segunda-feira, julho 18, 2011

Era uma vez o Aeroporto mais barato do mundo e as pessoas da província!

O aeroporto de Beja deve ser o mais barato aeroporto do mundo! Mas infelizmente ainda demasiada gente acha que tudo o que se investe no interior é desperdício! Porque para parte do país todos os alentejanos são como as anedotas e sentamo-nos debaixo do chaparro a comer bolotas até que a morte nos leve! É indignante, mas é a patética verdade! 
Ler que o Aeroporto de Beja é um exemplo de despesismo é abjecto, porque, 33 milhões, comparticipados pela UE, fazem de Beja provavelmente o aeroporto mais barato do mundo! Acresce que os custos de exploração do AdB são 350 mil euros! Têm noção de quão ridiculamente baixo é este valor?! Que estamos a falar de apoios a dois grupos de teatro regionais? Da venda de bilhetes para dois concertos do Tony Carreira? O vencimento mensal do Vila Boas ou de outro qualquer?! Acha mesmo que perante valores desta ordem se justifica tanta celeuma?! Que é um desperdiço de lesa majestade? Tem noção de quantos administradores de empresa recebem mais do que isso? Que se gasta mais do que isto num mês fraco no elefante branco? Que bastam 351  turistas ano para o impacto para a região ser positivo?!
Definitivamente é crucial que lá para depois do Verão a ANA faça uma conferência aberta ao público! Porque as pessoas - ou a maioria delas - não são estúpidas e apenas precisam de ser informadas! Porque há muito para fazer! E todos somos poucos!

18 comentários:

  1. Anónimo00:37

    dr. o problema não será esse o aeroporto estar concessionado a ANA e ela ter outros interesses.
    ass. china

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  2. China - sempre fui contra a "entrega" do aeroporto à ANA! Mas a decisão foi tomada e agora a ANA é a mãe do Aeroporto!
    Os dados que tenho, levam-me a acreditar que estão a fazer o que tem de ser feito! Vamos confiar!

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  3. Anónimo09:57

    DR. somos Portugueses o problema é esse confiar.
    quando se confia demais quem tem o poder faz o que mais lhe interessa
    ass.china

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  4. Anónimo10:19

    "Que bastam 351 turistas ano para o impacto para a região ser positivo?!"

    Para reforçar esta Ideia...

    Numa saída Nocturna (que já vão sendo raras) este Sábado entrei num restaurante deste feudo.
    Qual foi o meu espanto!? Só ouvia falar em Inglês...
    Perguntei ao dono do restaurante por curiosidade se era alguma excursão.
    A resposta apanhou-me de surpresa...
    "Não. São os ingleses que vão embora no voo de amanhã.."
    De seguida perguntei se desde o início dos voos se tinha notado mais movimento.
    Novamente a resposta surpreende.
    "Sim. Alias, já tive que reforçar a formação em inglês no ramo da hotelaria para melhor dar resposta..."

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  5. Anónimo10:36

    Corroboro com a sua linha de raciocínio, mas é minha convicção que o problema do aeroporto se encontra a montante. Neste país, infelizmente, desde os tempos do Marquês de Pombal, que ninguém se preocupa com o planeamento. Somente se concretizou a ideia do aeroporto pelas condições existentes e pela pressão exercida. Nunca foi um projecto consensual e muito menos acarinhado pelo poder político instalado no Terreiro do Paço, que a partir do momento em que deu luz verde para avançar a obra do aeroporto, dever-se-ia ter preocupado com um conjunto de infra-estruturas que pudessem tornar o aeroporto atractivo e rentável. Depois, os "poderes" locais mudam de ideias e objectivos consoante seja o seu posicionamento face ao poder de Lisboa de e, inevitavelmente na Câmara de Beja. Depois, existe ainda, uma "sociedade civil" bejense, cujo único sentido que encontra para as suas intervenções públicas, é a politiquice no que esta actividade tem de pior. Tudo congregado, chegamos à triste conclusão que os que ontem eram contra o aeroporto, porque eram oposição, hoje são os mais acérrimos defensores, e os que eram a favor, porque deixaram de ser poder, tudo fazem para realçar os fracassos e as dificuldades do aeroporto. Infelizmente vivemos em Portugal e particularmente em Beja. Será que os nossos filhos, no futuro, nos irão perdoar?

