segunda-feira, julho 11, 2011

Só um surdo é que não vê isto...

É uma vergonha os mercados estarem a emprestar-nos dinheiro com juros altos porque a culpa de Portugal estar assim é dos mercados porque nos emprestavam dinheiro a juros muito baixos!

9 comentários:

  1. Pedro15:03

    O problema é Europeu. E Portugal está a ser atacado, como a Espanha será atacada dentro em breve.
    Na Europa assiste-se a uma desunião neste momento. Mas o problema maior, é o facto de desde sempre, os países europeus não terem cumprido o que esteve sempre escrito nos tratados. Desde os alemães aos gregos.

    ResponderEliminar
  2. Pedro, com data venia, não há um problema! Há dois problemas! E jogar a culpa na europa é ter medo de enfrentar aquele que depende de nós!
    A nossa crise não é a de 2008! A nossa vem de muito antes...

    ResponderEliminar
  3. Pedro15:16

    Estamos a falar dos acontecimentos dos últimos dias, e estes têm sido um ataque à Europa.
    O problema de Portugal existe há muitos anos, e toda a gente sabe e conhece. Não foi na semana passada que a Moody's viu as contas do País...
    Insisto, o problema é Europeu e o facto de os países estarem todos desunidos, permite que se brinque com a Europa já que convêm aos americanos.
    Todas as semanas há uma reunião de emergência com todos os Ministros das Finanças dos 27, e até agora que resultados houve? Nenhum.
    Nem a porcaria de um ataque as agências de rating, todas privadas, onde na qual as suas opniões valem tanto como a futurologia das bruxas.
    Prova prodavada: Só o presidente do BCE veio, de forma vigorosa, defender-nos...

    ResponderEliminar
  4. Pedro, não acho que os EUA tenham algo a ganhar com esta guerra, antes pelo contrário, porque um Euro forte é bom para eles!

    Mas.. obviamente que estou de acordo com algo - e sou daqueles que sempre fui eurocéptico - o facto de na Europa existirem pensamentos tão contraditórios, interesses tão divergentes entre paises, complica uma resposta unitária!
    Como - assumo a minha ignorância - não percebo a lógica de algumas normas do BCE!

    ResponderEliminar
  5. Pedro15:54

    Um dado: 60% dos lucros dos bancos americanos provêm da especulação. Por ai observa-se a importância da especulação em torno de tudo o que existe (ouro, ceral, moedas), excepto acções de empresas porque toda a gente está com medo.

    ResponderEliminar
  6. Pedro, não sou economista, apenas um curioso, que gosto de ler e ouvir pessoas diferentes e tentar depois pensar sobre o que li/ouvi!
    E fazer perguntas: e a minha pergunta simples é esta: porque é que a COFIDIS cobra o triplo que a Banca normal?!

    ResponderEliminar
  7. Pedro21:47

    Também sou um curioso, porque a minha área de estudo é outra.
    Mas posso dizer que um dos motivos é o risco. As pessoas que pedem crédito nessas empresas, via telefone, internet, tudo rápido e fácil, têm maior risco de não pagarem, logo, para o negócio ser lucrativo, o juros é mais elevada. Na banca já não. O processo é mais complexo e difícil, logo o risco de não se pagar é muito baixo. Antes desta crise, as pessoas que não pagavam as suas dívidas aos bancos era muito reduzido, quase que o bancos nem se preocupavam...

    ResponderEliminar
  8. Pedro - O problema de Portugal... é que só a cofidis no empresta...

    ResponderEliminar
  9. Dica00:27

    O Teixeira dos Santos ( ex-ministro das Finanças de Sócrates do PS ) dizia à meses que quando os juros chegarem aos 7% vou-me embora e aguentou até menos do que 10%, infelizmente Manuela Ferreira Leite e uma carrada de economistas aplaudiram e reforçaram a ideia e hoje os juros da dívida chegaram aos 20 % em Portugal, onde é que eles ( economistas ) param ou estão escondidos ???

    E agora onde estão as posições iluminadas e exposições acertivas públicas do passado com mais do dobro do valor dos juros, mas que tipo de " gagedo " é esta cambada !!!

    BURRICE à RASCA ...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!