sábado, junho 20, 2009

Feijoada de búzios...

Na Praia de Monte Gordo
encontrei um grande búzio!
Quando cheguei a casa,
em cima da mesa, o púzio!


Esta feijoada de búzios é uma verdadeira poesia gastronómica, com tons de pecado e desejo, que tantas vezes me deliciou na Zambujeira do Mar, nos tempos ainda que não tinha sido ocupada pelos festivaleiros! E não me venham com a treta de que não é coisa para se comer à noite e ainda por cima de Verão: se isso fosse verdade, se nas noites de Verão apenas se pudesse comer comida saudável, em Maio não nasciam filhos legítimos!
Vamos aos factos: e este facto que é prato começa com um refogado, feito obviamente em azeite alentejano, onde se mimam as cebolas, os alhos, pimento verde e, obviamente, pequenos nacos de presunto! Quando a coisa estiver com cara de loira esperta, junta-se o tomate, devidamente despido (de lata dá bem menos trabalho). Pouco. Pouco tomate. Apenas para oferecer a cor!
Se o meu caro tem queda para o masoquismo, pode comprar o feijão, passar o dito por água, deixa-lo estar 24 horas a dar mau cheiro à casa e mais não sei o quê. Caso não seja parvo, compre uma lata de feijão branco compal e jogue o dito para a panela!
E depois vamos aos búzios: claro que os pode comprar e cozer - caso o faça aproveite a água - comprar uns congelados ou, se quiser poupar tempo e paciência, compre os ditos já cozidos, tire os ditos para fora, parta em partes mais pequenas e, com um pouco de água (sim, não sei medidas) jogue para dentro da panela. Junte sal. E claro que o piri-piri!
Vá mexendo. No que conseguir e também a panela. Use pau, a colher! E no fim pode juntar uns coentros, sem ser congelados que estes são uma merda e só servem para sujar o congelador! Dizem.
E como. Coma muito. Como uma besta. E depois abra bem a janela! Pelo sim pelo não, é sempre feijão..

2 comentários:

  1. Anónimo00:37

    Magnifico! Nem sei se ria, se chore!

    ResponderEliminar
  2. anónimo: senão abrir a janela, é bem capaz de acabar a chorar...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!