terça-feira, junho 16, 2009

100 razões para amar Beja - 82

Aqui está um razão estranha de escrever, apesar de muito verdadeira! Começo em jeito de preliminares, por esclarecer que não sou amigo da pessoa em questão. Conheço, algo banal numa cidade pequena entre pessoas da mesma geração, temos vários amigos comuns, mas, confesso, que tirando um ou outro copo entre amigos, não me recordo de nunca ter trocado com ele, mais do que palavras de circunstância!
Ouviu várias vezes; algumas delas, bem antes de ser conhecido! E se era fácil de perceber que tinha talento, soube entender que o talento é um valor vazio quando não acompanhado por trabalho! E a coragem de acreditar em si, rompendo barreiras, primeiros regionais e agora nacionais!
Não sou especialista em música, mas não é preciso sê-lo para ficar encantado com a voz do António Zambujo! E, se hoje começa a ser um nome importante no panorama nacional, o céu será o limite caso se concretize um projecto excepcional com uma das mais importantes e míticas vozes da língua portuguesa!
Pensei em escrever por letras minhas algumas palavras sobre o artista: mas por mais que me esforçasse, ainda que encontrasse algures dentro de mim um excertos de excelência, jamais conseguia a poesia que Caetano Veloso dedicou ao To Zé ZAmbujo quando sobre ele escreveu "que se ouve em Zambujo é algo já que vai mais fundo. É um jovem cantor de fado que, intensificando mais a tradição do que muitos de seus contemporâneos, faz pensar em João Gilberto e em tudo que veio à música brasileira por causa dele."
Confessem: dá orgulho ler isto, não dá?

19 comentários:

  1. Anónimo00:56

    Não tivesse tido oportunidades de fazer carreira fora de Beja e hoje já tinha desistido de set Artista!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:41

    caro anónimo um artista não o pode ser apenas na sua cidade...

    Ahh... eu tambem sou famoso e um grande artista lá no meu bairro... assim que eu chego chamam logo a Policia... lol

    eheheheheh

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:53

    Ouvi-o (sem arrogância)

    ResponderEliminar
  4. Uma enorme razão para Amar Beja. E, já agora acrescento: António Zambujo é daquelas pessoas que ama muito a sua cidade. Está numa fase muito feliz da sua carreira. Fico mesmo muito feliz por ele. É sempre bom estar com ele, ouvi-lo cantar. Já agora se forem a Lisboa podem disfrutar de um bom serão no "senhor vinho" a ouvir o Tó Zé Zambujo a cantar fado. Vale a pena.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:51

    "se forem a Lisboa" ... pois ...

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela chamada de atencão. Opsss (iol) atenção.

    ResponderEliminar
  7. H - Não se esqueça de Paulo Ribeiro e de Fernando Pardal ou dos muito recentemente formados Virgem Suta que até já têm músicas suas a passar em telenovelas portuguesas (não é que isto ateste a qualidade dos mesmos, tanto mais que as ditas são da TVI mas parece-me que os rapazes são mesmo bons). Neste capítulo há também outras bandas com nome já firmado como é o caso dos Ho-Chi-Min, por exemplo. Olhe e um dia se achar por bem fale dos nossos poetas: lembro-me sempre de Martinho Marques. Acho que é o nosso grande poeta? O que acha? Também me lembro dos nossos fotógrafos e aí surge-me o nome de António Cunha, mas há mais. Já falou dos grupos de teatro? Do Lêndias e do Arte Pública? Quer mais ideias? (bem sei que não lhe faltam, mas vá lá pode ser que lhes pegue). Já enunciou o trabalho do nosso Conservatório? E do Centro Social do Lidador? E já falou no nosso Jardim Público? Tão lindo! Que me orgulha tanto! Enfim...lembrei-me agora. Não quero que fique sem razões para as cem razões para amar Beja.

    ResponderEliminar
  8. be(i)ja - algumas das razoes que refere, já falei! E muito em breve vai saltar uma que muito a vai alegrar!!!

    ResponderEliminar
  9. H - Fico à espera! Curiosa, claro!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:47

    O estado de desleixo e abandono daquele a que pomposamente ainda chamamos Jardim Público orgulha-nos muito e a quem nos visita! HEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:49

    be(i)ja, tudo gente conhecida aí da sua rua?!

    HEHEHEHEHEHEHEHEHEHEHE

    ResponderEliminar
  12. Uma ENORME razão para amar a NOSSA cidade, ele um dia vai ser tão conhecido como os maiores fadistas da actualidade, disso estou convencido. Aliás, ele já o podia ser se não aceitasse tantos convites de solidariedade, acreditando nas palavras da mãe dele :)

    ResponderEliminar
  13. Zig, pode acreditar nas palavras da mãe do António Zambujo porque é verdade. Sempre que lhe solocitam a sua participação "á borliu" o rapaz aceita sempre salvo quando tem agendado algum espectáculo.

    ResponderEliminar
  14. Não tenho dúvida nenhuma que o Tó Zé será uma referência a nível musical. E não só no nosso País. Porque aliada ao grande dom que possui, está uma grandeza interior rara... E, já agora, espreitem o site dele: dá para acompanhar o que ele "vai fazendo".

    ResponderEliminar
  15. SZ - Eu espreitei! E até sei coisas que lá não estão.. tipo com quem ele jantou no sábado! Isto de um tipo ter espias...

    ResponderEliminar
  16. Bela escolha. Um motivo de orgulho para a cidade!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo00:11

    Um grande orgulho para a cidade, a semana passada ele foi entrevistado no programa do Jô Soares no Brasil.

    ResponderEliminar
  18. Esse programa vai passar amanhã( salvo erro) na Tv globo e em principio estará disponível a seguir no youtube, eu quero ver o Jô Soares emocionado a ouvir uma bela alentejanada :O)

    ResponderEliminar
  19. E era tão bom poder revelar as surpresas que aí vêm, não era? Mas vamos deixar o tempo revelá-las...Já falta pouco. Eu não tenho espias, mas o espiado vai-me informando...loool.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!