UUiii... tão manso que eu estou, podem dar palpites mas não ataquem nem ofendam ninguem. Quanto ás ofensas reconheço que não é sua prática utilizar este expediente, mas agora atacar vamos ter que recuar no blog para ver os seus ataques á gestão do Pax Julia, agora a coisa mudou "mandem palpites mas devagarinho...
@anónimo - Se ler o outro post do Pax, verá quem foi atacado! E perceberá que não está em causa uma análise política ou a políticos, mas a uma determinada pessoa, em relação à qual não me ligam especiais laços! E, como reconhece, não gosto de ataques pessoais!
Gostaria de ver um grandioso espectaculo multimédia, com a D Gisela vestida de Chefe tribal ZULU, a correr alegremente com o sr director no dorso e o sr vereador ao colo. Esse espectáculo, culminaria com a expiação pública do sr vereador e a decapitação simbólica do sr director.
Eu penso que seria interessante ver no Cine-Teatro Pax-Julia o seguinte espectáculo, com entrada livre...:
- O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Beja, dar explicações públicas (talvez com amplificação de som...) sobre a sua grande medida política até agora. Ter reduzido o subsídio da Companhia de Teatro Lêndias de Encantar e ter atribuído o mesmo valor à Companhia Arte Pública, quando esta última já recebe todos os anos 100 mil euros do Ministério da Cultura. Todos sabemos que a directora dessa companhia andou em alegre romaria de apoio ao actual presidente da Câmara, mas a política cultura da autarquia devia ser uma coisa séria... decente... justa...
Reduziram o subsídio a uma companhia para poder distribuir a verba pelas 2 companhias que existem em Beja? Mas... e isso é mau!? Sempre pensei que isso seria... justo, uma vez que uma havia deixado de ser apioada! E creio que essa que recebe 100 mil euros ou o que for deve recebê-lo por fazer por isso, certo? E a outra não recebe do Ministério da Cultura? A ser é porque não respondeu aos requisitos do Ministério, o que poderá querer dizer algo. Entristece-me que nesta cidade há sempre os santos e os vilões! Chiça que até arrepia!!
Já agora... gostava de ver no Pax-Julia os Amália Hoje (mas sei que se esticam no preço a valer) a Maria João e o Mário Laginha e mais uma ou duas bandas em acústico!
Atão H!!! falta de ideias??? ou mera sondagem??O que gostaria de ver no Pax-Júlia???Uma programação diversificada, que vá ao encontro da qualidade da sala e dos seus frequentadores. Já uma vez aqui me chamaram bronco por questionar o que é a cultura.Se esse parente ainda por cá andar, desta vez pode ser com B grande??? PS:H, aínda não há orçamento, mas já deveria haver.Foi por isso que as eleições autárquicas, deixaram de ser na habitual data(fins NOV. pricipios de DEZ)e passaram para o mês de Outubro, para dar tempo aos eleitos para preparar o seu próprio Plano de Investimentos e Orçamento. Esta situação não é única, mas será que estes eleitos estavam preparados para formar executivo??? PS1:resposta à pergunta e ao comment sem atacar nem ofender ningém.
Gostava de ver aquele espaço aproveitado. Os espaços culturais não podem ser apenas meros palcos para espectáculos. Um teatro MUNICIPAL tem de apelar à população, logo tem de ter espectáculos diversificados, sendo eles de cinema, ou teatro, ou mesmo musicais. Tem de existir divulgação. E é necessário que o espaço também esteja aberto mais do que 2 horas por noite. Tem de ser um espaço em movimento, tem de atrair a população mais jovem com workshops, e até com o cinema mais comercial, uma vez que um espaço daqueles que não dê lucro não se tornará viável durante muito tempo. Deveria ter um bar em condições, que funcionasse durante o dia, também. A câmara deverá respeitar os protocolos existentes com as várias associações e até com as IPSS para aproveitar o espaço. Façam do Pax-Julia um irmão da biblioteca, e da Casa do Lago. E mais ideias não dou… Desculpa se me exalto quando falo do assunto, mas é a minha veia de animador sócio-cultural que me sobe à cabeça.
