quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Porque perguntar não devia ofender!

O que gostava de ver no Pax Júlia?*

* é possível responder à pergunta sem atacar nem ofender ninguém!

39 comentários:

  1. Anónimo14:47

    UUiii... tão manso que eu estou, podem dar palpites mas não ataquem nem ofendam ninguem.
    Quanto ás ofensas reconheço que não é sua prática utilizar este expediente, mas agora atacar vamos ter que recuar no blog para ver os seus ataques á gestão do Pax Julia, agora a coisa mudou "mandem palpites mas devagarinho...

    ResponderEliminar
  2. @anónimo - Se ler o outro post do Pax, verá quem foi atacado! E perceberá que não está em causa uma análise política ou a políticos, mas a uma determinada pessoa, em relação à qual não me ligam especiais laços!
    E, como reconhece, não gosto de ataques pessoais!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:26

    Gostaria de ver um grandioso espectaculo multimédia, com a D Gisela vestida de Chefe tribal ZULU, a correr alegremente com o sr director no dorso e o sr vereador ao colo.
    Esse espectáculo, culminaria com a expiação pública do sr vereador e a decapitação simbólica do sr director.

    ResponderEliminar
  4. Velvet15:34

    Eu gostava de assistir a um concerto acústico do Lou Reed no Pax Júlia.

    ResponderEliminar
  5. Velvet - onde é que ele já actuou em Portugal?

    ResponderEliminar
  6. Nós por cá...16:11

    Eu penso que seria interessante ver no Cine-Teatro Pax-Julia o seguinte espectáculo, com entrada livre...:

    - O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Beja, dar explicações públicas (talvez com amplificação de som...) sobre a sua grande medida política até agora. Ter reduzido o subsídio da Companhia de Teatro Lêndias de Encantar e ter atribuído o mesmo valor à Companhia Arte Pública, quando esta última já recebe todos os anos 100 mil euros do Ministério da Cultura. Todos sabemos que a directora dessa companhia andou em alegre romaria de apoio ao actual presidente da Câmara, mas a política cultura da autarquia devia ser uma coisa séria... decente... justa...

    Nós por cá...

    ResponderEliminar
  7. Velvet16:17

    No PA .Eu estive lá.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:52

    Reduziram o subsídio a uma companhia para poder distribuir a verba pelas 2 companhias que existem em Beja? Mas... e isso é mau!? Sempre pensei que isso seria... justo, uma vez que uma havia deixado de ser apioada! E creio que essa que recebe 100 mil euros ou o que for deve recebê-lo por fazer por isso, certo? E a outra não recebe do Ministério da Cultura? A ser é porque não respondeu aos requisitos do Ministério, o que poderá querer dizer algo. Entristece-me que nesta cidade há sempre os santos e os vilões! Chiça que até arrepia!!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:54

    Já agora... gostava de ver no Pax-Julia os Amália Hoje (mas sei que se esticam no preço a valer) a Maria João e o Mário Laginha e mais uma ou duas bandas em acústico!

    ResponderEliminar
  10. nós por cá - já há orçamento?!!

    ResponderEliminar
  11. Atão H!!! falta de ideias??? ou mera sondagem??O que gostaria de ver no Pax-Júlia???Uma programação diversificada, que vá ao encontro da qualidade da sala e dos seus frequentadores. Já uma vez aqui me chamaram bronco por questionar o que é a cultura.Se esse parente ainda por cá andar, desta vez pode ser com B grande???
    PS:H, aínda não há orçamento, mas já deveria haver.Foi por isso que as eleições autárquicas, deixaram de ser na habitual data(fins NOV. pricipios de DEZ)e passaram para o mês de Outubro, para dar tempo aos eleitos para preparar o seu próprio Plano de Investimentos e Orçamento. Esta situação não é única, mas será que estes eleitos estavam preparados para formar executivo???
    PS1:resposta à pergunta e ao comment sem atacar nem ofender ningém.

