quarta-feira, junho 03, 2009

100 razões para amar Beja - 78

Foi uma das primeiras razões que escrevi na página branca do Moleskine onde comecei a delinear as cem razões! A folha onde ainda permanecem alguns espaços em branco, para preencher nas semanas vindouras...
Mas fui adiando sempre escrever sobre este tema. Porque é algo que não domino especialmente! E que envergonhadamente tenho de confessar que sempre foi uma temática que andou longe dos meus interesses prioritários: por minha culpa única e exclusiva! E mesmo com alguma mágoa!
Mas apesar do que fica escrito o património arqueológico de Beja é um motivo para orgulho nesta cidade!
Desde logo as ruínas romanas de Pisões. Esquecendo neste contexto o modo como estão, estamos perante as reminiscências da presença romana, in casu por volta do século II, sendo visível - por aqueles que têm essa capacidade - a presença de uma enorme habitação de tipo senhorial avant la lettre.
Escamoteando as complexas especificidades da obra em questão, no Espaço Museológico Rua do Sembrano, podemos encontrar um interessante conjunto de vestígios arqueológicos de grande importância para a reconstituição da história da cidade, mormente vestígios da Idade do Ferro, da época romana e das épocas medieval!
Recentemente descoberto apesar de estar referenciado em documentação oficial do Munícipio desde há vinte anos, está ainda escondido um imenso Templo debaixo da Praça da Republica e algumas áreas adjacentes, que parecem poder provar que Beja seria a mais importante cidade do território sul de onde hoje é Portugal.
Mas mais e mais pertinente dos exemplos escritos, é a consciência que todos temos, de que cada buraco que se faz na cidade esbarra em vestígios de tempos idos, num património que mesmo escondido nos engrandece...

4 comentários:

  1. Quem viu e quem vê as ruinas romanas de Pisões! Lembro-me dos tempos em que toda a gente podia tirar (e tirou) ao seu belo prazer "puzzles" do chão dessa casa romana! Lembro-me perfeitamente do estado em que estava esse chão quando o vi pela primeira vez nos anos 80, e na segunda vez, já tudo devidamente vedado, esse chão estava substancialmente mais pequeno, é pena.

    Esse património que a cidade tem é quase desconhecido pela grande parte dos bejenses, pelo menos, a sua importância, mas faz as delícias dos turistas, e ainda bem!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:42

    Pisões tem 2 nomes maiores que pugnaram pela sua "descoberta" e catalogação, os arqueólogos Abel Viana e o seu aprendiz, recentamente falecido, Fernando Nunes Ribeiro.

    Recordo-me, como se fosse hoje, da mágoa sentida por este último, quando o interpelei sobre a eventual vontade de nos levar (uma turma de 7.º ano) a visitar essas ruínas, porquanto todo o estado de saque e abandono que então se encontravam!

    Até hoje, pois...

    jh

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:50

    Recentemente descoberto (o Templo)?! DAAAAAAAH

    Está-se a referir a uma entrevistazinha recente de uma senhora doutora que a quase todas as perguntas respondia o mesmo: é maior que o de Évora?

    Ai se a demagogia pagasse imposto!

    HEHEHEHEHEHEHE

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - leia o texto!!!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!