Os portugueses enquanto cidadãos são um lindo balde repleto de trampa: somos ávidos na maledicência, perspicazes a criticar os outros mas, regra geral, umas pêgas para fazer algo de útil, para ter a coragem de lutar pelos nossos ideias! Sejamos francos: se não fossem os militares a estarem fartos da guerra, ainda isto era uma qualquer ditadura, provavelmente com as contas públicas bem mais arrumadas!
O tuga cospe no chão, jogo lixo para a rua, não recicla, lambe mal, ofende a telefonista mas é inapto para preencher um livro de reclamações, ama pedir cunhas por tudo e por nada, se encontra algo no chão guarda e não devolve, sente êxtase a criticar os outros mas aborrecesse-se a trabalhar!
Os portugueses "chingam" as lojas chineses mas correm para lá como pêgas no cio; trituram o Belmiro, mas no dia em que o Modelo reabre ao Domingo à tarde não houve um único cornudo que não tenha ido a correr ao modelo! Que mais não seja para poder criticar quem lá foi!
Mas este post é dedicada a um português diferente: um bejense nascido na Alemanha chamado Zig, pai deste blogue, filantropo, apaixonado pelos animais, que alimenta um espaço de divulgação da nossa cidade há seis anos. Sem nunca dizer mal de ninguém! Nem de mim, quando tantas e tantas vezes divergimos!
Há umas semanas o Zig queixava-se de que precisava de comprar qualquer coisa e não conseguiu! E alguém recomendou as lojas chinesas! Que o Zig não frequenta! E não é alguém que viva financeiramente desafogada. Mas porque sabe que estas lojas arruinaram a economia europeia! E porque sabe que não é a comprar e dizer mal dos chineses que a coisa se resolve. Porque o Zig é português. Mas nasceu na Alemanha. Um País que ainda tem economia!
Bom post. Parabéns tb ao Zig.
ResponderEliminarEu moro em Beja e nunca comprei nada numa loja chinesa, os motivos são os mesmos do Zig, quando digo isto todas as pessoas me gozam, neste momento não me sinto tão sózinha.
Também não vou ao Modelo no domingo à tarde.
Eu cá é mais putas e vinho verde.
ResponderEliminarH vai para o caralho
Que verdadeiro (até terceiro parágrafo)!
ResponderEliminarQue homenagem bonitinha (a partir do quarto)! :)
@anónimo 13.22 - Obrigado! Mas hoje estou com dores! Quiçá outro dia!
ResponderEliminarEu acho que as pessoas em Beja pensam pequenino, digo isto porque ainda não se aperceberam da gravidade da situação.
ResponderEliminarOs Chineses arruinaram por completo o comércio particularmente na nossa cidade, devido ao frágil e pouco competitivo tecido comercial aqui existente. Está mais do que provado que produtos vendidos nessas lojas não tem qualidade, mas o Zé-povinho não quer saber, compra porque é barato, contribuindo assim para o panorama actual.
Concorrência desleal é o que estes senhores praticam, esses produtos são feitos por pessoas sem direitos laborais, trabalham 15 horas por dia ou mais, não tem férias e ganham uma miséria, a título de exemplo vejam aqui um teste de colisão feito a um automóvel chinês.
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/testes-de-seguranca-zero-estrelas-para-carro-chines
Amigo H, obrigado pela referência!
ResponderEliminarA "coisa" por cá não está assim tão mau como o pintas, penso que vai melhorar aos poucos, temos é que ter fé :)
Caro H:
ResponderEliminarEu sou da sua opinião ... mas
ainda no outro dia escrevi um post em que referi que se não fosse uma "loja do chinês", eu teria de fazer quilómetros para comprar umas merdices num sábado à tarde.
http://abeiralethes.blogspot.com/2010/10/carpinteiro-no-domicilio.html
De facto, na vida que corre, não faz sentido que o comércio tradicional feche todo às 12:30h de sábado, e só os ditos chineses vejam oportunidades em horários desprotegidos.
Não tenho soluções.
Também como você já escrevi isto: http://abeiralethes.blogspot.com/2010/04/made-in-china.html
...
mas no outro dia fui lá! Tinha que ser!
Texto, que apesar de pequeno, é espelho dos porqugueses que habitam Portugal. Não dos portugueses que vivem lá fora.
ResponderEliminarO grande problema é falarmos dos outros, mas não somos capazes de olhar para o nosso umbigo. Enquanto assim for, assim estaremos, mal e porcamente.