    ResponderEliminar
  12. Gostava de ver aquele espaço aproveitado.
    Os espaços culturais não podem ser apenas meros palcos para espectáculos. Um teatro MUNICIPAL tem de apelar à população, logo tem de ter espectáculos diversificados, sendo eles de cinema, ou teatro, ou mesmo musicais. Tem de existir divulgação. E é necessário que o espaço também esteja aberto mais do que 2 horas por noite. Tem de ser um espaço em movimento, tem de atrair a população mais jovem com workshops, e até com o cinema mais comercial, uma vez que um espaço daqueles que não dê lucro não se tornará viável durante muito tempo.
    Deveria ter um bar em condições, que funcionasse durante o dia, também.
    A câmara deverá respeitar os protocolos existentes com as várias associações e até com as IPSS para aproveitar o espaço.
    Façam do Pax-Julia um irmão da biblioteca, e da Casa do Lago.
    E mais ideias não dou… Desculpa se me exalto quando falo do assunto, mas é a minha veia de animador sócio-cultural que me sobe à cabeça.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo09:41

    Nós por cá...

    Como há "anónimos" com dúvidas, aqui vai uma explicação, como se tivessem 5 anos...
    Dois estudantes (COM MÉRITO SEMELHANTE) pretendem uma bolsa/subsídio do Estado para continuarem os seus estudos.
    O estudante A candidata-se a uma bolsa/subsídio do Ministério da Educação e recebe uma bolsa de 100 mil euros.
    E o estudante A volta a candidatar-se a uma bolsa/subsídio da Câmara Municipal de Beja, juntamente com o estudante B, que se candidata à mesma bolsa/subsídio da Câmara e que não recebeu bolsa do Ministério da Educação.
    Acontece que a C M Beja só tem 60mil euros para atribuir de bolsa/subsídios.
    O que faz a Câmara Municipal?
    Divide em partes iguais o montante disponível pelos dois estudantes candidatos? E permite que o Estudante A acumule 130mil euros de subsídios, e o Estudante B fique apenas com 30mil, exigindo as MESMAS CONTRAPARTIDAS AOS DOIS? Ou concede o subsídio de 60 mil euros ao Estudante B, visto que não tem capacidade de igualar o montante subsidiado pelo Ministério, e exige-lhe BEM MAIS do que o Ministério exige do estudante A?

    Nós por cá...

    ResponderEliminar
  14. @nós por cá - quando houver orçamento aprovado, vou tomar uma posição!

    ResponderEliminar
  15. @ito - Bem sei que a prática em Portugal é que um Orçamento é uma coisa feita em cima do joelho para se mudar a meio! É raro o ano que os Governos não o mudam a meio!
    Ou que se cumprem. Mesmo aqui pelo burgo há serviços que gastaram 3 vezes mais que o orçamentado!
    Mas, se me perguntaram, gosto de orçamentos a sério! E para fazer um bom orçamento, era preciso primeiro perceber como estão as contas! O que, como sabe melhor que eu, é um raio de um mistério!

    Sobre a razão do post, esclareço: era interessante que os utentes do PJ pudessem opinar sobre o que querem ver! Não acha?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:10

    Onde é que se pedem essas bolsas sr. homónimo anónimo?! É que minha bolsa da DGE é de menos de 2500euros ano e só de propinas pago + de 1000. 100000 ou 30000 davam-me um jeitão!!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:13

    Gostava de ver no Pax Julia o Criss Angel ou o Luis de Matos fazerem uma magia do género: fazer aparecer o guito que desapareceu sem ser cabimentado em lado nenhum!!!
    Mas isso nem eles devem conseguir, que eles fazem ilusões e o dinheiro deve ter desaparecido a sério:)

    ResponderEliminar
  18. Gostava de ver as portas abertas mais vezes. Gostava de poder beber um café ou um chá com torradas na cafetaria que tem umas boas janelas, mas não tem aquecimento e o café é medonho. Gostava de ver as bandas de Beja a tocarem, gostava de ver as estruturas artísticas com espaço para trabalhar e apresentar os espectáculos, gostava de ver exposições de artistas plásticos bejenses, gostava de ver iniciativas para as escolas (1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico, ensino secundário e superior). gostava que os bons espectáculos não o fossem só porque têm a sofia alves. gostava que fosse um verdadeiro espaço de cultura verdadeiramente aberto à cidade. um espaço que valorizasse, estimasse e apoiasse os artistas de Beja e os que para cá vieram. Gostava que desse razões aos artistas de cá e aos que para cá vieram para não se irem embora.



    fugi um bocadinho à pergunta, não foi?!
    ah e não tenho nada contra a sofia alves... tirando o facto de ser loira... também não tenho nada contra as loiras, mas enfim... aborrecem-me!

    ResponderEliminar
  19. moi - claro que não fugiste!

    ResponderEliminar
  20. Pedro21:03

    Ana Moura, fadista, com a sua tourné "Leva-me aos fados".

