quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Se Portugal fosse mesmo um País...

Felizmente que temos a saudável mania de nos distrairmos com os penaltys não marcados ao Benfica, a cuscar as conversas privadas dos outros, entretidos em dar mais dinheiro ao Jardim, ou nessa questão realmente importante e fracturante na sociedade portuguesa, num tema que nos afasta e divide, que nos apaixona pela sua pertinência pertinente, ou seja, descobrir quem é que vai ganhar os Ídolos!

Porque se assim não fosse, se Portugal fosse um País a sério, a nação teria passado a semana passada a reflectir e, esta semana, o PM e o PR, acompanhados pela oposição responsável, teriam feito um discurso à Nação! Um discurso sério e honesto sobre a situação pantanosa da nossa economia e contas públicas e a aplicação imediata de um conjunto de medidas para combater a crise! Nomeadamente:

- suspensão imediata de obras faraónicas, feitas através de endividamento externo e pelo recurso a matérias primas importadas;

- redução em 10% dos salários dos titulares de cargos públicos, bem como dos gestores nomeados para todas as empresas publicas e municipais, incluindo obviamente as sociedades anónimas de capitais maioritariamente públicos;

- redução em 10% do número de assessores e consultores do Estado;

- reduzir em 25% os obscenos valores pagos em consultadoria, nomeadamente, a escritórios de advogados, de engenharia, arquitectura e afins;

- combate sério à evasão fiscal, que não pode continuar a confundir-se com perseguição a quem não paga atempadamente os seus impostos; se neste campo, algo de relevante se fez nos últimos anos, importa agora moralizar aqueles que sistematicamente não declaram valores ao Fisco, fugindo ao pagamento dos impostos;

- renegociação de todas as parcerias publico-privadas: desde há anos e anos que o Estado está obcecado em negociar com prejuízo próprio;

- revisão das regras fiscais aplicáveis à Banca, bem como da generalidade dos benefícios fiscais;

- redução excepcional e transitória, em 5% dos salários dos funcionários públicos com vencimento superior a 1000 Euros;

- redução excepcional e transitória, em 10% de todas as reformas superiores a 3000 Euros;

- suspensão parcial do subsídio de Natal!

Não tenho ilusões: adoptar estas medidas faria a ruína do Primeiro-ministro, que, no futuro, nem para a Associação de Condóminos seria eleito! Mas estas medidas ou outras muito semelhantes, são infelizmente necessárias e cruciais. E o adequado seria que fossem espontaneamente assumidas pelos Governantes Portugueses! E estes podiam fazê-lo: mas não era a mesma coisa! Tem muito mais charme ficar sentadinhos a assobiar para o lado, tranquilamente à espera que o FMI ou a UEuropeia coloquem ordem na nossa casa!

17 comentários:

  1. Duvido que seja por razões eleitorais que o PM não faça isso. Com o incessante ataque pessoal que o desgasta nem para a administração de condóminos ele se candidata. Teria sempre o Corta-Fitas por trás!
    Bem, mas as medidas não são ilusórias como parecem, são é muito difíceis. É justamente como a Farmeville, sempre a gastar dinheiro.
    Mas o que me trouxe aqui para comentar é o seguinte: Portugal é um país sério, as pessoas é que não o são!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:59

    Hewitt: Fale por si!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo02:45

    O dinheiro existe. O problema é a incompetência de quem o distribui.
    Para quê pagar a pessoas para tirarem cursos de equivalencia a 9º e 12º ano? Para dizer que somos um pais com uma elevada taxa de escolaridade, mas no fim ser tudo burro? Para isso paguem as propinas aos estudantes universitarios, que um dia irão ser alguem.
    Porque é que se distribuem subsidios de desemprego por ai sem mais nem menos. Ponham essa gente a trabalhar para que não se encostem a este "ordenado" sem fazer nenhum. Há muito chão para varrer por este pais, muitas escolas para limpar, muitos recintos municipais por arranjar. De certeza que muitos desistiam logo.

