segunda-feira, outubro 11, 2010

Porque hoje é 11 de Outubro

Há muito tempo que tinha resolvido ficar em casa na noite de Domingo! Não gosto de festas e preferia ficar sozinho em casa! Gosto de noites eleitorais a correr os canais de televisão e de internet ligada! Afirmei meses antes e Domingo outra vez, que só iria para a sede em caso de derrota: se tal acontecesse o meu lugar seria ao lado do Jorge, assumindo as minhas responsabilidades! (isto está escrito no blogue desde Junho!)
Jantei um bife com queijo azul enquanto vi as notícias! E até às oito não estava nervoso! Ligaram-me da sede e disse que não ia! Mas estava a receber por sms os resultados, que eram trágicos! Depois de receber a notícia da derrota na quarta junta, embrulhei o pc e fui para a sede! Deviam estar cinquenta pessoas, já de rostos carregados!
Os maus resultados continuaram a chegar! Mesa a mesa, derrota atrás de derrota, com a CDU a manter e aumentar os resultados!
Às nove da noite ligam-me a dizer que já se comemorava na sede da CDU. Comento com duas pessoas (uma delas o candidato) que naquele momento ainda tinha esperanças! Cinco minutos depois, passam 4 carros da caravana CDU, que abrandam junto à sede, buzinam, abanam as bandeiras e proferem uma frase nada agradável! A TVI dá a notícia da vitória CDU, com mais de 50%! Algumas pessoas abandonam a sede! Ficámos cerca de 30! Rostos carregados, ainda esperando uma espécie de milagre!
Começam a chegar as sms de conforto: levantem a cabeça, fizeram uma boa campanha, mas em Beja era impossível melhor! Os primeiros resultados das freguesias urbanas, não são animadores! Se às nove horas estávamos a perder por seiscentos votos, às nove e meia a diferença era mais de 900! Liga-me um amigo! Atendo pela primeira vez, depois de recusar dez chamadas: assumo a derrota!
Ninguém na sede acreditava que ainda era possível! Excepto o Barriga, que continuava com a certeza! Alguém comenta comigo: o Barriga faz lembrar o Ministro do Iraque: os americanos em Bagdad e ele ainda dizia que as coisas estavam controladas!
Sento-me sozinho a ver os resultados no site oficial! Faço comparações com 2005! 900 a menos e faltavam 4 freguesias! (sendo que numa delas, já sabia que tínhamos perdido!) Faço a comparação com 2005! Com as mesmas freguesias, 4 anos antes a diferença era de 1900! Comento com o Jorge. Digo que ainda há uma hipótese: um "milagre" de São João Baptista!
A primeira mesa de S. Joao Baptista dá 300 votos a mais! Eram exactamente 21h41, quando pela primeira vez, acreditamos que ainda é possível!
Os dez minutos seguintes, não consigo descrever! Os resultados das freguesias urbanas começam a chegar e tudo muda! Grita-se a primeira vez vitória às 21h50: prematuro! Erro nas contas! É preciso esperar mais uns minutos! Que pareceram horas! Depois há a festa: lágrimas e sorrisos! Surge gente de todos os lados! Ninguém comemora a maioria absoluta: só percebemos isso meia hora depois!
Um desfile a pé pela cidade, evitando passar perto da sede da CDU! Porque quem não sabe ganhar, não merece ganhar! Antes do fim de festa na Casa da Cultura, passámos frente à sede de campanha do PSD, onde vivemos um dos momentos mais emocionantes da noite! Espontaneamente centenas de pessoas aplaudem! Sem ironia, apenas por respeito! Porque não se lutou contra ninguém, mas por aquilo que achamos melhor para a cidade!
Na Casa da Cultura o discurso final: o melhor do Pulido em toda a campanha! A ideia base é despir a camisola partidária e vestirmos todos a camisola de Beja! Porque neste projecto cabem todos, mesmo os muitos que não votaram Beja Capital!

Vim para casa cedo. Não fui para caravanas, nem festas, nem festarolas! Apetecia-me estar só! Foi a primeira vez que estive envolvido directamente numa coisa destas e jamais me passou pela cabeça as sensações que se vivem naquelas horas! E apesar de não perceber o silêncio de quem ontem devia ter falado, não me dá gozo nenhum pensar no que se sente "do outro lado"! Porque apesar de discordar, respeito! Mesmo aqueles que durante meses não me respeitaram e tantas e tantas vezes me atacaram! Por respeito por quem luta pelas suas convicções, muito do que tinha pensado escrever hoje, calei! E com estas palavras encerro os comentários sobre as eleições! Durante seis meses, vou ficar em total silêncio sobre política regional!!!

