segunda-feira, outubro 11, 2010

Foi há um ano...

... que aconteceu algum que poucos de nós acreditávamos: Pulido Valente ganhou a CMBeja. 
É público e conhecido que tive responsabilidades no projecto Beja Capital: apesar do imenso que me afasta do PS, por ser crítico do estado da cidade, aceitei trabalhar numa alternativa, construir um projecto de governo local, assente naquilo que chamámos de pilares, que não eram e não mais do que linhas estratégicas para o desenvolvimento. 
No dia que aceitei ser parte desse projecto, deixei claro duas coisas: que estava indisponível para todos os lugares e que a minha participação terminava no dia das eleições. O que tenho procurado fazer! Adoro o debate de ideias, o confronto de projectos, deu-me imenso gozo sonhar Beja no ano 2020, mas não tenho a menor paciência ou apetência para a política activa. Mas nunca me peçam para perder a memória e ler calado prostitutas a chamarem putas a colegiais por terem feito amor com os namorados!
Escrevi no fim-de-semana um curto esboço do balanço deste primeiro ano e tenciono falar nos próximos tempos o menos possível: porque estou cansado, porque estou farto e porque não tenho vocação para ser defensor oficioso ou reserva moral da Beja Capital! (achei amorosa a expressão, agradeço-a, mas é autocolante que dispenso!). Nem tudo foi perfeito, as expectativas não foram bem geridas, faltou a comunicação, alguma parca coragem em assumir rupturas e refrescar quadros, mas cumpriram-se os valores que para mim eram essenciais: seriedade e trabalho! (em um ano, a oposição tem uma prima requisitada e os cartões de crédito, que afinal foram pouco usados, com menos gastos que no regime passado e umas viagens pagas pela UE, como argumentário). 
Claro que este ano não foi perfeito: mas a perfeição é aborrecida! Mas hoje alegro-me porque voltei a ter a certeza que o actual executivo sabe que algumas coisas foram feitas, mas há muito ainda para mudar!
Um ano depois sinto que os meus contributos se esgotaram: Beja tem hoje SETE vereadores, que apesar das suas divergências, vão lutar pela cidade, mais umas dezenas de Presidentes de junta e de deputados, sendo que é a eles que compete encontrarem soluções e dirimir problemas: a todos os eleitos devemos presumir honestidade e competência. E no fim, o povo vai votar e escolher os seus caminhos! Pessoalmente, não abdiquei de nenhuma das minhas convicções: mas confesso, pela primeira vez em muitos anos, sinto-me claustrofóbico em Beja!

31 comentários:

  1. Anónimo18:24

    Porque será?

    Estará a tua saída da cidade mais próxima do que tu esperavas!

    Só espero, que vá para onde fores, isto é caso vás, que sejas muito feliz e que tenhas muitos sucessos pessoais e profissionais.

    Agora a título de brincadeira, quicá mais tarde não sejas um D Sebastião para a CMB, tal como o Xico, lol.

    ResponderEliminar
  2. Dica21:45

    Tudo se ganhou e nada se perdeu com a M U D A N Ç A ! ! !

    É cedo demais para se poderem desde já fazerem avaliações, apesar de no interior de cada um de nós se pensar que era possível fazer mais e melhor.

    A Democracia faz-se de alternancias e mudanças, com o voto popular, com coragem um enorme grupo trabalhou durante meses sem interesses materiais para conseguir a vitória de ideias e ideais, e isso durante décadas não se passou em Beja para mal de todos nós, com o investimento e o desenvolvimento privados a fugir de Beja.

    Com outra nova política e muito mais informação aos eleitores e no exterior aos vários actores comerciais e industriais, a " Carta a Garcia " será entregue ...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:23

    Um bom primeiro ano de mandato no global. Certamente podiam ter sido feitas mais coisas, mas também podiam ter sido feitas muitas menos. Há muitos e bons sinais: de abertura, de maior possibilidade de escolha, portas que se abrem... entre outras coisas. Agora Roma e Pavia não se fizeram num dia... mas parece que há muita gente a querer cobrar num ano aquilo que outros tiveram quase 40 para fazer, o que é no mínimo indecente! Força BEJACAPITAL

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:36

    Numa análise racional das eleições de 11 de Outubro é preciso pensar que se o mandato não for realmente muito bom em 2013 a CMB volta às mãos da CDU.
    Senão vejamos, o PS está há 6 anos no governo do país, daí que seja neste momento o partido com a imagem mais desgastada. O PSD a ir para o governo, haverá certamente um maior número de votos também no PSD a nível local para as autárquicas. Aliando apenas estes 2 factores dá uma descida para o PS e uma subida para o PSD, sendo que a nível local é provável que a CDU ande pelos números de 2009. Resumindo e baralhando, caso já não haja voto útil as contas vão-se ficar pelos 3 Vereadores (presidente) para a CDU, 3 Vereadores para o PS e 1 para o PSD.

