sábado, fevereiro 13, 2010

Este País está louco, não está?!

O PM lida muito mal com a crítica e foi apanhado de calças na mão, num negócio que fede, para procurar a amizade especial da TVI. Hoje é claro que mentiu no Parlamento: mas em vez de pedir desculpa, perde-se em trapalhadas parolas! Manuela Moura Guedes diz em directo em prime time que há censura e que não pode falar (alguém lhe explica?): curiosamente a mesma MMG que vive com o dinheiro que o marido recebeu para ficar caladinho!
O SOL é desde ontem o baluarte da liberdade de expressão: o mesmo SOL que na edição de Luanda se esqueceu de umas páginas que podiam ser incómodas ao Governo Angolano, o dono do Jornal!
As coisas estão num estado, que o PCP anda a gritar pela liberdade de expressão (como é que se chama mesmo aquele País comunista onde há liberdade de expressão?!)
A isto, junta-se a dramática crise económica e financeira! O que leva o PSD a meter-se em mais uma das suas histórias guerras internas!
Marcelo Rebelo de Sousa candidatar-se não é hoje apenas uma questão de Estado: é uma emergência nacional; candidatar-se não é um Direito do Professor: é uma obrigação!

* em mais uma excelente crónica de Sousa Tavares, ele diz algo como: não há um problema de liberdade de expressão, o que existe é muita gente cobarde que prefere não falar! Anónimos, concordam com ele, não é?

16 comentários:

  1. Anónimo16:09

    Hoje concordo consigo! Portugal precisa do Marcelo!

    ResponderEliminar
  2. Gosto deste país.. A bandalheira já se tornou oficial justiça, economia e educação são risíveis, ética política ninguém quer saber de tal. Por outro lado também, é fantástico observar como, sucedendo-se os escândalos, as intenções de voto no PS subam.

    Por muito menos que esta história de compadrios e estratagemas Sampaio calçou um par de patins a Santana. Cavaco mantêm a sua posição de PR distante (ainda que por vezes não muito equidistante) e já muitos clamam por uma acção mais interventiva.

    O PSD pois, o PSD está em vias de entrar em mais uma guerrilha fraticida onde aparentemente todos querem, o que aquele curioso comentador da SIC Noticias (que mais parece o famoso ministro da propaganda de Saddam) diz ser, com quase certeza, o próximo PM de Portugal.

    Por ter nascido em 1980, não vivi o período do PREC, nem verões quentes de 75, nem coisa assim mas por vezes questiono-me se não terá sido parecido a este estado de desgraça em que nos encontramos.

    Muitos dizem precisar-mos de um Homem providencial mas convém não esquecer que tal apodo foi é continua a ser dado á figura central do Estado Novo.
    Marcelo Rebelo de Sousa é inegavelmente dotado de uma inteligência fora do comum mas que se aplica melhor numa presidência da república que de ministros. A meu ver, seria sempre um PM mal sucedido!

    Suponho que a solução para este país até já foi dada por Sócrates, quando aconselhou a Paulo Portas, num famoso debate na AR, a portar-se com "juizinho"! Pois juizinho é precisamente o que os nossos políticos, quase sem excepção, parecem não ter!

    Nota final. Se Sócrates, o Governo ou o PS calaram Manuela Moura Guedes, só posso dizer obrigado, porque aquele jornal semanal mais parecia uma hora de pura loucura e falta de educação!

    ResponderEliminar
  3. JH - Eu já tinha falado no caso de Santana Lopes e da posição de Sampaio! Mas agora há duas enormes diferenças: existiram eleições há 4 meses e o actual Governo não tem maioria na AR.
    Neste quadro, não acho que a iniciativa deva ser do PR!

    ResponderEliminar
  4. H, já há poucas pessoas com coluna vertebral! Vivemos no meio de minhocas... O dinheiro manda e o resto é o Carnaval!!!

    ResponderEliminar
  5. Miguel - é essa exactamente a questão!

    ResponderEliminar
  6. É... infelizmente!

    ResponderEliminar
  7. Chocolat Noir18:26

    Na minha humilde e fraca opinião, no contexto actual do PSD, a figura que poderia equilibrar todas as partes para presidente do partido seria o economista António Borges. É apenas uma opinião.

    ResponderEliminar
  8. chocolate - parece-me um nome interessante para as Finanças! Mais do que isso...

    ResponderEliminar
  9. A-nónimo19:10

    H estou em crer que você sabe perfeitamente que ideologia comunista é algo diferente de país para país quanto à sua execução prática, por vezes preversa quando se torna ditatorial por ser unico e esse a que se refere até convive bastante bem com um de tal capitalismo tão querido da sua estimada social democracia e o pc em Portugal é apenas mais um partido que denuncia os abusadores e defende os fracos.

    ResponderEliminar
  10. @a-nonimo - repito a pergunta: um exemplo?!
    Sabe.. é que por vezes olho para alguns dos recem defensores da liberdade de expressão e recordo aquele tipo que era estéril desde pequeno e tinha orgulho em ter feito 5 filhos...

    ResponderEliminar
  11. Bem sei h da data das últimas eleições legislativas e compartilho da perspectiva que umas eleições agora mais não seriam que aumentar o caos no país. Mas olhe, este Sócrates não existe mais, é um PM em quem ninguém acredita. Assim, das duas uma, ou o PS deve indigitar um outro PM e fazer descansar o seu actual secretario-geral, ou então a mal ou a bem deveria haver novo acto legislativo!

    O que o PR pode fazer é chamar esta gente à razão (ainda que o último conselho de estado tenha sido uma comédia) e se, ainda assim, nada for alterado, então que faça uso da bomba nuclear de que dispõe!

    ResponderEliminar
  12. JH - eu concordaria consigo, se houvesse maioria absoluta! E se houvesse oposição..

    ResponderEliminar
  13. A tempo - depois do que aconteceu com Santana Lopes, parece-me uma insanidade mudar o PM sem eleições!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22:00

    Cá para mim acho mal o que se está a passar no PSD, a senhora devia continuar, porque não havendo homens de verdade para governar cá o burgo ("o"Sócrates já sabemos não ser, e "o" Portas também não), e assim como assim, que fosse uma senhora de verdades, digo eu.

    ResponderEliminar
  15. A-nónimo14:22

    H em vez de pedir exemplos reflicta sobre "estes gajos são vanguardistas pois à muito que sabem que quem domina a informação detém o poder" e além do mais niguém disse que o mundo era perfeito por isso podemos considerar os ideais como organismos vivos uma vez que estão em permanente transformação.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15:49

    "quem domina a informação detém o poder", é uma grande verdade e não me parece grave, desde que seja informação fiável.
    O grande problema é quando quem detém o poder domina,ou quer dominar, a informação, e isso sim parece-me gravissimo e o que aparenta estar a acontecer.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!