sexta-feira, janeiro 12, 2007

Debate do Aborto - Versão Rua da Ancha

Após a ver esta noticia no site da RVP, reservei a minha sexta à noite para assistir a um debate sobre a problemática do aborto, organizada pela Cooperativa Cultural Alentejana (entidade que não conhecia, mas fiquei curioso para conhecer).
Na minha estúpida ignorância ingénua, esperava assistir a um debater de ideias, em que parte do painel defenderia uma posição e a outra a posição divergente.
A mesa, era composta por cinco pessoas, todas defensoras do sim! Devia ter percebido isso, quando um cartaz, atrás da mesa, tinha como dizeres "sim à legalização do IGV"!
Mas... já que estava, decidi assistir ao comício. Afinal de contas, gosto de me sentir esclarecido, apesar de já ter assumido a minha decisão.
E... foi um espectáculo inesquecível: nem falo da contradição de argumentos, dos jogos de números, da falta de integridade intelectual de algumas posições!
Deixo apenas uma pérola... deliciosa: um dos camaradas, explicou a estratégia do CGTP Beja para conseguir contrariar a abstenção entre os idosos, pouco sensibilizados para esta problemática; por todo o conselho, nas próximas semanas, vão organizar sessões de esclarecimento sobre pensões, reformas e preço dos medicamentos, para garantir sala cheia: depois, fala-se da interrupção voluntária da gravidez!
Melhor... impossível!

17 comentários:

  1. Anónimo20:07

    Não pretendendo assumir uma posição aqui, posição essa que tenho, considero esclarecida e julgo séria, apenas posso deixar como comment que no momento em que li o flyer acerca da sessão em apreço, também eu pensei que fosse um debate entre ideias adversas.

    A medida que prossegui a leitura do mesmo, cheguei à conclusão de que mais não era que uma espécie de reunião de apoio ao "sim".

    sinceramente entristeceu-me pensar num "debate" em que se pretende (ou não) esclarecer quem assiste sobre as situações inerentes ao complexo tema da IVG e apenas se dá enfase aos argumentos favoráveis, evitando qualquer outro em contrário.

    todavia, e inclusive por razões do foro pessoal, prefiro não tecer mais comentários sobre esta acção propagandistica! Só espero que a próxima (a realizar quinta feira) seja mais frutuosa e esclarecedora!

    JH

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:39

    Meu Caro JH,
    não vi os panfletos, apenas a noticia no site da RVP. Em momento algum percebi que era um comicio do Sim.
    Já assumi que irei votar si (provavelmente tapando os olhos), mas não gosto de me sentir gozado e usado!
    Defendo o Direito de os movimentos terem as suas reuniões internas, mas chamem-lhe o que são...
    Na quinta será um debate!
    H

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:57

    Senhor h
    Você foi certamente ao engano, não custa admitir que tinha um debate para moderar e foi a este certamente para ver como era. Para quem se tem em grande conta como é certamente o seu caso, não fica bem fazer este papel de enganado, já agora "falta de integridade intelectual de algumas posições" pelo painel que diz ter estado presente pode dizer quem é que apresentou esta falta de integridade? já agora deixe-me dizer-lhe outra coisa na sua busca desesperada por protagonismo não lhe fica bem essa sua permanente revelação de anti-comunista primário, sabe nota-se muito, mesmo que queira disfarçar.
    L.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:03

    Eles andam aí!
    Deve ser pecado mortal ser-se anti-comunista, o que até não é o caso do H.
    Mas os camaradas lidam mal com o escrutínio das suas atitudes.
    Avante!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:01

    Caro H
    Concelho de Beja é com "c".
    Apenas uma gralha, não leve a mal.
    Já agora aconselho-o, também não leve a mal, a "filtrar" melhor as notícias da RVP, pois escondem muitas mensagens subliminares.
    Cumprimentos
    Rz

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:20

    Politicas á parte, o que parece ser difícil, estão as mulheres, cujos direitos se trata de defender, tanto pelo sim, respeitando também os do não, e era bom que as pessoas se esclarecessem para notar que nem tudo é tão só a politica e o futebol.
    JM

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:28

    Também quis ir lá, mas como li deste "comicio" no DA pensei duas vezes....

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:31

    Pois, era comício....

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:20

    Fosse ou não comício (era quase), quem foi foi, quem não foi fosse, é triste notar que hoje em dia ou se pertence a alguma "força" política ou não se é ninguém....pelo contrário, ser livre implica ser integro e poder chamar nomes a todos!!!! a politica actualmente não é mais do que um ping-pong onde todos os galos querem o puleiro e o povo que se lixe. Fala-se das mulheres e dos seus direitos ou não?? não
    é preciso por a politica nisto, normalmente onde a politica entra estraga tudo. Votem sim!!! nem todas podem ir a Espanha de BMW...

    ResponderEliminar
  10. @nónimo das 10.20,
    deixe-me continuar a acreditar que ser livre não implica criticar pessoas, mas debater ideias, elogiando quem entendemos merecer, criticando as ideias que sustentamos que merecem a crítica...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:49

    Sim, Sr. H, não posso tirar-lhe a razão, mas parece que só tem ideias que lhes associa uma cor politica, e se tentarmos sair deste "circulo de confrontações" constatamos que na maioria dos casos as ideias de alguns intervenientes estão pregadas aos ideiais partidários e não á sua consciência moral.
    JM

    ResponderEliminar
  12. Meu Caro JM, acredito que sim, concordo com o que diz, mas é exactamente contra isso que falo! Nada me move contra as ideologias políticas, sou critico do seguidismo pardidária e grande defensor da verdadeira liberdade de pensamento!
    Se se der ao trabalho de ler o que aqui fui escrevendo, já encontrou criticas e elogios a todos os partidos!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15:27

    Meu caro H, já vi que temos pano para mangas...mas deixe me só dizer que, por. ex., ao que parece até a cgtp tem contratos precários de trabalho e veem para os media defender o inverso. Em que patamar ético/moral estamos neste País?!?! O que falo dos partidos é que na sua grande maioria não passam de sofistas disfarçados,sempre e sempre a empurrar a bola p o outro lado. Estamos no País das desresponsabilizações.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo22:46

    ...o CGTP??
    ...o IVG???

    CGTP= Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (a CGTP)

    IVG= Interrupção Voluntária da Gravidez (a IVG)

    Enfim, a ignorância do anticomunismo cego...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo14:27

    @nónimo 10.46
    são pérolas assim, que nos fazem alterar as nossas convicções!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo10:55

    AINDA HÁ JUSTIÇA EM PORTUGAL :))
    OS DOS NÃO QUE PENSEM, E SEJAM HUMILDES UMA VEZ NA VIDA.

    ResponderEliminar
  17. @nónimo 10.55, não consigo, nem perceber o seu comment, nem a razão porque o colocou aqui!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!