    Atenção a estes dados. Caso haja blogue em 2013 conversamos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:59

    O que mudou? Alguém consegue dizer-me? E escusam de atacar com o cliché do " custa-lhe muito engolir a vitoria do PS", primeiro porque não tenho qualquer cor partidária, e depois porque não sou natural de Beja. Há três anos a viver por esta bela terra, não vejo mudança rigorosamente nenhuma. E esses deputados que se apela a que se espere para ver o seu trabalho, são pagos por quem? Deputados das freguesias, deputados municipais, vereadores, secretários, adjuntos, técnicos, afinal quem paga esta gente toda? Beja precisa de tantas pessoas para estagnar? Esperem, fez-se uma festa privada do municipio. Ok. E mais? Beja precisa de inovação, modernismo, cooperação, incentivos. Venham as pedras, mas depois de tanta leitura neste interessante recanto tinha de dizer algumas das coisas que me vão ocorrendo. E já agora, hoje fizeram gazeta na rádio voz da planicie? O site está em baixo. Quando se deixa sair grande jornalista, as coisas começam a fraquejar. Menos noticias, menos interesse, menos rigor, menos imparcialidade. Cambada de lambe botas.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo08:29

    Mas não se respira melhor em Beja agora? Logo agora que isto está tão melhor é que pensa ir embora.O que seria de Beja sem si? Please don't go.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo09:06

    Julgava-o mais inteligente, em momento algum equacionei sair de Beja. Mas sem fazer uma breve ideia de quem eu possa ser, o senhor tem alguma razão no que ironicamente sugere, pois quem sabe se o meu papel na vida SOCIAL de Beja não virá a ser mais activo. Isto de nos escondermos atrás do ecran tem muito que se lhe diga. E quanto ao ar que suspostamente se respira melhor agora, continuo a respirar um ar poluido de uns quantos politicos que fazem questão de se pavonear por vários espaços reais e virtuais com teologias politicas e ataques absurdos. Ao invés de procurarem reagir e agir numa sociedade emergente. Mas tudo a seu tempo.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:49

    Entre 2007 e 2009 também a Câmara Municipal de Beja teve um aumento brutal no montante líquido da sua dívida [passou de 5 milhões...para 18 milhões]... podem conferir os números no mapa da Evolução do Endividamento Líquido por Município aqui > http://bit.ly/arOuqb ... Os dados foram ontem publicados pela Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL).
    Afinal... quem é mentiroso?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:53

    Finalmente o fantástico "H" teve um acto falhado e descuidou-se, revelando o que toda a gente já sabia... que o "H" e os "anónimos" elogiosos do "H" era uma única e a mesma pessoa...
    Aconteceu agora neste post, quando o "H" se esqueceu de retomar a sua identidade e assinou como "anónimo" (anónimo das 09:06).
    Isso é tudo inseguranças rapaz??

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - às 9h06 estava a dar aulas, com várias pessoas a assistir!
    Mais. Li o comment que refere e em nem entendo porque acha que é meu ou onde há elogios a mim ou a quem quer que seja!
    Mas.. na vossa cabecinha.. toda a gente é falsa, mente, engana, quer vantagem, etc! É a famosa teoria dos espelhos...

    Sobre o resto.. tenho inseguranças, erro, falho.. mas assumo o que faço, penso e digo! Não é como outros...

    ResponderEliminar
  11. PS - Agora que já percebeu que foi ridiculo, pergunto-lhe: isso tudo é insegurança, rapaz?!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:26

    Mau, então o valor da divida não era segundo Pulido Valente primeiro de 60 milhões depois de 42 milhões e depois ainda de 30 milhões.
    Agora vem o Mapa oficial e a divida (tal como foi dito pela CDU na AM) é de 18 milhões?
    Em que é que ficamos?

    ResponderEliminar
  13. Quem escreveu o comentário das 9.06 fui eu, Anonima :) Não foi o senhor H. E já agora , apagaram o meu comentário? Aquele em que pergunto se há tanta divida para pagar, porque se gastou tanto dinheiro numa festa privada para o municipio? Não seria melhor pagar as dividas? E já agora, ninguem debate sobre a Vinipax? Quem vai fazer a Vinipax? Também são os senhores daquela tão interessante festa castelar?

    ResponderEliminar
  14. CF - Não apago comentários. O Blogger anda teimoso e nem sempre permite comentar, mas... não sou responsável por isso!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23:26

    Não, este enredo do anónimo que afinal é anónima é mesmo para rir. Depois as criticas da divida e das festas privadas e de ninguem fala da vinipax,para disfarçar está demais, sim senhor, patético qb. Mas alguem tinha duvidas da masturbação intelectual que reina por aqui?

    ResponderEliminar
  16. Zéi00:08

    Bem alguns falam em masturbação intelectual, eu, no entanto prefiro contrapor com a diarreia mental que alguns vêem postar, principalmente quando se ataca a idílica obra comunista de 36 anos na nossa cidade. Ao menos antes da perestroika não ofendiam tanto.

