Começo por sublinhar algo pertinente: esta receita não está iluminada com uma foto porque aqui a besta rectangular não tem inteligência para passar as fotos deste telefone para este computador, não obstante até serem da mesma marca! E é uma pena! Não apenas eu ser uma besta, mas, sobretudo, a minha incapacidade para colocar aqui a foto, porquanto, há poucas mulheres despidas mais apetitosas do que o tamboril à alentejana que partilho consigo esta noite!
A coisa começa pela escolha do tamboril! Nunca, mas nunca, mas mesmo nunca compre aquele congelado que vem em pacotes! Pessoalmente até sou apreciador de pacotes, mas aqueles de tamboril, são intragáveis! Comprei congelado, no Pingo Doce, com uma excelente relação preço-qualidade! (claro que, se puder usar fresco, o paladar agradece)!
O tamboril é fatiado, coisa para dedo e meio de espessura e deixe-o a descansar, até ficar descongelado! Depois envolva-o numa massa de pimentão! Se for habilidoso poderá fazê-la, mas, se não for tolo, compre daquela já feita, que não sendo fabulosa, dá para o gasto! Até porque, para si, chega perfeitamente! Pode juntar umas gotas de vinho, polvilhar com flor de sal, louro ou moreno se preferir!
Num tacho coloque azeite alentejano, umas gotas de piri-piri, quatro dentes de alho - eu disse dentes, não cabeças!!! - e, quando os alhos começarem a pular de contentamento, junte o tamboril envolto na massa e deixe fritar leve, levemente, como quem chama por si! Quando a coisa estiver a ficar bonita, junte amêijoas! Sim, amêijoas! No meu caso fui à comprativa e adquiri umas vietnamitas PRETAS - nunca compre as brancas, que aquilo é pior que pessoas ruins - congeladas, que servem perfeitamente!
Deixe-as abrir, com carinho!
Algures no tempo, coza umas batatas, em rodelas! Deite-as num prato e jogue o tamboril em cima, com um pouco de coentros picados e limão aos cubos! E depois deleite-se, com esta coisa absolutamente deliciosa!
Simplesmente adoro estas receitas do Chef H!!!!! Apenas uma pergunta: onde posso encontrar sal moreno ?
ResponderEliminarChef H!!!!!!!!!!!
ResponderEliminarTerá de aprender a seleccionar melhor o produto que compra, acredito que a prática não lhe aguçe o jeito.
Quanto à confecção, pessoalmente não me atrai, mas acredito que faça as delicias de quem aprecie. A minha relação com o pimentão não é a mais saudável (deve ser da cor), lol.
ehehehhehe
ResponderEliminarEu já vi que não tens jeitinho nenhum...
E tu a insistires com a culinária!!!
Nem vou tentar esta receita!!! Isto deve dar caganeira!
Boa sorte!!
pantera - se experimentar. vai arrepender-se destas palavras cruéis!!
ResponderEliminarehehhe
ResponderEliminarDr.Hugo, fale antes das leggins...
eu também as uso!! eheheh
Deixe lá a culinária para os chefes!
ehehehheh
"comprativa" é bonito.
ResponderEliminarobrigada pela sugestão H :)
Eu cá só vou comentar quando experimentar...é essencial tomar o gosto à coisa...que aparentemente parece ser boa !
ResponderEliminarposso levar o cozinheiro para casa para assim ele demonstrar como se faz a receita...é que eu nao gosto de cozinhar....
ResponderEliminarUm dia faço um livro de culinária!!1
ResponderEliminarConheço essa receita mas com cação e é optimo!!!
ResponderEliminarAR
Ahhhh,mnham,mnham...agora com foto e tudo! Só falta vir com entrega ao domicílio.
ResponderEliminarEntão o limão não era aos cubos!??
ResponderEliminarLembrei-me "ontro" dia que costumam trazer-me da "comprativa" uma massa de pimentão caseira bem boa.
@amora- são cubos diferentes! :D
ResponderEliminarPor acaso na comprativa numca comprei massa, mas, no mercado, há uns anos, havia fabulosas!
Vou tentar arranjar caseira e dou notícias!
Sim, há na coop, na secção do talho (a dita massa de pimentão).
ResponderEliminarTenho de investigar a coisa...
ResponderEliminar