10 comentários:

  1. ...e terça é 12, quarta é 13...lol

    ResponderEliminar
  2. Anónimo02:02

    Na Casa da Cultura o discurso final: o melhor do Pulido em toda a campanha! A ideia base é despir a camisola partidária e vestirmos todos a camisola de Beja! Porque neste projecto cabem todos, mesmo os muitos que não votaram Beja Capital.

    E isto por acaso já aconteceu ou está a acontecer? Um ano depois ainda não se viu nada deste PS. Prometeram mundos e fundos, cumpriram pouco ou nada. Tudo bem que isto foi o primeiro ano de mandato, que receberam uma pesada herança e tudo mais, mas segundo uma pessoa da nossa política só se pode dar essa desculpa nos primeiros dois meses, daí em diante já tem que ter a nossa mão.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo02:13

    Só não percebo é como é que um homem inteligente se deixa envolver com uma classe política corrupta como é o PS. Enfim o partido deles era Beja mas deu-lhes jeito o dinheiro que uma estrutura como o PS tinha, aliado aos jeitos do governo civil, hospital e o maior de todos, o do PPD.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns a si, a mim e a todos. Acreditámos e demos a cara por algo melhor para a nossa cidade.

    Não vamos radicalizar e dizer que tudo está igual, porque apesar de entender os comentários de quem não sabe perder, não nos esqueçamos que passou apenas 25% do mandato e, honestamente, não acredito que não era possível fazer melhor.

    Parabéns especialmente a quem foi eleito e aceitou trabalhar estes anos em prol de nós todos.


    Um abraço geral a todos os que apoiaram o projecto BejaCapital.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns a si, a mim e a todos. Acreditámos e demos a cara por algo melhor para a nossa cidade.

    Não vamos radicalizar e dizer que tudo está igual, porque apesar de entender os comentários de quem não sabe perder, não nos esqueçamos que passou apenas 25% do mandato e, honestamente, não acredito que era possível fazer melhor.

    Parabéns especialmente a quem foi eleito e aceitou trabalhar estes anos em prol de nós todos.


    Um abraço geral a todos os que apoiaram o projecto BejaCapital.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:04

    ..."Parabéns a si, a mim e a todos. Acreditámos e demos a cara por algo melhor para a nossa cidade."...

    Eu também, só que para mim não me satisfaz que somente tenha passado 25% do mandato, ou seja que número percentual quiserem, tenho um negócio e melhorias na cidade que se vejam, nada.

    Investimento/crescimento sustentado/inovações/turismo/cidade mais limpa/.... nada

    e então, devo continuar a acreditar no Pai Natal

    ResponderEliminar
  7. Zéi16:20

    Não querendo entrar em chavões e frases mais que batidas, mas o que queriam em 1 ano de mandato? secalhar o que o PCP não fez em mais de 30 anos. Vamos deixar as pessoas trabalhar, dar serenidade e então sim, daqui a 3 anos, podermos fazer algum juízo acerca do mandato. As promessas\ideias que foram lançadas pelo projecto BejaCapital, que eu me lembre não tinham datas estipuladas, por isso vamos esperar pelo fim do mandato e então sim ver se se continua a aposta ou se procura alternativas.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:34

    É a sua diferença em relação a muitos outros: o Hugo lutou por um projecto que acreditava! Os outros lutaram para o PCP perder!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo23:30

    Realmente ao ler este teu post percebe-se perfeitamente que és uma pessoa extremamente inteligente e também muito importante nesta cidade, por vezes até fico indignado com os politicos desta cidade pelo simples motivo de ainda não terem arrancado o pelourinho da praça e não terem colocado nesse sitio uma estátua com a tua figura! Tu achas realmente que és uma pessoa muito importante, não achas? Diz lá uma coisa que tenhas feito por esta cidade? Tu não sabes que ter um Blog não é a mesma coisa que ter um diário secreto? Por vezes até colocas aqui temas em discussão que considero interessantes, agora usares o Blog para te estares sempre a gabar? Limita-te á tua insignificancia enquanto professor, porque nem para exerceres a profissão de advogado tu tens jeito, falas de restaurantes e nunca te vejo em lado nenhum, falas de eventos que nem lá metes os pés... que fazes tu na vida e que fazes tu pela cidade, meu parvalhão?

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - Obrigado pelas suas sábias palavras! Mudou a minha vida! Quem me dera poder beijar-lhe os pés para Agradecer!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!