terça-feira, maio 22, 2007

Beija Beja: porque perguntar não ofende!

Parafraseando a Outra Senhora "eu sei que vocês sabem que eu sei que vocês sabem que eu sei que eles sabem que me disseram que sabiam que vocês sabem que eu sei que eles e vocês vêm aqui a este mal frequentado espaço!"
Já que por aqui passam e ainda no espírito de aniversário, permitam-me que faça uma pergunta: porque perguntar não devia ofender:
- Senhores da Câmara Municipal de Beja, porque razão aparece o "Beija"?
Eu bem sei que munícipe que se preza "come e cala", que isso de explicar à população são mariquices salazaristas... mas... sinceramente acho que a cidade merecia saber, qual a razão de ser desse "i"!
Respeitosamente,,,

6 comentários:

  1. Anónimo12:13

    Para mim é um símbolo. Representa a forma de singrar em Beja. Beijando um e outro, uns aos outros, em sinais de afecto partidário. Representa ainda o triunfo da pequenez e da mediocridade intelectual. Quando somado à palavra ovina ganha contornos primários.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:42

    O assunto parece conquistar agora foro público. Tal não significa que o mesmo não fervilhasse já em diferentes capelas, constituindo objecto de acesas e aturadas discussões entre a doutrina.
    Numa perspectiva histórica, há autores que defendem, com elevada e erecta determinação, que o i está carregado de tradição, apresentando-se com uma espécie de homenagem, medicada com ironia, reportada ao passado: o i, representa, para estes, os chamados urinadores fora do penico e a sua impotência para resolver todo o tipo de problemas.
    Depois, temos os defensores da corrente actualista, segundo a qual o i, será a expressão da caracterização dos que não pertencendo ao ideário de esquerda da cidade de Beja, questionam e parodiam com estas coisas: o i, é aqui, e para estes autores, a representação da oposição pouco (i)nformada: é o i de idiotas inconvenientes.
    Há ainda uma corrente literal. E mesmo nesta há grandes divisões. Por um lado, há quem defenda, sem oferecer possibilidade de contraditório, que se trata de um erro de escrita, agravado pela circunstância de o software utilizado na concepção, de origem russa, não compreender um simples corrector ortográfico; por outro lado, há quem encontre nesta expressão uma forma de homenagear a iliteracia reinante. É uma tese muito querida para a escola de iletrados.
    Cá para mim o i é a representação do trinufo da menoridade e da mediocridade: o pequeno . pisando o l que crescia.

    ResponderEliminar
  3. Tal qual pela mesma razão que se diz "gaIja" e "gaIjo".
    Uma forma de aproximar Norte e Sul...

    ResponderEliminar
  4. @Senhora Drª Trenga: acha mesmo que a cidade se torna mais apetecível se for cidade de Beija? Ou, o meu predilecto, Beijo Ovina???
    Vê-se logo que é uma gaija do Norte!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:33

    Também acho que devemos pôr os pontos nos is!

    ResponderEliminar
  6. Tenho toda a certeza que fica muito mais apetecível, ora!
    E sou uma gaija do Norte, sim. Com muito gosto!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!