sexta-feira, outubro 15, 2010

Um ano depois! A posta prometida!


Fui apoiante do Jorge Pulido Valente. Por convicção, sem lhe pedir nada, recusando tudo! Porque Beja precisa terrivelmente de mudar de vida! Quando fui o pai da expressão “o ultimo executivo foi o pior de sempre na cidade”, não o afirmei porque a frase era eleitoralmente deliciosa: fiz a afirmação porque é axiomático que o mandato do Drº Franscisco Santos foi demasiado mau para ser verdade! Apesar da honestidade e vontade de mudar de Francisco Santos: mas uma vontade que foi impotente para se livrar da teia de interesses mesquinhos, das cumplicidades egoístas e do clientelismo que encontrou e não conseguiu vencer!
Depois de uma gestão tão ruim e com a actual oposição, comprometida e patética, sem uma ideia, uma proposta, um projecto, excepto a maledicência, é fácil ao Jorge fazer melhor! Sejamos honestos: o Rato Mickey fazia um melhor trabalho que o anterior executivo!  Mas Jorge, se para os oportunistas que apenas sonharam mudar as moscas, ser menos mau que os outros é suficientemente bom, quem lutou tanto com dignidade por este projecto, exige mais, muito mais de ti!
Passou um ano das eleições, pelo que vamos enterrar definitivamente o passado: já toda a cidade sabe que eles foram irresponsáveis nas contas, que favoreceram os seus correligionários, que se preparavam para invadir a câmara com mais dois autocarros de militantes e tudo o resto, pelo que, já chega! Entristece-me ver-te a discutir com eles, como se eles estivessem ao teu nível. Obviamente que encontraste muitas pedras no caminho: mas as pedras não se movem com queixume, as pedras guardam-se para mais tarde construir um castelo!
No balanço de um ano de mandato, vamos enterrar o passado e falar de futuro: recordar a necessidade de fazer de Beja Capital, de construir uma cidade que seja um farol para o desenvolvimento de uma região, que saiba apostar nas áreas fundamentais, mormente a doçaria o vinho e o azeite, o aproveitamento económico do aeroporto, na conciliação entre os velhos e os novos saberes. Uma cidade de todos, que conte com todos, independentemente das suas convicções ideológicas! Uma cidade que se desenvolva a partir do centro histórico, que consiga investir na sua recuperação do património, uma cidade com cultura e eventos, que saiba apostar os parcos recursos no que temos de excepcional para oferecer!
Informalmente sei que há muito trabalho de casa a ser feito: mas é crucial conseguir informar e explicar aos munícipes o que está a ser feito, envolver a cidade num projecto colectivo, porque a cidade não cresce através de um Presidente e três vereadores: é preciso congregar a gente boa e honesta nessa cidade num projecto colectivo, onde haja espaço para ouvir todos, mobilizar os bejenses para o processo de reconstrução da nossa cidade, recuperar o espírito do “nosso partido é Beja”, melhorando os mecanismos de democracia participada. 
Jorge, só por demasiado desleixo ao incúria podes perder a Câmara para este PCP: mas o importante não é ganhar a Câmara: o desafio é fazer de Beja a cidade com que sonhámos. Eu, ainda acredito! Ajudem-me a não perder a esperança!

23 comentários:

  1. Anónimo00:52

    Hugo
    como lamento não ser um político activo. Pense bem na sua capacidade para continuar a ajudar este executivo, faça-o pela cidade que tanto
    ama mas que muito o prejudica.Cumprimentos e felicidades

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:14

    Oh Jorge pá, oh Jorge para cá, oh Jorge para lá, blá, blá, blá, blá
    Esse Jorge nem te reponde, nem te dá satisfação, pelos visto já tem o que queria, mais um trampolim pessoal
    Podes até pensar que sou PCP, não, sou daqueles que o ajudaram a pô-lo lá, sim votei nesse Jorge
    Mas para mim, não me interessa se é PCP/PS/PSD... interessa-me a cidade
    Sim interessa-me a cidade, porque tenho interesses investidos na cidade, quer pessoais, quer familiares
    Verdade, verdadinha, é que eu não vi, eu não senti, eu não prevejo, eu não sinto nada, NADA no desenvolvimento e na qualidade de vida
    Para estar igual ou pior, PÔRRA...
    Já que tratas o Jorge, por Jorge, diz-lhe pessoalmente, com viva VOZ que a cidade é para os Bejenses, e que estes querem melhorias, e essa é a obrigação dele, é para isso que lhe pagamos
    Infelizmente eu acho que esse Jorge, está a usar a CMB para saltos pessoais

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:42

    "Entristece-me ver-te a discutir com eles, como se eles estivessem ao teu nível". É a rir não é? Este é o balanço de um ano de mandato a confirmação por si de que levaram um ano a desculpar-se com o passado e mais principalmente o seu Jorge amentir de forma sistemática. Quer ver mais uma mentirinha está aqui:Manuel Narra, presidente da Câmara de Vidigueira, emitiu um esclarecimento onde refere que “é mentira que tenha havido acordo entre todas as forças políticas, em reunião do Conselho Directivo da AMBAAL (Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral) sabe quem disse que tinha havido acordo?

