sexta-feira, julho 08, 2011

Dá nosso Senhor asas a quem enjoa a voar...

Por vezes perguntam-me porque me irrito quando atacam Beja ou empreendimentos nucleares para a cidade, como tem sido recorrente o caso do Aeroporto de Beja! Há uma primeira grande explicação: não sei viver sem paixão! Seja na vida pessoal, seja no meu ensino, seja nas minhas convicções, no meu percurso cívico! Mas nunca uma paixão histérica ou irracional, antes, algo que procuro fundamentar em argumentos racionais, procurando ler, informar-me, aprender com tantas e tantos que sabem muito mais do que eu, com a humildade de admitir o erro, sem procurar evangelizar os outros com as minhas convicções!
Mas, admito, que me vou tornando menos tolerante com quem argumenta com má fé, sem o menor conhecimento das coisas, baseando-se em efabulações, com total despreocupação pelo rigor, com frases redondas e lugares comuns ou se deixa influenciar pela espuma dos dias; como me falta paciência para os cristãos novos que desde há vinte anos auguram o projecto, com todos os mais estapafúrdios argumentos: primeiro o base tinha de ser apenas militar porque era imprescindível para a defesa na nação, depois não era viável, depois era preciso uma nova pista, depois era preciso uma pista maior, depois uma pista mais pequena, depois a pista era mole (ou dura, já nem sei!)... i e, todo o rol de argumentos, sempre rebatidos com os factos, com o único objectivo de atacar o investimento! 
Agora que a obra terminou, surgem os betinhos de cascais, o idiotazinho da tvi e alguns acólitos com a teoria maravilha que esta obra é o exemplo dos despesismo socrático! E pasme-se, por cá, há quem aplauda e fique feliz!
Uma obra que começou a ser estudada no tempo de Cavaco Silva, que começou no tempo de Guterres, foi confirmada por Barroso, aplaudida por Santana Lopes, demorou um disparate de tempo no reinado de Sócrates para apenas estar concluída a dias de Passos Coelho é, para estas cabeças pensadoras, o grande exemplo do despesismo socrático! Uma obra que custou 4 km de auto-estrada é o grande exemplo de despesismo no pais dos dez estádios, do metro do porto, do ccb, das parcerias publico privadas, das auto-estradas que não vão dar a lado nenhum, dos viadutos nos ip`s, da cril, da ponte do mondego, dos 5000 centros culturais vazios, das fundações, das empresas públicas, das empresas municipais e tantos outros exemplos!!Haja paciência e gajas boas!
Deixemo-nos de merdas! O Aeroporto em Beja é atacado porque há ainda um país que acha que apenas se deve investir em Lisboa e Porto, outros acham ultrajante uma cidade como Beja ter um Aeroporto, outros ainda porque se deixa contaminar por vergonhosos interesses económicos que usam a imprensa para influenciar algumas mentes mais simples e, há que reconhece-lo, alguns que genuinamente ficam assustados perante tudo o que é novo! E a vida é feita de diversidade: por estranho que pareça, ainda há pessoas, hoje, com a suprema ingenuidade de defender que se destrua a Portela para se fazer um novo Aeroporto em Alcochete, com mais uma ponte, mais um metro e mais uma auto-estrada! O Aeroporto de Beja é atacado por uma total incapacidade de ver a longo prazo, por esta fobia tonta de exigir que o investimento seja rentável 45 dias depois da inauguração, por desconhecer que nem porto nem faro o são, porque, nestas obras, não se exige que o aeroporto em si seja rentável, mas que o impacto para a região seja positivo! 

Não defendo o Aeroporto de Beja apenas por ser bejense! Defendo-o porque é sinal estruturante para o desenvolvimento do interior do país (se podemos falar em interior num pais de duzentos quilómetros de largura!!!), porque num país de novo riquismo absurdo onde nos deslumbramos com o novo, adaptar o que já existe poupando milhões merece aplauso, pela sua raridade e pela pertinência do exemplo! 
Claro que nem tudo é perfeito: a obra protelou-se demasiado, pelo caminho perdemos a hipótese de ser a base de operações da Ryanair, podíamos ter sido o entreposto na Europa do transporte aéreo de correio, perdeu-se a hipótese de uma fábrica, por estranhas razões a embraer não aterrou aqui, o patético atraso na atribuição da gestão do aeroporto e que, para mal dos nossos pecados, o aeroporto abriu em plena crise económico mundial, com o país de cócoras perante os credores pelo que, por estes dias, a única certeza económica é a incerteza!