Como há "anónimos" com dúvidas, aqui vai uma explicação, como se tivessem 5 anos... Dois estudantes (COM MÉRITO SEMELHANTE) pretendem uma bolsa/subsídio do Estado para continuarem os seus estudos. O estudante A candidata-se a uma bolsa/subsídio do Ministério da Educação e recebe uma bolsa de 100 mil euros. E o estudante A volta a candidatar-se a uma bolsa/subsídio da Câmara Municipal de Beja, juntamente com o estudante B, que se candidata à mesma bolsa/subsídio da Câmara e que não recebeu bolsa do Ministério da Educação. Acontece que a C M Beja só tem 60mil euros para atribuir de bolsa/subsídios. O que faz a Câmara Municipal? Divide em partes iguais o montante disponível pelos dois estudantes candidatos? E permite que o Estudante A acumule 130mil euros de subsídios, e o Estudante B fique apenas com 30mil, exigindo as MESMAS CONTRAPARTIDAS AOS DOIS? Ou concede o subsídio de 60 mil euros ao Estudante B, visto que não tem capacidade de igualar o montante subsidiado pelo Ministério, e exige-lhe BEM MAIS do que o Ministério exige do estudante A?
@ito - Bem sei que a prática em Portugal é que um Orçamento é uma coisa feita em cima do joelho para se mudar a meio! É raro o ano que os Governos não o mudam a meio! Ou que se cumprem. Mesmo aqui pelo burgo há serviços que gastaram 3 vezes mais que o orçamentado! Mas, se me perguntaram, gosto de orçamentos a sério! E para fazer um bom orçamento, era preciso primeiro perceber como estão as contas! O que, como sabe melhor que eu, é um raio de um mistério!
Sobre a razão do post, esclareço: era interessante que os utentes do PJ pudessem opinar sobre o que querem ver! Não acha?
Onde é que se pedem essas bolsas sr. homónimo anónimo?! É que minha bolsa da DGE é de menos de 2500euros ano e só de propinas pago + de 1000. 100000 ou 30000 davam-me um jeitão!!
Gostava de ver no Pax Julia o Criss Angel ou o Luis de Matos fazerem uma magia do género: fazer aparecer o guito que desapareceu sem ser cabimentado em lado nenhum!!! Mas isso nem eles devem conseguir, que eles fazem ilusões e o dinheiro deve ter desaparecido a sério:)
Gostava de ver as portas abertas mais vezes. Gostava de poder beber um café ou um chá com torradas na cafetaria que tem umas boas janelas, mas não tem aquecimento e o café é medonho. Gostava de ver as bandas de Beja a tocarem, gostava de ver as estruturas artísticas com espaço para trabalhar e apresentar os espectáculos, gostava de ver exposições de artistas plásticos bejenses, gostava de ver iniciativas para as escolas (1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico, ensino secundário e superior). gostava que os bons espectáculos não o fossem só porque têm a sofia alves. gostava que fosse um verdadeiro espaço de cultura verdadeiramente aberto à cidade. um espaço que valorizasse, estimasse e apoiasse os artistas de Beja e os que para cá vieram. Gostava que desse razões aos artistas de cá e aos que para cá vieram para não se irem embora.
fugi um bocadinho à pergunta, não foi?! ah e não tenho nada contra a sofia alves... tirando o facto de ser loira... também não tenho nada contra as loiras, mas enfim... aborrecem-me!
Lêndias de Encantar não recebem do Ministério da Cultura porque talvez não tinham nem contas em ordem nem obedeciam aos critérios que se exigem às Companhias de Teatro ditas profissionais. O Lêndias pelos vistos também se candidatou aos fundos do Ministério da Cultura mas pelos vistos foram REPROVADOS... se calhar era porque tinham tudo em ordem e eram bons demais, deve ser por isso e depois limparam o dinheirinho que antes era para duas companhias porque não eram nada amiguinhos do Sr. Francisco Santos e Companhia Limitada! Hihihi, Isto só visto! Veja lá Sr. Vereador era se eles entregavam os relatóriozinhos todos a horas para poderem receber as coisinhas dos anos seguintes, isso é que deviam ver... se calhar ainda têm é de devolver o que andaram a receber! E eu também gostava muito era de ver o grande Luís de Matos!
Os comentários já estão a melhorar - os meus parabéns!
Luis de Matos já lá esteve, a Mariza já esteve em Beja também (connosco) quando era quase desconhecida e a Ana Moura, se bem me lembro já cantou no teatro também!
O que fazer com o teatro? Sem ovos não há omeletas...
Neste momento, o Pax só "sobrevive" com o orçamento da CMB, o ministério da cultura só "dá" algo para iniciativas em conjunto com outros teatros (Palmela, Portalegre e Faro), por isso, e em tempos de crise, poucas alterações deverá haver por cá!
