sexta-feira, junho 19, 2009

Ruy de Carvalho, digo, SENHOR Ruy de Carvalho nas tertuianas

Finalmente consegui cumprir a promessa de estar presente nas Conversas Tertulianas. E são ainda melhores do que estava à espera. Porque vale realmente a pena ir. Uma iniciativa que formalmente é da Estig/IPBeja, mas que na prática foi pensada e é executada pela Doutora Ana Paula Figueira, que merece os mais sinceros e rasgados elogios. Beja precisa de iniciativas assim!
A tarde começou de forma soberba, com a irmã Filipa e declamar de forma brilhante e comovente uma das cartas de Mariana Alcoforado. (apesar de demasiado bronzeada, a freirinha não deixa de surpreender!). Depois a sala encheu-se de um grande homem, que falou de si, da sua história, do seu passado, presente e futuro! Comovente e comovido: foi recompensador perceber o gozo e prazer que Ruy de Carvalho teve na tarde de ontem.
Ontem viu-se um homem, um senhor, um velho e uma criança, foi poesia, foi prova, declamou e encantou, foi riso, foi lágrima, foi emoção, foi comoção, foi ternura, foi encanto, foi Ruy, foi Carvalho, foi homem, foi casado e foi viuvo, foi palco, foi encanto, foi teatro!

7 comentários:

  1. Anónimo17:47

    H Muitos parabens!

    Muito sinceramente... Dos meus post's preferidos!

    O teatro para mim é vida, e cada vez que oiço(neste caso leio) alguem falar de teatro fico sempre muito satisfeito, pois é uma pena ouvir-se falar tão pouco em Portugal de grandes actores e actrizes lusitanos(as). e quando alguem fala de "actores", as revistas por exemplo, e´so pa saber da vida dos chamados "Moranguitos" e mostrar os seus corpos BAHHH... e o pior de tudo que me enraivece quando lhes chamam de actores! =S

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:13

    Vc é uma pessoa inteligente e, acredite, um dia vai-se arrepender de não ter saído aí de Beja que, vc sabe-o bem, não sairá nunca do atavismo em que se encontra: não há vida, não há Pessoas, não há empregos, ...

    ResponderEliminar
  3. @anónimo da madrugada - Obrigado! E também me deu mto gozo!

    ResponderEliminar
  4. anónimo das 11 -
    Tenho cedido à tentação de comentar estes comentários! Mas hoje no blogue falou-se de silêncios e entendi que alguns silêncios são cúmplices!
    Em 98 decidi regressar a Beja. E nunca soube explicar esta decisão: adorei morar em Lx, muito pouco me ligava a Beja naquela altura (os meus pataniscos ainda não existiam e os meus pais não me deixavam de amar comigo em LX). Mas voltei. E sei que perdi vários coisas: dinheiro, sobretudo e uma carreira que teria sido diferente. (não digo melhor ou pior, mas de certeza diferente!).
    Mas se perdi muito, também ganhei mta coisa (e só não ganhei mais, por ser geneticamente parvo!).
    E muito sinceramente, nunca senti o peso da interioridade! Pelo que nunca me arrependi de ter voltado!
    Confesso que agora admito sair. Mas não por achar que a cidade é pequena para mim! Apenas porque a vida se escreve em capítulos e...há momentos de fechar uns para conseguir tentar começar outros!

    ResponderEliminar
  5. Anonimo 5:4700:28

    H , dps de ler o seu comentario ao anonimo das 11, tenho de lhe dizer uma coisa:

    Se o senhor sair, Beja vai Perder muito, o IPB vai perder muito, os seus alunos vao perder muito, os seus conhecidos vao perder muito - vao perder um grande Homem, um grande senhor! Um excelente professor... Justo, ironico, ruim e antipatico como voce proprio se assume (nao pode ser so coisas boas) =P mas uma coisa e certA. desejo.lhe as maiores felicidades do mundo, as mesmas que desejo para mim. Tenho a certeza que merece... e antes de tudo quero lhe agradecer o facto de me ter ensinado a gostar de Direito e de me ajudar a interpreta.lo!
    E acredite que vai ser daqueles professores que recordarei toda a vida por me ter dito a mim e à turma "Sejam estupidamente felizes"!

    Obrigado por tudo, e hoje é a minha vez,

    SEJA ARROGANTEMENTE FELIZ! ( nao leve a mal ) =P

    Boa noite

    ResponderEliminar
  6. Obrigado anónimo - E... os "defeitos" que me apontam, assumo-os!
    POrque sempre entendi, que em sala de aula (e ao corrigir) o meu papel não é ser um tipo porreiro!
    MAs.. mesmo quem é antipático, fica sensibilizado quando ex-alunos recordam uma frase, que terei dito, há dois ou tres anos, quiçá mais...

    ResponderEliminar
  7. neste caso foi mesmo no semestre passado! e espero ouvi-la no proximo ano na ese, ss... sera?
    espero q sim
    . atencao h, quem sou para lhe apontar os seus defeitos se o mal conheco... apenas disse aquilo baseando-me no que leio por aqui, e ouvi.lo ... ;)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!