Mas reconhecer problemas não é teme-los, porque a cobardia enoja-me.A inauguração do aeroporto não foi o fim de um percurso: foi apenas o primeiro dia! De muitas lutas que se seguem! De um manto imenso de dificuldades e incompreensões! De erros que ainda se vão fazer! Sabemos que vai ser difícil, mas, no alentejo, habituámo-nos que tudo para nós é dificil (40 décadas a esperar por alqueva, ouvindo os mesmos absurdos argumentos que agora ouvimos!). 
Critiquei a escolha da ANA, critiquei imenso os anos que se perderam sem atribuir a gestão do aeroporto que só agora permite começar um trabalho que devia ter sido feito anos atrás: mas não quero sentar-me a gritar que tive razão, porque gosto de estar do lado de quem apresenta soluções, não dos que se querem fazer notar por trazer problemas!
Quem defende o Aeroporto, em geral, a ANA em particular devem ter a humildade de aprender com todos os que de boa vontade querem ajudar o processo; era muito importante que para o fim de Setembro a ANA reunisse com a população para receber contributos, ouvir opiniões, debater, ser confrontado com criticas, porque pobres daqueles que tudo pensam saber e se acham cheios de certezas! Digo muitas vezes e repito-o hoje: as pessoas não são estúpidas, apenas precisam de ser informadas! E por falta de informação é que assistimos a tenta gente de boa vontade, algumas até inteligentes, a dizer tanta tolice, pelo que, mais do que qualquer outra coisa, merece a nossa tolerância!
Para o aeroporto ser o que desejamos, todos somos poucos pelo que urgem consensos, urge reunir todas as pessoas de boa vontade, venham de onde vierem, para a defesa da nossa região, obrigando as vozes institucionais a despertarem deste irritante silêncio! Com garra, com paixão, com entusiasmo! 

51 comentários:

  1. Anónimo00:15

    Mais um soberbo texto! Aplaudo-o!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:22

    H: Excelente !

    Desta vez, concordo plenamente com tudo! E, sem dúvida, a paixão é um motor poderoso e indipensável que abre caminho para algo que ainda não é visível para outras pessoas!!

    Sempre dei, e continuarei a dar, a maior força ao Aeroporto e a Beja, até porque não é preciso ser muito entendido na matéria para sentir que é uma região com potencialidade fortíssimas!!!

    E quem está nos cargos de poder/decisão tem mais é que sentir e apaixonar-se com o mesmo empenho, porque Beja, o Alentejo, o País precisam por demais desta paixão, da "garra" que fala, pois só assim se pode vislumbrar um futuro melhor para todos nós!

    ps: obrigado pela extensão do post: está uma delícia!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:23

    o hugo quando escreve com paixão por alguma coisa é delicioso!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:27

    Gosto muito, muitissimo!!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:39

    Se existissem mais H, Beja seria bem melhor! Não desista!

    ResponderEliminar
  6. Pedro Margarido01:35

    Parabéns. A excelência do texto deixou-me sem nada para dizer acerca deste assunto, podendo apenas comentar que concordo plenamente.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo02:43

    Que idiotice. Veja lá se não se apaixona assim por coisas tão caras mais vezes. Os contribuintes agradecem.

    O que vale é que a maioria dos bejenses se está literalmente a cagar para o aeroporto, pois este não afecta em nada as suas vidas difíceis.

    Comparar o aeroporto ao Alqueva, só mesmo numa mente delirante.

    Uma cidade onde está quase tudo por fazer, o que precisa mesmo é de um aeroporto...

    Um aeroporto não é nem nunca foi um projecto nuclear. E a prova disso é que está e estará às moscas (ok, eu sei que tb voam, mas não são aviões).

    Mas aqui o amigo Hugo acha que devemos esperar 10 anos para ver no que dá. É bom ter paixões com o dinheiro alheio.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo02:48

    Ah, só mais um comentário: olhe que 40 décadas são 400 anos. Não me parece que o projecto do Alqueva seja do século XVII.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo09:06

    Tá bem filho! Não paças de um parolo deslumbrado.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:09

    "paças"???

    quem é o parolo?Seria melhor aprender a gramática antes de tentar fazer insultos medíocres !!! Seja construtivo!

    ResponderEliminar
  11. @anónimo que me veio ofender! Tem todo o direito de ser contra o Aeroporto! Tem todo o direito de achar que falar em sines, alqueva e aeroporto é uma ideia minha, delirante, inaudita!
    Faço-lhe uma sugestão! Lembra-se da frase, "construam-se porra" que os alentejanos escrever em Algueva?!
    Faça uma t-shirts e umas bandeiras, vá marchar frente ao Aeroporto de Beja e escreva: destruam-me porra! E se está tão firme nas suas convicções, aproveite e faça uma greve de fome!
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  12. @anónimo - só uma nota, de concordância: tem razão numa coisa, há bejenses mais preocupados com os cartazes na rua que o Aeroporto... mas.. essa Beja que aplaude é aquela que eu combato..