    ResponderEliminar
  4. Anonimo voce nao estava nao reuniao da AMBAAL pois nao ? logo voce so sabe o que leu.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo08:06

    Por favor digam-me que isto é mentira!....

    "O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, emitiu um parecer, na sequência de uma queixa apresentada por dois jornalistas do Diário do Alentejo, que consideraram que Jorge Pulido Valente foi autor de uma “pressão inadmissível” que “colocou em causa o seu profissionalismo”. O parecer reconhece razão aos jornalistas."

    Em causa está o episódio que remonta a 2 de Agosto, quando Jorge Pulido Valente, Presidente da Câmara Municipal de Beja, na qualidade de presidente da AMBAAL, proprietária do Diário do Alentejo, chamou a uma reunião do Conselho Directivo daquela associação, os jornalistas João Matias (director do jornal) e Carlos Lopes Pereira, com o objectivo de os reaprender sobre o conteúdo de um artigo escrito por Carlos Pereira, publicado no Diário do Alentejo de 30 de Julho, referente a um contencioso entre um empresário bejense e a Câmara Municipal de Beja. Pulido Valente considerou esse artigo “inaceitável” e de “ataque ao Executivo da Câmara de Beja”.

    Noticia na RVP, cujo link coloco em baixo, ainda me lembro das palavras do JPV no discurso de vitória: "Finalmente a democracia chegou a Beja"

    http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/40173

    ResponderEliminar
  6. @anónimo 1.14 - Ao longo deste ano, sempre recebi do Jorge Pulido Valente todas as manifestações de respeito, correcção e amizade! Bem como um profundo desejo de que eu estive dentro da CMBeja colaborando no projecto!
    E obviamente que quando somos amigos de alguém, falamos pessoalmente com as pessoas!
    Não me confunda com uns que agora se dizem aborrecidos por falta de tachos ou concursos!

    ResponderEliminar
  7. Porventura será mais fácil andar a discutir o passado do que a construir futuro...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10:44

    O que é soberbo é o facto de ouvir os comunistas a elogiarem imenso uma crónica em que o Hugo diz que eles governam pior que o Rato Mickey!
    Você diverte-se à brava a gozar com esta gente!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11:49

    Ó Hugo,

    Realmente o desespero já é tanto, que até voçê tem de vir aqui publicamente expressá-lo!

    Nós que fizémos tudo para a tal mudança, vemos agora que nada mudou e nalgumas coisas estamos bem pior como é o caso da limpeza da cidade.

    Ana Moita

    ResponderEliminar
  10. Ana, não estou desesperado! Faz um ano, fiz uma análise! Aliás.. o próprio Presidente assumiu que mudou alguma coisa, mas ainda há muito para mudar! E tenho a certeza absoluta que estamos melhor do que antes!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo13:20

    SEja lá honesto e objectivo, sério e preciso, e diga lá, CONCRETAMENTE, o que é que mudou!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - Fazemos uma coisa! Se tiver coragem de assinar, dizendo CONCRETAMENTE quem é, eu aceito o repto!
    Em caso contrário... vou manter a minha decisão de falar muito pouco!

    ResponderEliminar
  13. @anónimo do Parecer do Sindicato - Se eu colocasse aqui um Parecer da Associação de Proprietários de Orgãos de Comunicação Social, era patético, não era?! Assim tipo.. uma palhaçada!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15:20

    Está a confundir as coisas de propósito, e claro já calculava que passasse ao lado da questão. O CD dos Jornalistas é órgão fiscalizador da actividade com puderes para punir os seus membros, e são muitos os que já o foram, da mesma forma que existe em outras profissões como os médicos e os advogados.
    Agora quando nóa somos amigos das pessoas não nos fica bem assinalar em público os seus erros.