Faltou ai mais uma coisa: a inveja, de quem tem sucesso. Hoje, ficou-se a saber que o Horta-Osorio vai ser Presidente do maior banco de Inglaterra, e vai ganhar 8 milhões de euros. De certeza, milhares de portugueses devem ter dito tudo e mais alguma coisa sobre o senhor, que vejam só, até é competente.
Não conhecendo a pessoa em causa ocorre-nos perguntar: "Sem nunca dizer mal de ninguém" desde quando?! http://omaualentejo.blogspot.com/
ResponderEliminarQuanto às "lojas chinesas" é uma falsa questão; compram-se por aí muitos produtos "de marca" em lojas "de marca" "made in china". E não, não foram os chineses que arruinaram o comércio local em Beja. O que seria de Beja sem as lojas chineses que, vendendo muita merda sem qualidade, também não são actualmente tão más como as querem pintar!
quase que valia - acha que criticar uma tolice arquitectónica é dizer mal?!!
ResponderEliminarPedro - Esta sim é uma notícia que nos enche de orgulho! O resultado da bolsa inglesa fala por si!
ResponderEliminarParabéns pelo texto, retrata exactamente os portugueses, só faltou dizer que além de sermos o povo culturalmente mais atrasado da Europa, também somos dos mais malandros. A malandrice não é só o facto de não gostarmos de trabalhar é também a organização que não temos para delinear tarefas, ou acham que a lei do desenrasca é de quem tem tudo controlado ? Nós nunca fomos um povo de trabalho, sempre andámos à "mama" dos outros, antes e depois dos descobrimentos.A última mama têm sido os subsídios....e quando acabarem...espero que algum cérebro "desenterre" outra vaca.
ResponderEliminarNós temos uma coisa que vendemos mais que os Chineses. Chama-se divida publica. Ao que parece, os chineses andam a comprá-la à grande nos mercados secundários, por isso, não se preocupem muito com eles. Será apenas uma questão de tempo até os arrastar-mos para o buraco! lol
ResponderEliminarSenhores:
ResponderEliminarNão digam muito mal dos chineses, porque vão ser eles que vão "safar" o sr. Socrates, e o sr. Teixeira, comprando a divida portuguesa porque os outros investidores estão-se a c.... para Portugal.
Quanto aos comerciantes "Chinocas" em Beja, propoe-se o seguinte:
1 - A Associação Comercial e o Nerbe, devem abrir gabinetes próprios para os comerciantes, empresários asiáticos, com quotas reduzidas e disponibilizar-se para fazer gratuitamente os seus processos de instalação.
2 - A Câmara Municipal de Beja, vende o Mercado Municipal aos Chineses pelo valor simbólico de um €, afim de evitar a sua completa destruição.
3 - A Rua Capitão João Francisco de Sousa, passa a designar-se Rua da China.
4 - A Rua da Liberdade e Praça Miguel Fernandes passam a designar-se de Avenida de Pequim.
5 - A Rua Cinco de Outubro, muda o nome para Rua de Xangai.
É assim ...... e vamos entesando alegremente !
Vamos mudar a História desta Cidade e este Natal só fazer Compras no Comercio Tradicional.
ResponderEliminarSe houver €uros (?) Vamos nessa !
ResponderEliminarAi está uma boa iniciativa, que urge desde já, ser muito acarinhada, mas por todos !
É bom não esquecer que há muitos comerciantes na cidade de Beja que vislumbram um grão de areia nos olhos do vizinho e não sentem uma tranca nos seus: Para quem não entenda, passo a explicar:
Lamentam-se que as pessoas não compram nos seus estabelecimentos, mas quando eles são compradores, não compram aos seus colegas; preferem ir comprar fora (Algarve, Setúbal, Lisboa etc). Por conseguinte, há muitos que não têm qualquer razão para falar. "Combatem" em Beja as grandes superficies, mas depois é ve-los a aproveitar todas as promoções nas grandes superficies das outras cidades.
Honestidade e moral: PRECISAM-SE !
Quase que valia a pena pensar nisso:
ResponderEliminarObrigado por conhecer os meus blogues (grande parte parada há anos...não há tempo para tudo) mas só falou do "mau" e não falou do "bom"!
Zig - Por 24h foste um perigoso anti-comunista que andou anos a atacar o Dr. Francisco Santos! Bem feita, para não andares a receber elogios do h! ehehe
ResponderEliminar