quinta-feira, janeiro 11, 2007

Aviso à navegação: afinal pode ser crime e haver punição!

Segundo relata a jornalista Susana Invêncio no Público de hoje, "O Tribunal Judicial da Covilhã decidiu ontem, naquela que foi a quarta sessão do julgamento do 'caso Chicken Charles' - em que um designer gráfico é acusado de difamar o presidente da câmara municipal através de um blogue satírico na Internet -, avaliar a viabilidade de solicitar à empresa norte-americana Blogger informações sobre a autoria dos artigos publicados.
A decisão surgiu depois de ter sido ouvido um inspector da Polícia Judiciária, Paulo Matos, da Secção Central de Investigação de Criminalidade de Alta Tecnologia, que foi chamado a tribunal pela acusação para esclarecer dúvidas sobre questões técnicas relacionadas com a criação e manutenção de blogues. O inspector declarou que a investigação apurou que o endereço de correio electrónico que surge associado ao blogue em causa (www.covilhas.blogspot.com) foi criado a partir do IP do computador do arguido, David Duarte, de 29 anos, pelo que valeria a pena tentar conseguir dados através do Blogger, domínio da Internet onde o blogue está alojado. Para o inspector da Polícia Judiciária, faz todo o sentido que, neste tipo de casos, o criador da caixa de correio electrónica seja o autor do blogue.
O inspector da Polícia Judiciária, que depôs através de videoconferência a partir de Lisboa, disse que há situações em que empresas norte-americanas da área respondem a pedidos do género e desaconselhou a via diplomática neste caso, já que a resposta demorará no mínimo um ano. A melhor via será, segundo explicou Paulo Matos, o envio de uma carta rogatória à Blogger no âmbito de cooperação internacional, por intermédio da Polícia Judiciária, e, por sua vez, da Interpol, em contacto com o Departamento de Justiça dos EUA. O Tribunal Judicial da Covilhã pretende agora saber se é possível obter uma resposta da Blogger em menos de 30 dias e quais as vias disponíveis para o efeito. O pedido só avançará no caso de se concluir que pode haver uma resposta dentro daquele prazo.Apesar de considerar que nestes casos o criador da caixa de correio é o autor do blogue, Paulo Matos disse, quando questionado pela defesa, que há formas de um computador poder mascarar-se com um endereço IP ou MAC de terceiros quando navega na Internet. David Duarte tem, de resto, negado desde o início a autoria do blogue, dizendo-se alvo de um 'assalto' ao seu computador ou de um ataque informático. O arguido tem dito que tinha como hábito ter o computador sempre ligado e que era normalmente utilizado por dois primos seus e também amigos.
O julgamento acabou por ser suspenso até dia 7 de Fevereiro, devido à avaliação de viabilidade do pedido à Blogger, mas também por haver outras informações solicitadas a operadores nacionais que ainda não deram entrada no tribunal. Trata-se de esclarecimentos técnicos sobre endereços de IP registados nos acessos ao correio electrónico do blogue.
O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, diz-se ofendido com o blogue, que entende versar a sua vida pública e privada, de forma deturpada, e pede uma indemnização não inferior a 20 mil euros."

2 comentários:

  1. Anónimo12:33

    Por experiência pessoal sei que as autoridades americanas após contacto por rogatória recusam-se a fornecer esses elementos, considerando que pelas leis do seu país essa conduta não tipifica qualquer ilícito penal, caso restem dúvidas poderei transcrever respostas de rogatórias efectuadas em casos semelhantes. Relativamente à microsoft (hotmail/messenger)apenas fornece elementos caso estejamos perante ilícitos gravíssimos (pedofilia/burlas superiores a € 500.000,00)

    ResponderEliminar
  2. Far-me-à a justiça de reconhecer que não ignoro!
    Mas.. este é um percurso que está a começar; se tomar a atenção, hoje a discussão já se situa na dificuldade de prova, sendo que cada vez mais são aqueles que defendem a regulação, em contraste com a unanimidade inicial em que se defendia um espaço sem Direito.
    Passo a passo... lá chegaremos!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!