:56

    De facto, como já foi aqui comentado, é singular esta forma de escolher um director para o DA, por concurso. Acredito que muitos, volutariosamente, tenham vindo a tecer comentários e opiniões nesse sentido. Mas quem conhece a área, com toda a certeza, que não defende este modelo. Façam uma pequena pesquisa e tentem encontrar um único órgão de comunicação social que tenha optado por esta solução para escolher um director.
    Ora bem, nem mesmo o argumento de que se trata de um jornal público confere razoabilidade a esta opção. E não é por existir um júri multipartidário que lhe confere distanciamento dos poderes ou maior ética deontológica, ou ainda, maior independência. Porque nem mesmo nos OCS públicos tal procedimento acontece. Do meu ponto de vista, e respeitando a opinião contrária, a decisão deveria ter sido, sempre, e desde o primeiro momento, por escolha junto de profissionais do meio. Critérios? Experiência, competência e personalidade. Sendo que esta última teria que conferir a tão desejada independência. Infelizmente todo o CD da AMBAAL tem optado por um zigue zague, de todo, incompreensível, autista e teimoso. Por um momento poderiam ter parado para reflectir verdadeiramente no problema e, sobretudo, que tivessem consultado quem conhece o meio. Não me parece que o tenham feito, ninguém deste sector aconselharia a fazer este disparate. Mas enfim, estes são os autarcas que temos. Ao CD juntam-se os restantes autarcas, mudos, sem que se façam ouvir na defesa de um património cultural nosso.
    Às três forças políticas com responsabilidade no problema dirijo o meu lamento pela forma irresponsável como conduziram um jornal ao seu total descrédito, transformando-o num pasquim, fonte de afastamento dos seus tradicionais leitores, agência de emprego partidário, etc.
    Será que conseguirão emendar a mão?

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - Concurso em que o jurí são representantes dos partidos é um péssimo meio de escolha de um director de um jornal! Mas o melhor meio para escolher o Director de um jornal que desde há anos e anos tem sido utilizado como a voz do partido da maioria!

    ResponderEliminar
  9. @anónimo - Conselho Deontológico dos Jornalistas?!! Não terá sido.. o sindicato?!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:02

    Não, não foi o sindicato, foi o Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalista, que é um órgão autónomo e não , não é a mesma coisa como sabe.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:33

    Deontologia será um senhor que recebe e está no quadro como técnico superior de história e tem carteira de jornalista ? É ilegal. Deveria ser denunciado e cacarem-lhe a carteira.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:15

    Onde é que ouviu essa da ilegalidade? É mesmo burro

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - este é ou não um órgão do sindicato? Pergunto: não é a ERC que tem competências para estes processos?!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo23:47

    A seu tempo...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!