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  6. Anónimo11:38

    Hugo, já tive oportunidade de referir naquele estranho forum que sou bastante leigo nesta matéria do aeroporto. A quem, no teu ponto de vista, devia ser entregue a "custódia" do aeroporto, senão à ANA?...
    João Soares

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  7. João - Há anos, pronunciei-me favoravelmente a que a ESAB, com tempo, tivesse sido escolhida para a gestão do aeroporto! Especialmente por em cima da mesa estar a possibilidade de um grande aeroporto em Lisboa, preocupava-me que pela necessidade de justificar este, o de Beja fosse negligenciado!
    Mas.. são prosas antigas! Foi a ANA que ficou com a criança, o sucesso da ANA é o nosso sucesso!

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  8. Pedro Margarido18:12

    H- ESAB ?? Acho que queria escrever EDAB..., caso contrário a Escola Superior Agrária de Beja, como já lhe vão faltando alunos, poderá montar e gerir um entreposto de produtos hortícolas frescos para despachar de avião !
    Abraço e claro que concordo 100% com o que escreveu...

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  9. eu sou tão parvooooooooooooooo!!! Obrigado pela correcção, Pedro!

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  10. MARIA FLORES21:50

    O sucesso ou insucesso do Aeroporto de Beja será o sucesso ou o insucesso da nossa terra.
    Só com um Aeroporto correctamente explorado em todas as vertentes , designadamente a parte de reparação e manutenção de aeoronaves e ainda cargas e descarga , vai possibilitar a fixação de muita mão de obra e respectivas familias.A criação de cerca de 800 postos de trabalho directos dá origem a mais 300/400 indirectos , mais os restantes membros do agregado familiar!!!calcule-se o impacto que estes novos habitantes poderão ter numa cidade com 25.000 habitantes. FOGO Á PEÇA !!!!

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  11. Anónimo23:17

    É ESAB sim senhor, Até ao H já lhe fogem os dedos para a verdade. Um belo olival ou vinha era o que ficava lá bem, em vez daquele mamarracho inútil.

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  12. Anónimo23:46

    o anónimo das 23:17 veio de África e aterrou na portela com certeza.
    ass.china

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  13. Anónimo00:07

    Não, não, veio da China e aterrou no Glamour Contagiante.

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  14. Anónimo00:17

    E eu a pensar que a maior parte das pessoas se chamavam Maria e Manuel, afinal , são anónimos!

    Nem assino , para não destoar !

    Muito boa noite!

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  15. 23:17 - defende que a força aérea saia de Beja e toda a base seja utilizada na agricultura?!

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  16. Anónimo01:07

    Toda a base, claro. Um imenso bananal.

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  17. Anónimo01:18

    Meu caro, H, se me permite um conselho, não perca tempo com esta gente: você é um homem de inteligência rara e desgasta-se com idiotas!
    Aceite esta sugestão de um velho, mas com muita experiência de vida!

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  18. Anónimo00:50

    A Comissão Política Distrital de Évora do PSD congratula-se com o empenhamento e vontade do Governo, anunciado pelo Ministro da Defesa, de desenvolver em Évora a montagem final do avião jacto de transporte militar KC-390, que irá substituir os Hércules C-130H que equipam a Força Aérea Portuguesa.

    Este projecto permitirá potenciar uma oportunidade de desenvolvimento das qualificações a nível de um 'cluster' aeronáutico em Évora e, dessa forma, contribuir para a melhoria das competências tecnológicas da Região Alentejo.

    A Embraer está neste momento a construir duas fábricas em Évora destinadas à produção de componentes e materiais compósitos, num investimento de 148 milhões de euros, que prevê a criação de 500 postos de trabalho especializados.

    Com o arranque deste novo projecto, agora assegurado pelo Governo, a Embraer poderá vir a ocupar um terceiro lote de terreno, já reservado e com ligação directa à pista do Aeródromo de Évora, para a montagem final do aparelho em Portugal, elevando os postos de trabalho para cerca de 3000.

    Além de atender às necessidades da Força Aérea portuguesa e brasileira, o Embraer KC-390 vai preencher um nicho de mercado criado pelo potencial de substituição de uma frota mundial superior a 1600 aeronaves de transporte militar, actualmente com mais de 25 anos de operação.

    O projecto KC-390 assume-se como um pivô estratégico para Portugal, já que irá incluir uma importante componente de desenvolvimento e produção nacionais, podendo representar um novo tipo de exportações para o País e a consequente geração de emprego e impacto no PIB.

    O PSD de Évora, continua agora como desde o primeiro momento a acarinhar empenhadamente o investimento da Embraer em Évora, através das suas estruturas locais e distritais, bem como da acção dos seus autarcas na Assembleia e Câmara Municipal de Évora, em prol do interesse de Évora e do Alentejo.

    Évora, Julho de 2011
    A Comissão Política Distrital de Évora do PSD

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