segunda-feira, junho 01, 2009

100 razões para amar Beja - 77

Tenho construído esta declaração de amor pela cidade onde nasci, com muitas e diferentes razões: algumas demasiado óbvias, outras que são controversas, umas que geram visões diferentes, algumas evidentes e de, quando em quando, enumero razões que parecem demasiado estranhas!
Especialmente razões novas que colidem com o passado de sempre! Nesta cidade de imensas planícies expostas ao sol abrasador, onde a seca fazia triste companhia ao nossos agricultores, muitos vão estranhar, que uma excepcional razão para amar Beja seja a água!
A maior parte de nós, tem andado distraída, mas paulatinamente a cidade está a rodear-se de água, o Alqueva que se aproxima da cidade, para a mudar para sempre. De uma forma que seria inimaginável para os nossos avós!
Se hoje olharmos a planície, começamos a perceber que o amarelo torrado do trigo começa a perder a guerra das cores, começando a ver o verde a dançar nos nossos campos, tons, cores e cheiros novos, culturas diferentes, que contrastam com o secular hábito de fazer sempre igual. Às alterações agrícolas, poderemos notar pequenas oscilações no clima e um excepcional incremento no turismo que, por estes dias, é por cá uma leve brisa, uma quase miragem!
Beja começa a ser uma cidade de água, uma terra em que um azul que não é mar, desce pela cidade para mudar para muito melhor a realidade que sempre conhecemos, carregando consigo novas oportunidades e imensos desafios, uma realidade que teremos rapidamente de saber agarrar.

2 comentários:

  1. Pedro19:34

    Mas atão, em dias como estes, não há água que chegue para hidratar.

    ResponderEliminar
  2. @Pedro - é uma realidade muito nova para todos. Confesso que ver os "quadros" me deixou surpreso!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!