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:17

    Parabéns H! E não percas tempo com essa gente, que não faz ideia do que fala!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:26

    ao anónimo do século XVII: um dia nunca lhe pareceu um século ???

    ResponderEliminar
  15. Anónimo11:29

    As paixões são assim, raramente são correspondidas.

    ResponderEliminar
  16. @anónimo- cada um, fala das suas! eheheh

    ResponderEliminar
  17. (...)se podemos falar em interior num pais de duzentos quilómetros de largura!!! (...)
    Ora cá está! Gostei! Eu sei que os portugueses são pequenos (eu tb sou assim como se quer, como a sardinha!) mas será que se justifica toda esta crispação regional, quando nos separam distancias tão pequenas?!

    ResponderEliminar
  18. SCG - Infelizmente as pessoas são pequenas no pensamento...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo12:17

    Hugo - o teu melhor post que me lembro de ler! Parabéns.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo13:36

    Hugo, aqui e no FB, a tua paciência para lidar com idiotas é admirável!

    ResponderEliminar
  21. @anónimo - para mim, um idiota, é apenas alguém com muitas ideias! E reitero: as pessoas precisam de informação, para dizerem coisas mais acertadas!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo14:00

    Brilhante! E que a ANA faça essa discussão!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo14:27

    Este texto mostra o que é um pensamento coerente e fundamentado em comparação com os tontos que dizem umas coisas para se fazerem notar!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo16:40

    BRILHANTE!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo17:04

    Não tinha dado conta que hoje já era dia de nova musiquice !!! o tempo é algo mesmo muito subjectivo: ora passa rápido, ora parece que não passa !!! mas, sim, combina bem com o post...

    ResponderEliminar
  26. Anónimo17:10

    O país a beira da bancarrota e aqui a discutirem a viabilidade de aeroporto que tem mais funcionários que passageiros.

    Tenham a santa paciência. E depois os outros é que são tontos.

    Agora só falta dizer que o aeroporto de Beja é fundamental para a recuperação económica de Portugal.

    ResponderEliminar
  27. @anónimo - Junte-se ao outro (caso não seja o mesmo), faça cartazes a dizer "destruam-me porra" e Domingo vá protestar! Quem sabe se encerrando beja a Moody não nos coloca no topo! E com o dinheiro que se poupa, sempre dá para fazer o aeroporto de alcochete!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo17:15

    Brilhante resposta H! Este é o registo em que mais gosto de si!

    ResponderEliminar
  29. Anónimo17:32

    eu não atrever-me-ía a dizer tanto, mas não resisto a citar o anónimo das 17h10 "(...)o aeroporto de Beja é fundamental para a recuperação económica de Portugal".

    ResponderEliminar
  30. Anónimo17:40

    Esta curiosa paixão do Hugo é freudianamente muito compreensível. No fundo, o aeroporto é um desdobramento da sua própria personalidade. O aeroporto é provinciano, megalómano, vazio e encalhado.

    Curiosamente, pouco ou nada fala do comboio. Pois tá claro, o comboio é rasteiro e anda na terra. Para o verdadeiro megalómano e frustrado só o céu é o limite.

    E quer este senhor que o resto das pessoas cavalguem na sua irracionalidade e nas suas frustrações mal resolvidas.

    Olha, vá à varanda e atire uns aviõezinhos de papel. É assim uma espécie de masturbação: não cura mas alivia.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo17:48

    caríssimo/a anónimo/a: já que gosta tanto de Freud, antes ter o céu por "limite", do que a acusação furtuita, mesquinha, e infundada.

    Mas se tiver argumentos que o/a identifiquem como pessoa/cidadão/ã...este é o espaço certo para si.

    ResponderEliminar
  32. @anónimo - esqueceu-se de uma coisa! O aeroporto só existe por minha causa! Cavaco, Gueterres, Barroso, Santana, Sócrates, todos os partidos aqui em Beja, defenderam o aeroporto, apenas por um capricho meu! Foi isso e a invenção da pilula do dia seguinte!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo17:53

    Bah, chatos do caraças.

    Tomem lá disto:

    http://www.youtube.com/watch?v=ySqyhp9QGVM

    ResponderEliminar
  34. Anónimo18:19

    acho que quem está "vazio e encalhado" é quem está mal casado..ou quem não tem argumentos...