Claro, podia-se fazer mais. O que a moi disse tem sentido! Mas, o que a minha já longa estadia em Beja me diz (mais longa do que a própria idade de muitos leitores do teu blog...) falta essa mesma iniciativa dos bejenses. Começa-se sempre com muita garra e força para depois ficar tudo em águas de bacalhau! Sei do que falo, trabalho activamente em duas associações. É muito complicado por cá fazer algo bem planeado, bem apoiado pelas gentes dessa associação e depois – a maior parte do trabalho fica para muito poucos até – esses muito poucos desistirem também!
Oxalá que a mentalidade daqueles que são mais novos do que a minha estadia em Beja sejam diferentes. Oxalá que a juventude bejense se levante e que trabalhe para o bem comum. Não é que haja "cotas" como eu com iniciativa, mas são muito poucos...
Ai se fossem apurar quem durante estes anos todos comprou casas e carros com o dinheiro dos contribuintes supostamente para o teatro.... A última aquisição foi um Megane novo para ela e outro carrinho novo para o namorado/produtor. Volta Chico Santos! Estás perdoado!
Zig: Síndrome pré-menstrual. É uma forma simpática de desculpar o meu mau feitio! Simpática, mas ao mesmo tempo desagradável. É o H no seu melhor: cavalheiro com uma mão e parvo com a outra! eh eh (aproveito que ele está distraído)
Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!
UUiii... tão manso que eu estou, podem dar palpites mas não ataquem nem ofendam ninguem.
ResponderEliminarQuanto ás ofensas reconheço que não é sua prática utilizar este expediente, mas agora atacar vamos ter que recuar no blog para ver os seus ataques á gestão do Pax Julia, agora a coisa mudou "mandem palpites mas devagarinho...
@anónimo - Se ler o outro post do Pax, verá quem foi atacado! E perceberá que não está em causa uma análise política ou a políticos, mas a uma determinada pessoa, em relação à qual não me ligam especiais laços!
ResponderEliminarE, como reconhece, não gosto de ataques pessoais!
Gostaria de ver um grandioso espectaculo multimédia, com a D Gisela vestida de Chefe tribal ZULU, a correr alegremente com o sr director no dorso e o sr vereador ao colo.
ResponderEliminarEsse espectáculo, culminaria com a expiação pública do sr vereador e a decapitação simbólica do sr director.
Eu gostava de assistir a um concerto acústico do Lou Reed no Pax Júlia.
ResponderEliminarVelvet - onde é que ele já actuou em Portugal?
ResponderEliminarEu penso que seria interessante ver no Cine-Teatro Pax-Julia o seguinte espectáculo, com entrada livre...:
ResponderEliminar- O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Beja, dar explicações públicas (talvez com amplificação de som...) sobre a sua grande medida política até agora. Ter reduzido o subsídio da Companhia de Teatro Lêndias de Encantar e ter atribuído o mesmo valor à Companhia Arte Pública, quando esta última já recebe todos os anos 100 mil euros do Ministério da Cultura. Todos sabemos que a directora dessa companhia andou em alegre romaria de apoio ao actual presidente da Câmara, mas a política cultura da autarquia devia ser uma coisa séria... decente... justa...
Nós por cá...
No PA .Eu estive lá.
ResponderEliminarReduziram o subsídio a uma companhia para poder distribuir a verba pelas 2 companhias que existem em Beja? Mas... e isso é mau!? Sempre pensei que isso seria... justo, uma vez que uma havia deixado de ser apioada! E creio que essa que recebe 100 mil euros ou o que for deve recebê-lo por fazer por isso, certo? E a outra não recebe do Ministério da Cultura? A ser é porque não respondeu aos requisitos do Ministério, o que poderá querer dizer algo. Entristece-me que nesta cidade há sempre os santos e os vilões! Chiça que até arrepia!!
ResponderEliminarJá agora... gostava de ver no Pax-Julia os Amália Hoje (mas sei que se esticam no preço a valer) a Maria João e o Mário Laginha e mais uma ou duas bandas em acústico!
ResponderEliminarnós por cá - já há orçamento?!!
ResponderEliminarAtão H!!! falta de ideias??? ou mera sondagem??O que gostaria de ver no Pax-Júlia???Uma programação diversificada, que vá ao encontro da qualidade da sala e dos seus frequentadores. Já uma vez aqui me chamaram bronco por questionar o que é a cultura.Se esse parente ainda por cá andar, desta vez pode ser com B grande???
ResponderEliminarPS:H, aínda não há orçamento, mas já deveria haver.Foi por isso que as eleições autárquicas, deixaram de ser na habitual data(fins NOV. pricipios de DEZ)e passaram para o mês de Outubro, para dar tempo aos eleitos para preparar o seu próprio Plano de Investimentos e Orçamento. Esta situação não é única, mas será que estes eleitos estavam preparados para formar executivo???