    ResponderEliminar
  15. @anónimo - O CD do SINDICATO dos Jornalistas é um órgão dos jornalistas!
    Sabe a credibilidade que eu dou aos actuais sindicatos, não sabe!?
    Se os "jornalistas" do DA se sentiram melindrados, devem queixar-se no MP e para a ERC! E nesse caso eu comento! Porque.. até você reconhece que nunca me faltou coragem para dizer o que penso!

    ResponderEliminar
  16. Chengdu20:18

    Não é preciso grandes argumentos para contrariar a ignorância destes energúmenos que duvidam, sim que duvidam, porque os outros nem a energúmenos chegam. Então será difícil de perceber que endividamento líquido da CMB aumentou de 5 milhões em 2007 para 18 milhões em 2009 ?! É díficil perceber que os comunistas tinham como dado adqurido que a CMB era deles (literalmente, paredes, mobília...tudo), e que o inútil do miguel ramalho ainda não se conformou ?!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo21:10

    o que é certo é que passado um ano tudo continua na mesma, á excepção das crateras existentes nas ruas de Beja que essas estão maiores... Não sou de beja nem vivo em beja, mas todos os dias estou lá e conheço a realidade, é necessário fazer mais, muito mais...
    Ah e por favor arranjem de uma vez por todas as principais vias da cidade, é triste circular pela cidade com as vias naquele estado...

    ResponderEliminar
  18. Dica15:00

    H,

    Foi notada a tua ausência no jantar e na reunião de balanço anual do BEJA CAPITAL, decerto existem razões para essa tomada de posição, se a desejares tornar pública ou não a ti te diz respeito, mas aceito ambas as posições desde já.

    ResponderEliminar
  19. Não acho que a mais pertinente ausência tenha sido a minha! No meu caso.. entendo que os contributos que podia dar, foram dados! A minha presença é claramente dispensável neste momento!

    ResponderEliminar
  20. Já que se está a falar de um balanço...para mim, o que realmente deveria de mudar e ainda não mudou muito é o site da CMB, não entendo a razão por não estar mais actualizado ;)

    ResponderEliminar
  21. Anónimo21:45

    Os gajos do site deviam ser comunistas foram despedidos, para variar...

    Só um cego não vê que Beja está pior. Mudou-se de força política mas não vejo nada de novo.

    Para quando abrir um post aqui com o título:

    "Preferia ter cagado um pé todo do que votar no rei dos clusters"

    ResponderEliminar
  22. Anónimo12:20

    H, a tua dignidade é uma lição e um exemplo!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo21:34

    Antes de mais, assumir que só por total falta de capacidade de análise, ou má intenção, se pode afirmar que “Beja está pior”. É falso! Na pior das hipóteses estará mais ou menos na mesma, como a lesma…
    Quanto à performance de JPV, a mesma pode ser avaliada, na minha opinião, de duas perspectivas – dimensão governativa e dimensão comunicacional.
    Na 1ª dimensão, que remete para a governação pura e dura, JPV tem feito o que está ao seu alcance, dado que tomou posse há apenas um ano, que encontrou uma situação financeira na Câmara péssima e de difícil diagnóstico, que a conjuntura económica e financeira nacional não podia ser pior, que encontrou uma carteira de projectos vazia e que o timing de desenvolvimento dos programas, nomeadamente do InAlentejo, não foi o mais favorável no ano que agora termina. Nesta dimensão, acredito, não se pode exigira a JPV mais do que se exige a outros Presidentes de Câmara, logo considero que o inventário de críticas de que tem sido vítima é injusto, anacrónico e despropositado.
    Numa 2ª dimensão, que nos remete para a sua estratégia comunicacional, JPV foi desastroso, conseguindo hostilizar tudo e todos - Dos trabalhadores da Câmara de Beja, que tanta falta lhe fazem para concretizar o seu projecto; até aos seus correligionários do PS, que cada vez mais se afastam de uma BEJA CAPITAL à imagem de JPV.
    Estará a tempo de corrigir a mão? Eu acredito que sim! Para tal basta que o homem inteligente e hábil, que já demonstrou ser, se sobreponha ao político cáustico, queixinhas e pouco mobilizador que sobressaiu no último ano, nos antípodas da figura em que os Bejenses votaram para colocar Beja no seu lugar.
    Concordo que governar melhor Beja do que no último mandato CDU não é difícil, mas governar não é apenas saber gerir receitas e despesas de forma equilibrada. Gerir é também saber “conduzir” homens e mulheres, e para tal é preciso saber COMUNICAR. E é o que tem faltado a JPV - Comunicar bem.

    M. Aljustrel

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!