quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Animatu - III (agora sim a minha opinião!)

Faz parte da essência de ser português, característica da portugalidade o absurdo saudosismo por coisas que nunca valorizámos, sentir uma tremenda falta de coisas e pessoas a quem nunca demos a devida importância!

O intróito ilustra uma animada discussão que animou o final de semana, tendo por cerne a não realização do Animatu no presente ano, motivado pelo facto de Organização ter, legitimamente, decidido ser insusceptível realizar o festival com os actuais apoios! As vozes do costume berraram que a culpa era do actual executivo camarário, não obstante a autarquia ter oferecido o mesmo apoio que no ano transacto e estar a trabalhar com a Organização para o regresso do evento no próximo ano.

Quando fui convidado a ponderar quais os eventos mais importantes para a cidade, não considerei o Animatu! Por ventura por defeito e ignorância minha e não obstante o profundo respeito do empreendedorismo de quem o organiza entendi, bem ou mal, que não era crucial: embora, sempre que a cidade perde um evento, fica mais pobre.

Tenho dois critérios fundamentais para aquilatar a importância de um festival ou evento: por um lado, se tem a capacidade para dinamizar o nome da cidade ou os seus produtos ou, por outro lado, se é susceptível de carrilar para a cidade um significativo número de pessoas, de forma a espevitar a economia regional!

Na minha opinião, que obviamente admite contraditório, o Animatu, com as actuais características, não responde afirmativamente a nenhuma das questões! Não por demérito ou falta de entrega de quem tem a ousadia de o organizar, mas muito provavelmente porque os apoios granjeados não permitiram ao certame ter a projecção que admito possa merecer!

Informalmente fui informado que o actual executivo acarinha o projecto e quer lutar pela sua continuidade: uma opção respeitável, como me parece respeitável o contrário!

Pessoalmente iria propor que o festival fosse bianual, porquanto seria mais simples reunir apoios de dois em dois anos, permitindo uma mais cuidada organização e uma maior interacção com a cidade, mormente com o IPBeja e o excepcional trabalho na Banda Desenhada, oferecendo uma projecção maior à Animatu. Posso estar enganado, mas defendi e defendo que é preferível menos eventos e de maior qualidade, do que inventar uma infindável quantidade de iniciativas que sucedem e passam ao lado dos bejenses!

12 comentários:

  1. Anónimo10:56

    Coerência e inteligência: uma pena não ter vindo para a Câmara!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:06

    Vindo?? Funcionáro da Câmara? E a esta hora a ler bloggs? Aí, aí...

    ResponderEliminar
  3. @ANÓNIMO - por acaso, tinha ouvido dizer que estavam bloqueados os blogues dentro da autarquia. Há uns tempos...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:18

    Colocou o dedo na ferida: o Animatu era um mau festival, que ninguém deu por ele enquanto existiu e agora falam nele para ter aproveitamento político!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:39

    Há uma coisa que me parece despropositada. Misturar banda desenhada com animação digital... Não sei se é por aí.
    Também o festival de bd conquistou o seu espaço e não me parece produtivo que a solução para todos os males seja a expressão tão em moda do 2 em 1. Para alguns casos, sim. Aqui, não.
    São expressões artísticas distintas de coexistência possível mas com um risco de vampirização inerente e que poderá ditar o fim de ambos. Cuidado, portanto. Cuidado que, estou certo, os organizadores irão ponderar, pesar e aferir se, eventualmente, colocados perante tal questão. Eles serão soberanos enquanto conhecedores do chão que pisam. Nós apenas conjecturamos que é para isso que nos pagam ;).

    J.

    ResponderEliminar
  6. J. Entendo! E provavelmente tens razão em dispensar a mistura! Admito que tive dúvidas, mas quis deixar exemplos. Mas porventura tu tens razão e eu não!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:57

    Razão? Não sei se terei. É só uma opinião.
    Sei que estás habituado a que te recebam de pedras na mão mas comigo estás seguro. Não tenho nem pontaria nem força de braço. :)E telhados de vidro, todos temos.

    Grande abraço

    J.

    ResponderEliminar
  8. Essa das pedras na mão, fez-me recordar os 16 anos!
    grande abraço, grande J.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:06

    Então afinal a Câmara sempre apoiou o festival e se comprometeu em continuar a poiar! Pois é, lá havia uns meninos soviéticos a quererem aproveitar-se... tssstsstsss! Deixem as pessoas trabalhar!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:46

    Ter também em atenção que alegadamente o antigo executivo, pródigo em apoiar inciativas, embora tenha atribuido 10.000 euros apenas pagou metade!
    Este facto também não ajuda nad aa levar bom fim as iniciativas.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23:40

    Blá blá blá blá resumindo este ano não há Animatu para o ano logo se vê.

    ResponderEliminar
  12. é o melhor que consegue?!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!