PS1:resposta à pergunta e ao comment sem atacar nem ofender ningém.
Gostava de ver aquele espaço aproveitado.
ResponderEliminarOs espaços culturais não podem ser apenas meros palcos para espectáculos. Um teatro MUNICIPAL tem de apelar à população, logo tem de ter espectáculos diversificados, sendo eles de cinema, ou teatro, ou mesmo musicais. Tem de existir divulgação. E é necessário que o espaço também esteja aberto mais do que 2 horas por noite. Tem de ser um espaço em movimento, tem de atrair a população mais jovem com workshops, e até com o cinema mais comercial, uma vez que um espaço daqueles que não dê lucro não se tornará viável durante muito tempo.
Deveria ter um bar em condições, que funcionasse durante o dia, também.
A câmara deverá respeitar os protocolos existentes com as várias associações e até com as IPSS para aproveitar o espaço.
Façam do Pax-Julia um irmão da biblioteca, e da Casa do Lago.
E mais ideias não dou… Desculpa se me exalto quando falo do assunto, mas é a minha veia de animador sócio-cultural que me sobe à cabeça.
Nós por cá...
ResponderEliminarComo há "anónimos" com dúvidas, aqui vai uma explicação, como se tivessem 5 anos...
Dois estudantes (COM MÉRITO SEMELHANTE) pretendem uma bolsa/subsídio do Estado para continuarem os seus estudos.
O estudante A candidata-se a uma bolsa/subsídio do Ministério da Educação e recebe uma bolsa de 100 mil euros.
E o estudante A volta a candidatar-se a uma bolsa/subsídio da Câmara Municipal de Beja, juntamente com o estudante B, que se candidata à mesma bolsa/subsídio da Câmara e que não recebeu bolsa do Ministério da Educação.
Acontece que a C M Beja só tem 60mil euros para atribuir de bolsa/subsídios.
O que faz a Câmara Municipal?
Divide em partes iguais o montante disponível pelos dois estudantes candidatos? E permite que o Estudante A acumule 130mil euros de subsídios, e o Estudante B fique apenas com 30mil, exigindo as MESMAS CONTRAPARTIDAS AOS DOIS? Ou concede o subsídio de 60 mil euros ao Estudante B, visto que não tem capacidade de igualar o montante subsidiado pelo Ministério, e exige-lhe BEM MAIS do que o Ministério exige do estudante A?
Nós por cá...
@nós por cá - quando houver orçamento aprovado, vou tomar uma posição!
ResponderEliminar@ito - Bem sei que a prática em Portugal é que um Orçamento é uma coisa feita em cima do joelho para se mudar a meio! É raro o ano que os Governos não o mudam a meio!
ResponderEliminarOu que se cumprem. Mesmo aqui pelo burgo há serviços que gastaram 3 vezes mais que o orçamentado!
Mas, se me perguntaram, gosto de orçamentos a sério! E para fazer um bom orçamento, era preciso primeiro perceber como estão as contas! O que, como sabe melhor que eu, é um raio de um mistério!
Sobre a razão do post, esclareço: era interessante que os utentes do PJ pudessem opinar sobre o que querem ver! Não acha?
Onde é que se pedem essas bolsas sr. homónimo anónimo?! É que minha bolsa da DGE é de menos de 2500euros ano e só de propinas pago + de 1000. 100000 ou 30000 davam-me um jeitão!!
ResponderEliminarGostava de ver no Pax Julia o Criss Angel ou o Luis de Matos fazerem uma magia do género: fazer aparecer o guito que desapareceu sem ser cabimentado em lado nenhum!!!
ResponderEliminarMas isso nem eles devem conseguir, que eles fazem ilusões e o dinheiro deve ter desaparecido a sério:)
Gostava de ver as portas abertas mais vezes. Gostava de poder beber um café ou um chá com torradas na cafetaria que tem umas boas janelas, mas não tem aquecimento e o café é medonho. Gostava de ver as bandas de Beja a tocarem, gostava de ver as estruturas artísticas com espaço para trabalhar e apresentar os espectáculos, gostava de ver exposições de artistas plásticos bejenses, gostava de ver iniciativas para as escolas (1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico, ensino secundário e superior). gostava que os bons espectáculos não o fossem só porque têm a sofia alves. gostava que fosse um verdadeiro espaço de cultura verdadeiramente aberto à cidade. um espaço que valorizasse, estimasse e apoiasse os artistas de Beja e os que para cá vieram. Gostava que desse razões aos artistas de cá e aos que para cá vieram para não se irem embora.