    ResponderEliminar
  17. Caro Anónimo. Acredite ou não, o que já pouco me importa, não somos, nem seremos de todo a mesma pessoa, garanto. E pelo que tenho lido por aqui são poucas as ideias que possamos ter em comum. Para não dizer,rarissimas. Bater nessa tecla está isso sim a tornar-se ridiculo. Mas este é ou não é desgastou-me. Pelo que se não há debate de ideias realmente interessante, prefiro nem assistir. Boa Noite.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo01:31

    Ahahahahahahah

    O "H" no post diz que se sente claustrofóbico em Beja... deixando no ar ir-se embora...

    depois vem um "anónimo" que diz para o "H" não ir embora...:

    Anónimo disse...
    Mas não se respira melhor em Beja agora? Logo agora que isto está tão melhor é que pensa ir embora.O que seria de Beja sem si? Please don't go.

    08:29

    E depois vem um "anónimo" (que mais tarde diz ser "anónima") a fazer-se passar pelo "H", e a dizer que não disse que se ia embora
    Anónimo disse...
    Julgava-o mais inteligente, em momento algum equacionei sair de Beja. Mas sem fazer uma breve ideia de quem eu possa ser, o senhor tem alguma razão no que ironicamente sugere, pois quem sabe se o meu papel na vida SOCIAL de Beja não virá a ser mais activo. Isto de nos escondermos atrás do ecran tem muito que se lhe diga. E quanto ao ar que suspostamente se respira melhor agora, continuo a respirar um ar poluido de uns quantos politicos que fazem questão de se pavonear por vários espaços reais e virtuais com teologias politicas e ataques absurdos. Ao invés de procurarem reagir e agir numa sociedade emergente. Mas tudo a seu tempo.

    E o "H" ainda tem a lata de dizer que ele não é este e outros... "anónimos"

    ResponderEliminar
  19. Anónimo08:37

    Irra! Que afinal é mesmo troll. Isso já é infantilidade. OMFG. Mode ignore.

    ResponderEliminar
  20. @anónimo - na sua pequena cabeça, eu sou toda a gente, até você próprio! Tinha este e outros blogues, vários pseudónimos, mais heterónimos, mais a capacidade de ao mesmo tempo estar a dar aulas e a escrever comentários.. às oito e tal da manhã! Logo eu... que amo acordar cedo!!
    Por isso, meu caro.. sempre aprendi que a algumas pessoas.. damos sempre razão...

    ResponderEliminar
  21. Os meus parabéns, H. Sem mais comentários.

    ResponderEliminar
  22. "h"
    Não me passa pela cabeça o que por aí se comenta.
    Na verdade parece que existe por aí muita gente com as teorias da conspiração. Parece também que deve ter enfrentado muitos poderes instituídos. Por mim, e falo só por mim digo que não tenho nada a ver consigo, que o que me aproxima de si é ter sido seu aluno, que gostava imenso das suas aulas, e que não perco um único post deste blog e que me divirto quer com os temas quer com os comentários.
    Mais uma vez long life to the blog and blogger.
    Bem haja.
    Quem quiser comprovar a minha veracidade, basta dize-lo neste blog, especialmente se for do sexo f.

    ResponderEliminar
  23. Pikas - Eles andam nervosas! Mas a malta diverte-se e não lhes leva a mal!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo10:01

    NÃO FIZERAM A PONTA DE UM CORNO!!!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo20:26

    Não fizeram a ponta de um corno..? Começaram por mandar os amigos da CDU embora e começaram pagar às dividas que ficaram. Deram nome a cidade de BEJA, nunca se ouviu falar tanto da Cidade.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo22:57

    Todos questionam: Onde andará? onde andará? o pai da criança!, eu sei lá, sei lá.
    Então o Hotel já torna claustrofobico amigo H?
    Ou, não quer continuar com os pilares às costas?
    Eu estáva e os seus camaradas BejaCapital também, enfim, todos sentimos que faltava o pai da criança...

    ResponderEliminar
  27. @anónimo - Esse comentário é tipico de quem não esteve lá, mas estava preocupado em saber quem estava ou não estava!
    Ou... será daqueles que sempre desejou que o Jorge perdesse... mas teve de andar a sorrir e dar palmadinhas nas costas?!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo00:08

    Não dou palmadinhas nas costas de ninguém, porque não preciso de tachos, ao contrário de muita gente que por ai anda.
    Não votei no Jorge, porque apenas voto em quem acredito.
    E, estive de facto no Hotel, mas pelos vistos há quem gostasse de estar e não esteve, porque a coerência de certas pessoas é volátil...

    ResponderEliminar
  29. @anónimo - não votou, mas esteve no Hotel e chama incoerentes a outros?
    (ps - não era aberto ao público? Se era aberto ao público, só não foi, quem não quis ir! Penso eu de quê!)

    ResponderEliminar
  30. Anónimo21:29

    Não vejo onde está a incoerência quando alguém pretende documentar-se in-loco.
    Não me parecia uma reunião privada, porquanto, não havia porteiro, não pediam ingressos, nem convites, daí que qualquer pessoa poderia entrar e sentar-se.
    Na sala do lado, sim, foi servido um jantar privado, apenas para alguns convidados.

    ResponderEliminar
  31. @anónimo - era um evento para os apoiantes de JPV! Se acha que não ser e ir é coerência, temos uma divergÊncia de opinião!
    Pessoalmente entendi não ir a nenhum dos dois!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!