terça-feira, junho 23, 2009

100 razões para amar Beja - 85

Poderá para os mais distraídos parecer estranhissima esta razão para amar Beja, quando ainda por cima esta aparece escrita neste blogue pelo punho deste seu escriba. Até porque a homenageada de hoje não é para mim e para grande parte da minha geração uma referência.
Mas a cidade não sou eu e a minha geração, não se faz apenas dos nossos gostos e prazeres, dos símbolos que para nós fazem sentido.
Por outro lado, alguns não vão entender a escolha de hoje, porque foram programados para confundir conceitos que não são necessariamente paralelos. Não confundo nem nunca vou confundir os que lutaram contra o fascismo de Salazar e contra a ditadura de Marcello com aqueles que lutaram pela democracia. Bem sei que muitos não apreciam, mas é um erro confundir anti-fascistas com democratas, porque nem todos aqueles foram destes...
É controverso o papel histórica da personagem que hoje se evoca! Como nunca são lineares as lendas e os mitos ou as histórias dos grandes Homens. Do lado contrário aos que olham para a personagem como um dos grandes nomes do comunismo lusitano, existem aqueles que falam do triste fado de uma mulher que estava no local errado na hora errada, cujo nome foi esbulhado ao descanso dos mortos por estratégias partidárias!
Não entro na discussão do mito nem abraço as teorias da conspiração. Porque não me apetece. Porque não me interessa! Porque a imortalidade também se atinge por acaso e o que não falta são rebeldes sem causa. E goste-se ou não Catarina Eufémia é um dos símbolos maiores do Alentejo do século XX, o rosto da coragem e da determinação feminina, a cara de um Alentejo pobre e faminto, que se alimenta da miséria e da necessidade, mas que sonha, acredita e luta.
Um Alentejo que se faz de mulheres bravas, de homens violentos e estúpidos, de empreendedores generosos, numa partilha mal partilhada de amor à terra que tudo nos dá e tira!

11 comentários:

  1. Anónimo00:15

    Não gosto da razão que motivou a idoleteração da senhora!
    Mas não deixa de ser uma referencia Alentejana!

    ResponderEliminar
  2. ui... andas a pedi-las... ;-)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:35

    Uma piscadela de olho à esquerda?!

    ;)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo02:07

    A História é um registo de factos e acontecimentos VERDADEIROS. A história oficial terminou em 25 de Abril de 1974. Não temos o direito de enganar os que veem a seguir a nós.

    ResponderEliminar
  5. Eu não estou a ler bem........H procura as sombras,protege-te do sol!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. JC - o texto não é apenas o que está a bold azul...

    ResponderEliminar
  7. @anónimo 2.07 - Optei por não tomar posição! Mas .. não é verdade que há controvérsia?!

    (PS - sempre entendi que a história apenas terminou a 25 de Novembro...)

    ResponderEliminar
  8. @anónimo da piscadela - Nao sou de esquerda! E o que escrevi hoje aqui, há muito que o digo em público, nomeadamente sobre Alvaro Cunhal!

    ResponderEliminar
  9. moi - eu até peço... mas não me dão nada!

    ResponderEliminar
  10. Seria impossível não evocar esta como uma das 100 razões para amar Beja! De facto!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo22:34

    Nem margem para controvérsia ficou, transformaram a infeliz num mito e um mito não se discute nem tem explicação. É, porque é.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!