    ResponderEliminar
  4. E a cobrança de impostos devidos pelas grandes empresas?
    E controlar o despesismo dos titulares de orgãos públicos? Tirarem-lhes os cartões de crédito, e os carros (topo de gama), os telemóveis?
    Isto é um pais de corruptos, que se encontra a saque.
    O exemplo tem de vir de cima, começar por poupar onde realmente se gasta... e não nos funcionários públicos.
    Criou-se neste pais a ideia errada que o funcionário público é um alvo a abater, culpado de todos males. Temos de exigir deste governo transparência, mas verdadeira, e não a filtragem de informação, ou melhor contra-informação, existente. As agências de informação tornaram-se parceiras de um tipo de governação quase mafiosa. E este pais está a ser comandado por um grupo que nos dá apenas a falsa sensação de liberdade. Sim, porque em Portugal já não existe liberdade de expressão, e quem se atreve a falar contra quem manda leva com um estigma de louco, ou mentiroso.
    Salários congelados até 2013, mas os impostos e os preços a aumentar.
    O PM é arrogante, aldrabão, e capaz de dizer que Deus, não é Deus.
    SÓCRATES NÃO GOSTAMOS DE TI.

    ResponderEliminar
  5. Hewitt - dissemos o mesmo! Abraço

    ResponderEliminar
  6. Nucha - leste tudo?!

    ResponderEliminar
  7. Li, e não discordo, apenas deixei um desabafo emocionado. A primeira noticia ouvi hoje de manhã foi a do congelamento dos ordenados até 2013.
    Fiquei piursa, e descarguei aqui.

    ResponderEliminar
  8. @nucha - Obviamente que um congelamento cego por 3 anos é uma loucura!
    E infelizmente ninguém diz o óbvio: há FP que ganham muito mais do que merecem e outros.. mto menos!

    ResponderEliminar
  9. Esclareço - FP, significa Funcionário Publico, não Filho de...ninguem!!!

    ResponderEliminar
  10. Sim, certíssimo, não se justifica o ordenado do Presidente do Banco de Portugal, nem dos gestores da EDP, da GALP, etc..
    Não se justificam porque não são bons administradores. Os bons administradores fazem-se valer, estes, nem por isso. Não são escolhidos por competência, mas por confiança politica, ie, tacho.

    ResponderEliminar
  11. Nucha - No caso do BP, o ordenado dele dá-me vontade de ganir. No caso das Privadas, não tenho a mesma opinião! Porque o que alguns ainda não entenderam é que diminuir o vencimento destes gestores é aumentar os lucros do capital...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17:00

    Julgo que o seguinte que vou descrever é um mito urbano, mas pode não ser:
    Ouvi dizer :-) que há alguns tempos (anos, quiçá) a PT dispensou uma ou mais dezenas de gestores de topo (significando topo ganharem uma quantia pornográfica de dinheiro por mês).
    Ora para avaliar o impacto destas dispensas, pois a falta gestores de topo poderia ter, e naturalmente teria consequências no desempenho da empresa.
    O resultado: o impacto das dispensas foi muito próximo de ZERO - e descontando as indemnizações, o impacto foi a poupança desses salários.
    Mesmo sendo possível ser mito urbano, julgo que a verificar-se na realidade os resultados seriam semelhantes. Na PT e em muita empresa publica, municipal, ou o que seja dessa natureza.

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - não acho que a questão seja serem de topo ou de base: a questão é de competência ou falta dela!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:40

    Amigo H, corte no vencimento dos Func. Públicos, penso que é pouco; porque é que não defende, antes, corte em 5% em todos os salários superiores a 1000 euros.
    Assim não seria mais equitativo...
    Já agora, também deveria ter-se referido ao despesismo nas câmaras municipais; até poderia sugerir o fim dos cartões utilizados pelos presidentes e vereadores, e outros que não se sabe...quem serão.

    ResponderEliminar
  15. Amigo Anónimo - não acho que o Estado tenha competência para obrigar os privados a reduzir ordenados! Pelo menos num Estado de Direito!
    Por outro lado, o que defendi OBVIAMENTE que se aplica às Câmaras Municipais: são Estado, certo?!
    Sobre os cartões, já foi explicado em público: corresponde a uma indicação da Inspecção Geral, para que estas despesas sejam mais transparentes! E como sabe, defendo a transparência, com a mesma determinação, que combato a demagogia!

    ResponderEliminar
  16. Hewitt- mas o país são as pessoas... ou não ? Acha que são as pedras, as estradas, as terras, que tomam as decisões ? Ou referia-se às pessoas que o dirigem... eleitas pelos povo (que anda de olhos vendados)? Que não se une enquanto força civil ? Que não tem consciência colectiva. Só assim se compreende que permita tudo e ainda se cale !

    ResponderEliminar
  17. Anónimo00:23

    Fiquei piursa, e descarguei aqui.

    descargar faz bem e DESCARREGAR faz ainda melhor ai ai santa ignorância

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!