    ResponderEliminar
  35. Anónimo18:24

    Como orgasmo, estes são melhores que os de papel, duram mais tempo:

    http://www.airfix.com/airfix-products/aircraft/civil-airliners/a04178-boeing-737-a04178/

    ResponderEliminar
  36. @anónimo - você é contra o aeroporto... ou contra mim?! LOL

    ResponderEliminar
  37. Anónimo20:40

    anónimo 18:24 - está muito confiante na sugestão: já deve ter a colecção toda !!!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo20:41

    Não sou nada contra si.

    Vá, para o compensar tome lá um blog interessante. Gostos não se discutem...

    http://gostosnaosediscutem.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  39. Anónimo21:04

    Não tenho procuraçao para defender o H, mas ficaria mal com a minha consciência se não esclarecesse que o Hugo foi desde a primeira hora um defender do comboio sendo mesmo o primeiro a assinar a petição on line! Aliás, foi ele que conseguiu que o Pulido mudasse de opinião!

    ResponderEliminar
  40. @anónimo - agradeço a intenção, mas, acredite, sou impotente para alterar posições do executivo! Se o Pulido mudou de registo, não será por aquilo que escrevi!

    ResponderEliminar
  41. Ricardo Zambujo23:13

    Tiro o chapeu a este teu texto, concordo plenamente com a mensagem, o grito que aqui transmites é a voz de todos os "Baixo Alentejanos".

    ResponderEliminar
  42. Anónimo23:36

    De todos os baixo alentejanos não...de TODOS OS ALENTEJANOS!!!

    ResponderEliminar
  43. Anónimo12:31

    De todos os Alentejano não... de todos os Portugueses. Que digo eu? De todos os Portugueses não... de toda a Humanidade.

    O Hugo é um novo Vasco da Gama dos aviões.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo12:50

    Não, não fazem falta mais Hugos! É de idiotas como este anónimo que a humanidade precisa!

    ResponderEliminar
  45. Apesar de eu ser o aluno (só até Terça) e o Professor o professor, dou-lhe AAA!

    Mesmo não concordando a 100% com algumas coisas, nomeadamente no que toca aos custos que efectivamente este aeroporto já representou com a sua quase inactividade, que são efectivamente avultados. Mas que não teriam existido, caso tivéssemos governantes dedicados a governar, e que não demorassem 15 anos a fazer um aeroporto, e quase 25 para fazer uma escola.

    Este aeroporto é mais do que uma luta de Beja; é um abrir de olhos para as gentes dos grandes centros urbanos que pensam que tudo tem que ser feito à porta dos seus condomínios fechados no Parque dos Príncipes em Telheiras. O interior não serve só para os montes dos famosos nem para os pseudo-escritores da nossa praça se refugiarem para se inspirarem para as suas últimas pseudo-publicações, nem para se fazer os vinhos que toda a gente pede na Bica do Sapato. O interior é tão Portugal como Lisboa ou Porto, por isso deixem-nos usufruir desse direito! E eu tenho todo o direito de chamar aos alfacinhas o que bem entender: porque eu sou alfacinha, toda a minha família o é, e conheço muito bem esta espécie.

    ResponderEliminar
  46. Reinaldo Louro22:16

    H,

    Quando se diz e escreve a verdade, não existem argumentos ...

    Que venha mais uma ou as necessárias reuniões públicas com a ANA e todas as forças vivas de Beja e da região Alentejo e debatam " tudo " o que é ou será no futuro o Aeroporto Internacional de Beja .

    ResponderEliminar
  47. Anónimo23:36

    Podemos gostar mais ou menos das coisas que o Lança escreve! Podemos gostar mais ou menos do aeroporto e acreditar ou não nas suas potencialidades! Mas todos reconhecemos que o Lança é inteligente e sério e deu provas de honestidade e integridade quando recusou os vários lugares que lhe deram depois de ajudar a oferecer a câmara ao Pulido!
    É vergonhoso que um qualquer atrasado mental venha aqui ofender alguém por estar a defender a nossa cidade! Depois queixem-se que só há merda na politica!
    Lança, não desistas!

    ResponderEliminar
  48. Anónimo00:03

    "Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada!" LOL

    ResponderEliminar
  49. Anónimo00:11

    este blog sempre teve como referência o respeito pelas opiniões contrárias! Mas... o autor do blog não pode opinar!
    Admiro a paciência do amigo H!

    ResponderEliminar
  50. Anónimo23:55

    Gostava de saber quem é a besta que ataca desta forma o H por defender a cidade!!!
    Isto é conversa de gajo com dor de corno! Só pode!

    ResponderEliminar
  51. Anónimo16:58

    H, descontruam-me porra é brilhante!!! Voce tem momentos fascinantes...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!