quinta-feira, junho 25, 2009

Com quem fornica Ronaldo*

Nunca fui um grande entusiasta de Cristiano Ronaldo! Provavelmente por defeito meu, mas nunca embarquei no delírio lusitano, nesta fobia colectiva de considerar Cristiano Ronaldo a oitava maravilha do Mundo e a primeira de Portugal.
Hoje sem fanatismos, porque o meu triste clube não me deixa empolgar, sou consumidor moderado de futebol e, na qualidade de treinador de sofá, reconheço que Ronaldo é um jogador espantoso, um talento raro e inato, com a capacidade que só os predestinados têm de levantar estádios e deixar em êxtase os adeptos.
Não tenho opinião formada sobre se Ronaldo vale ou não os 95 milhões que o Real Madrid pagou por ele! Claro que o valor é obsceno e concordo com um treinador de futebol quando afirmou, que apenas a minha mãe vale esse preço! Mas importa não esquecer que o valor foi pago por uma empresa privada, que fez os seus estudos de merdado e concluiu que o investimento vai ter retorno económico. Pelo que, da mesma forma que nunca me juntei à histeria colectiva sobre os benefícios da magia do planeta Ronaldo, também não junto a minha voz ao bando de virgens impuras que clama vergonha, pintando a cara para fingir vergonha, procurando esquecer que valores similares são pagos no mundo da musica, do cinema, da pintura e outros tantos mais! E nestas coisas, mais vale a um português, onde existe a esperança de retorno para a nossa depauperada economia, que um estimável nacional de outro qualquer Pais.
Mesmo sem ser um especialista na temática, não cometo a ingenuidade de ignorar, que o valor exorbitante de Ronaldo, baseia-se na sua qualidade enquanto desportista, como na imagem de sex symbol que soube construir, na mediatização que atingiu e lhe permite ser uma referência sexual para milhares de mulheres e centenas de homens. Ronaldo, mesmo sem a inteligência erudita, teve a sapiência de saber ler melhor que quase todos o mundo em que vivemos, retirando desse facto imensos benefícios pessoais, que lhe permite ser Deus entre as mulheres e destruidor de ferraris na estrada!
Dito tudo isto e ciente que me alonguei nas premissas, vamos ao facto que motivou esta reflexão madrugadora: muito mais obsceno que o valor da transferência de Ronaldo e o seu próximo vencimento, é o facto de os telejornais das nossas tristes televisões, nos impingirem como noticia as quecas do jogador de futebol, dedicando a um tema que não ter interesse publico, várias reportagens em prime time!
Se as revistas cor-de-rosa são um exemplo paradigmático de uma quebra de valores e ética, de um Pais falhado e cusco, uma imoral intromissão na vida privada de pessoas publicas, assistir durante dias em pleno noticiário da noite ao relato de “quem comeu Ronaldo ontem”´é algo que me deixa com vergonha de ser português.
No dia em que um jornalista esquece que a sua nobre função é informar e entra no patético campo da mais abjecta coscuvilhice, então o jornalismo perde a sua razão de ser. Não perceber isso, é não compreender a importância cívica dos jornalistas num Estado que se deseja democrático!
* crónica Rádio Pax, com algumas alterações de linguagem...

5 comentários:

  1. Caro H tem de ir ler o significado da palavra fobia.
    Imperdoável!

    ResponderEliminar
  2. capitão - era mania, saiu fobia...
    Mas... tem razão..

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:25

    Bem reflectido H.

    Mas que o povo gosta, ai isso gosta.

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - Admito que o tipo comer a Hilton dê piada, mas... não é tema de telejornal

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:18

    Sem dúvida que não é tema de telejornal.

    Mas que o povo gosta, ai isso gosta.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!