terça-feira, janeiro 16, 2007

IVI - Interrupção Voluntária da Inteligência

António Figueira, criticando Vasvo Pulido Valente por ter o hábito de escrever sobre o que não sabe, oferece-nos esta pérola sobre as razões para votar SIM a 11/02:
"Há tempos dizia que a despenalização do aborto era um problema do passado, porque hoje, com o progresso da técnica, só engravida quem quer: mas também nunca lhe ocorreu que às vezes há quem vá para a cama com os copos (perdoe-se-me a franqueza), quem se esqueça de tomar a pílula ou até, como aqui já foi lembrado, quem não tenha dinheiro para os preservativos (saberá V.P.V. que há pobres em Portugal?" (fonte).
Deixando de lado a questão de os preservativos serem gratuitos no Centro de Saúde e o pormenor de tomar a pilúla já com ele... alí ao lado, não me parecer a melhor estratégia ... Vou cingir-me ao realmente importante:
- Onde estão elas??? Tem locais de contacto ou números de telefone?

6 comentários:

  1. Anónimo16:18

    Preservativos gratuitos no Centro de Saúde? Onde? Em Portugal? Olha no meu, na maior parte dos dias nem médico há. Tempo médio de espera para uma consulta de rotina: 3 meses. Esta é a realidade, não sejamos líricos nem demagogicos.

    ResponderEliminar
  2. Maria,
    já assumi aqui e fora daqui, que irei votar sim! Mesmo com dúvidas...
    Apenas... acho que a melhor forma de "ganhar" não é com demagogia! Porque se em 98 o SIM perdeu, em mto se deveu a isso!
    Tanto quanto sei, é normal nos CS existirem preservativos gratuitos (ainda q de má qualidade!). Sobre a falta de médicos e falta de produtividade dos mesmos, é outro assunto... com o qual concordo!

    Se entende que os melhores argumentos do SIM são o preço dos preservativos e o facto de as mulheres bebedas se esquecerem da pilula.. eu respeito! Apenas não subscrevo!
    Queria uma campanha séria, com argumentos sérios; queria falar de planeamento familiar, de educação sexual, de estruturas sociais de apoio às mães! E tem sido esse o sentido de algumas das minhas posições!
    Acho abominável o Aborto ser crime, como acho abominável vir para a rua gritar SIM ao Aborto!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:06

    Também não sou a favor do aborto, sou a favor da despenalização e penso que essa é a questão que é colocada no referendo. Não acho que o preço dos preservativos seja argumento para o sim como a sua destribuição grátis seja argumento para o não. Mas não é normal nos SC existirem grátis. E essa era a minha questão. No entanto, penso nem os que são a favor do SIM e muito menos os que são a favor do NÃO têm tratado o assunto de forma séria.

    ResponderEliminar
  4. Maria,
    estamos de acordo!
    A informação que tinha era que nos CS existiam, eram mto maus mas gratuitos! Assim.. faço mea culpa, embora não mude uma linha no meu raciocínio! Os argumentos têm que ser outros, este não me parece sério!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:54

    carlos:Vivo na Noruega-Oslo,e pela razão do espetacular mundo moderno em que vivemos,posso acompanhar aqui,a cerca de 4000 km. de distância,o que se vai passando aì em baixo!(no meu amado Portugal )ser imigrante tem destas coisas,amamos o impensável !
    Sem,de maneira alguma querer fazer comparações,entre o que aì vai passando,e o que aqui já é .
    Sobre o tema ABORTO,tem sido um completo"aborto" o que vai saindo de opinião e posição dos Portugueses ao longo destas semanas,eles são pessoas tão elevadas,dos mais diversos ramos das forças do Sim e do Não,eles são pessoas anónimas com direitos pra se expressar,outros com os seus deveres de defesa milenar.Muita charada,e muita mentira pelo meio,e das grosseiras.
    Se aqui na Noruega se fizesse um apanhado das 100 maiores figuras Norueguesas da curta história deste país,com toda a certeza,uma dessas figuras seria,a Senhora que lutou nos inicio dos anos 70 pela,interrupção da gravidez às doze semanas .

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:14

    Carlos: Prevenção Familiar
    Sabia que na Noruega em todas as escolas,existe uma enfermeira com uma pós-graduação a trabalhar em regime permanente,e que um médico vai ás escolas todas as segundas quizenas.
    E que as meninas de todas as escolas podem obter gratuitamente a milagrosa pilula a partir dos treze anos de idade,(com obvio acompanhamento de info,e esclarecimento )
    Sabia que a Noruega nos ultimos dez anos se tem escusado na tentaçao de se candidatar à organização dos jogos Olimpicos de inverno,pela razão dos elevados encargos que tal evento traria ao país.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!