ResponderEliminarfugi um bocadinho à pergunta, não foi?!
ah e não tenho nada contra a sofia alves... tirando o facto de ser loira... também não tenho nada contra as loiras, mas enfim... aborrecem-me!
moi - claro que não fugiste!
ResponderEliminarAna Moura, fadista, com a sua tourné "Leva-me aos fados".
ResponderEliminarPedro - também adorava! E a Mariza!
ResponderEliminarGosto mais de Ana Moura. Para além disso trazer a Ana Moura não é a mesma coisa que trazer a Mariza (€)...
ResponderEliminarLêndias de Encantar não recebem do Ministério da Cultura porque talvez não tinham nem contas em ordem nem obedeciam aos critérios que se exigem às Companhias de Teatro ditas profissionais. O Lêndias pelos vistos também se candidatou aos fundos do Ministério da Cultura mas pelos vistos foram REPROVADOS... se calhar era porque tinham tudo em ordem e eram bons demais, deve ser por isso e depois limparam o dinheirinho que antes era para duas companhias porque não eram nada amiguinhos do Sr. Francisco Santos e Companhia Limitada! Hihihi, Isto só visto! Veja lá Sr. Vereador era se eles entregavam os relatóriozinhos todos a horas para poderem receber as coisinhas dos anos seguintes, isso é que deviam ver... se calhar ainda têm é de devolver o que andaram a receber! E eu também gostava muito era de ver o grande Luís de Matos!
ResponderEliminarOs comentários já estão a melhorar - os meus parabéns!
ResponderEliminarLuis de Matos já lá esteve, a Mariza já esteve em Beja também (connosco) quando era quase desconhecida e a Ana Moura, se bem me lembro já cantou no teatro também!
O que fazer com o teatro? Sem ovos não há omeletas...
Neste momento, o Pax só "sobrevive" com o orçamento da CMB, o ministério da cultura só "dá" algo para iniciativas em conjunto com outros teatros (Palmela, Portalegre e Faro), por isso, e em tempos de crise, poucas alterações deverá haver por cá!
Claro, podia-se fazer mais. O que a moi disse tem sentido! Mas, o que a minha já longa estadia em Beja me diz (mais longa do que a própria idade de muitos leitores do teu blog...) falta essa mesma iniciativa dos bejenses. Começa-se sempre com muita garra e força para depois ficar tudo em águas de bacalhau! Sei do que falo, trabalho activamente em duas associações. É muito complicado por cá fazer algo bem planeado, bem apoiado pelas gentes dessa associação e depois – a maior parte do trabalho fica para muito poucos até – esses muito poucos desistirem também!
Oxalá que a mentalidade daqueles que são mais novos do que a minha estadia em Beja sejam diferentes. Oxalá que a juventude bejense se levante e que trabalhe para o bem comum. Não é que haja "cotas" como eu com iniciativa, mas são muito poucos...
Ai se fossem apurar quem durante estes anos todos comprou casas e carros com o dinheiro dos contribuintes supostamente para o teatro.... A última aquisição foi um Megane novo para ela e outro carrinho novo para o namorado/produtor.
ResponderEliminarVolta Chico Santos! Estás perdoado!
Vamos lá acertar uma coisa:
ResponderEliminarLENDIAS NÃO LEVA ACENTO CIRCUNFLEXO!
Origada!
moi:
ResponderEliminar...e obrigada se escreve com um b loool
zig - não sejas mau para a Mói que ela não merece! LOL
ResponderEliminarSim, sim... gozem com a irritação de uma pessoa! Obrigada, e agora com os b's todos no sítio!
ResponderEliminarMoi- eu defendi-te! O zig é que foi mau para ti!
ResponderEliminarBeijos
Dasss... :))
ResponderEliminar@zig - Eu não quero ser má lingua! mas.. cheira-me a TPM!
ResponderEliminarTPM?
ResponderEliminarZig: O H anda a ver muitas novelas, em português de Portugal é SPM!
ResponderEliminarmoi:
ResponderEliminarContinuo sem perceber...;)
Deve ser por eu ser "cota" (lol)
Zig: Síndrome pré-menstrual. É uma forma simpática de desculpar o meu mau feitio! Simpática, mas ao mesmo tempo desagradável. É o H no seu melhor: cavalheiro com uma mão e parvo com a outra! eh eh (aproveito que ele está distraído)
ResponderEliminarmoi - se me pedisses em casamento, qual a mão que querias? a cavalheira? ou a parvita/marota?
ResponderEliminaraiaiai...
ResponderEliminarAmen-se sff !!
ResponderEliminar