    ResponderEliminar
  21. Pedro - também adorava! E a Mariza!

    ResponderEliminar
  22. Pedro22:24

    Gosto mais de Ana Moura. Para além disso trazer a Ana Moura não é a mesma coisa que trazer a Mariza (€)...

    ResponderEliminar
  23. Anónimo22:40

    Lêndias de Encantar não recebem do Ministério da Cultura porque talvez não tinham nem contas em ordem nem obedeciam aos critérios que se exigem às Companhias de Teatro ditas profissionais. O Lêndias pelos vistos também se candidatou aos fundos do Ministério da Cultura mas pelos vistos foram REPROVADOS... se calhar era porque tinham tudo em ordem e eram bons demais, deve ser por isso e depois limparam o dinheirinho que antes era para duas companhias porque não eram nada amiguinhos do Sr. Francisco Santos e Companhia Limitada! Hihihi, Isto só visto! Veja lá Sr. Vereador era se eles entregavam os relatóriozinhos todos a horas para poderem receber as coisinhas dos anos seguintes, isso é que deviam ver... se calhar ainda têm é de devolver o que andaram a receber! E eu também gostava muito era de ver o grande Luís de Matos!

    ResponderEliminar
  24. Os comentários já estão a melhorar - os meus parabéns!

    Luis de Matos já lá esteve, a Mariza já esteve em Beja também (connosco) quando era quase desconhecida e a Ana Moura, se bem me lembro já cantou no teatro também!

    O que fazer com o teatro? Sem ovos não há omeletas...

    Neste momento, o Pax só "sobrevive" com o orçamento da CMB, o ministério da cultura só "dá" algo para iniciativas em conjunto com outros teatros (Palmela, Portalegre e Faro), por isso, e em tempos de crise, poucas alterações deverá haver por cá!

    Claro, podia-se fazer mais. O que a moi disse tem sentido! Mas, o que a minha já longa estadia em Beja me diz (mais longa do que a própria idade de muitos leitores do teu blog...) falta essa mesma iniciativa dos bejenses. Começa-se sempre com muita garra e força para depois ficar tudo em águas de bacalhau! Sei do que falo, trabalho activamente em duas associações. É muito complicado por cá fazer algo bem planeado, bem apoiado pelas gentes dessa associação e depois – a maior parte do trabalho fica para muito poucos até – esses muito poucos desistirem também!

    Oxalá que a mentalidade daqueles que são mais novos do que a minha estadia em Beja sejam diferentes. Oxalá que a juventude bejense se levante e que trabalhe para o bem comum. Não é que haja "cotas" como eu com iniciativa, mas são muito poucos...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo01:21

    Ai se fossem apurar quem durante estes anos todos comprou casas e carros com o dinheiro dos contribuintes supostamente para o teatro.... A última aquisição foi um Megane novo para ela e outro carrinho novo para o namorado/produtor.
    Volta Chico Santos! Estás perdoado!

    ResponderEliminar
  26. Vamos lá acertar uma coisa:

    LENDIAS NÃO LEVA ACENTO CIRCUNFLEXO!

    Origada!

    ResponderEliminar
  27. moi:

    ...e obrigada se escreve com um b loool

    ResponderEliminar
  28. zig - não sejas mau para a Mói que ela não merece! LOL

    ResponderEliminar
  29. Sim, sim... gozem com a irritação de uma pessoa! Obrigada, e agora com os b's todos no sítio!

    ResponderEliminar
  30. Moi- eu defendi-te! O zig é que foi mau para ti!
    Beijos

    ResponderEliminar
  31. @zig - Eu não quero ser má lingua! mas.. cheira-me a TPM!

    ResponderEliminar
  32. Zig: O H anda a ver muitas novelas, em português de Portugal é SPM!

    ResponderEliminar
  33. moi:

    Continuo sem perceber...;)

    Deve ser por eu ser "cota" (lol)

    ResponderEliminar
  34. Zig: Síndrome pré-menstrual. É uma forma simpática de desculpar o meu mau feitio! Simpática, mas ao mesmo tempo desagradável. É o H no seu melhor: cavalheiro com uma mão e parvo com a outra! eh eh (aproveito que ele está distraído)

    ResponderEliminar
  35. moi - se me pedisses em casamento, qual a mão que querias? a cavalheira? ou a parvita/marota?

    ResponderEliminar
  36. Anónimo00:02

    Amen-se sff !!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!