sexta-feira, fevereiro 12, 2010

As escutas

Desde há uma semana que um ou vários anónimos, insistentemente pedem a minha opinião sobras as Escutas ao PM e apaziguados! Curioso o facto de quem discorda de mim, estar tão sedento da minha opinião! Mas realmente caricato é quem não tem coragem de assinar o que defende, acusar-me de falta de coragem, por não escrever aqui o que já disse na Rádio! Mas enfim, quem tem dificuldades em pensar pela sua cabeça, tente a avaliar os outros pelos seus critérios...

Vamos à questão que, na minha opinião, se divide em três pilares: jurídico, jornalístico e político!

A questão jurídica: praticou o PM o crime contra o Estado de Direito que alegadamente se suspeitou?! Pelos dados conhecidos e mesmo acreditando em tudo o que se tem escrito, obviamente que não! Não conheço um jurista competente que - com os factos conhecidos - diga o contrário. Mesmo que exista uma tentativa de controlar alguns órgãos de informação, isso não preenche o tipo penal; aliás, como é consabido, muito pior se passa na Madeira e, mesmo aqui em Beja, pelo facto de um Partido controlar uma rádio e dois jornais, ninguém jamais ponderou acusar os responsáveis por este crime. O crime em causa visa punir o golpe de Estado não violento, pelo que falar em crime é uma profunda estupidez!

A questão jornalística: é inadmissível que recorrentemente o segredo de justiça seja desrespeitado e que o MP procure fazer julgamentos em Praça Pública, temendo perde-los na sala! É algo que não é novo e é sempre criticável! Se as escutas são ilegais não deviam estar nos jornais - o mesmo se aplica aos mails que tanto preocupam outros -!

A questão política: sendo certo que nunca as escutas deviam ter sido publicadas, foram-no e não podemos fingir que não existem! Sócrates desde que perdeu António Costa está órfão e reunido por pessoas que apenas lhe sabem dizer que sim! E está mais do que na hora que alguém explique ao PM que tem de aprender a viver com a crítica, que a liberdade de expressão é um valor fundamental de um Estado de Direito! O alegado comportamento do PM é grave e intolerável: por muito menos Sampaio demitiu Santana Lopes!
Não acho que o PR deva demitir o Governo - se a AR entender, tem condições para aprovar uma moção de censura - mas esta obsessão do PM com a comunicação social é inadmissível!
No entanto, é um disparate falar em falta de liberdade de expressão: felizmente Portugal é um País livre, em que se alguns meios de comunicação se calam perante os poderes, outros surgem e publicam o que se tentou calar!

*o post foi escrito com base nas minhas notas, porquanto sou incapaz de voltar a ouvir um Programa em que participe!

13 comentários:

  1. Anónimo14:47

    H, ainda perdes tempo com esses imbecis?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:56

    Entao posso concluir que o que o Pinto da costa disse, afinal nao disse, porque se nao tivesse dito, teria dito na mesma porque veio no jornal!

    ResponderEliminar
  3. Chocolat Noir17:25

    Essa escuta aí é muita gira!...

    ResponderEliminar
  4. @anónimo 15-56 - leu o que escrevi?!! Ou tentou e não conseguiu?!
    É que sinceramente... para tudo há limites! Mesmo para...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:32

    É por isto que os comunas e alguns boys do PS não te suportam: eles não sabem o que é ter coerência e pensar pela própria cabeça!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Para um país onde ninguém se entende porque não se ouvem, há demasiadas escutas. Servirão a alguém como a gripe A. Pelo menos serviu ao Sol que, aparentemente, ainda homónimo não se tinha levantado, já tinha esgotado a edição.
    E esta é só a minha humildezinha opinião.Bom Carnaval.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:49

    Hugo, dá-te um gozo do caraças calar esses cabrões, não dá?!

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - O único gozo que tenho é falar livremente! Mesmo estando a pagar um preço por isso!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22:34

    Sou o anonimo das 15,56,estava so mesmo a meter-me consigo prof.

    ResponderEliminar
  10. Abraço anónimo(a) aluno!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo00:00

    "À mulher de Cesar, não lhe basta ser séria, é preciso parece-lo"

    ResponderEliminar
  12. A-nónimo14:32

    Com escutas assim até perdia algum tempo a ouvir.
    Estou farto deste rene descartes!Hoje está em todas.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:31

    Continuo sem saber qual é o problema das escutas.. Consequências penais não há porque são sempre invalidadas como meio de prova pelo tribunal competente. Sucede é que depois, vá-se la saber como, surgem na comunicação social, ou no youtube, ou coisa parecida, para cada um fazer o seu próprio juízo de opinião.

    Já sobre o sr.º socrates e companhia, creio q a única coisa inteligente que deveriam fazer era serem eles próprios publicar as ditas, até porque isto quem não deve não teme e para portugal inteiro "o gajo tá entalado e quer esconder a merda que fez"!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!